La Bombonera

La Bombonera (oficialmente Estádio Alberto J. Armando) é o estádio do Club Atlético Boca Juniors, principal time da Argentina. Sua capacidade atual é para 54.000 pessoas e o campo segue as medidas mínimas permitidas pela FIFA (105m x 68m).

O nome oficial homenageia o ex-presidente Alberto Jacinto Armando. E seu apelido deve-se à sua forma retangular como a de uma caixa de bombons.

A principal razão para isso é o reduzido espaço que fora destinado à sua construção, iniciada em 1923.

A solução encontrada pelo arquiteto José Luiz Delpini foi a de criar três anéis de arquibancadas, de modo que quem assiste o jogo da terceira arquibancada tem de olhar para baixo se quiser assistir o jogo com clareza.

O estádio fica aberto para os jogos, mas quando eles não são realizados estão disponíveis visitadas guiadas ao estádio e ao Museo de la Pasión Boquense (Museu da Paixão Boquense), o primeiro do gênero na América Latina, que abriga uma coleção de objetos e uma produção audiovisual interativa que mostram a história do clube.

La Bombonera fica no emblemático bairro de La Boca, região Sul de Buenos Aires, onde também fica o famoso Caminito. Não deixe de apreciar também os murais pintados no lado de fora pelos artistas Pérez Celis e Rómulo Macció. E também a belíssima arte que fica no saguão de entrada, obra de Benito Quinquela Martín, nome importante no desenvolvimento e reconhecimento dessa região da capital da Argentina.