Bom Retiro

Bom Retiro é um distrito situado na região central do município de São Paulo. Trata-se de uma região essencialmente comercial, com áreas industriais e residenciais.

O distrito é atendido pelas linhas 1–Azul e 4–Amarela do Metrô de São Paulo, além das linhas 7–Rubi e 11–Rubi do Trem Metropolitano de São Paulo.

No século XIX era um bairro formado por chácaras e sítios que eram usados como retiros de fim de semana pela população abastada da cidade.

O Bom Retiro era considerado uma região importante no passado, quando as estações da São Paulo Railway e da Estrada de Ferro Sorocabana, junto à época com o único parque público da cidade, o Jardim da Luz, faziam parte de belos e elegantes pontos de chegada e partida de viajantes, notadamente abastados fazendeiros de café que tinham suas majestosas residências na capital.

Essa função de lazer começou a mudar quando da instalação de olarias na região sendo a mais importante a Olaria Manfred de 1860.

O Bom Retiro abrigou também o primeiro prédio no Brasil destinado à instalação de uma linha de montagem de automóveis, com a inauguração da fábrica da Ford do Brasil na Rua Solon em 1921.

Esse prédio, que ainda existe, foi a sede da filial brasileira da Ford até 1953, quando esta mudou-se para uma fábrica maior construida no bairro da Vila Prudente. Mais tarde, tornou-se um local de concentração industrial, quando viu, na década de 1960 essas indústrias pouco a pouco cederem seu espaço a um ativo comércio de roupas e moda, mesclado com pequenas indústrias de confecção e tecelagem.

À época, o bairro já era um polo que concentrava comerciantes judeus e sírio-libaneses, os quais mais tarde migrariam para outros bairros mais distantes do centro.

Possuidor de uma importante herança patrimonial e cultural da cidade, o Bom Retiro abriga a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Sacra de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa (dentro da Estação da Luz), a Estação Pinacoteca (no antigo DOPS) e o Centro de Estudos Musicais – Tom Jobim.

Próximo ao distrito, a Estação Júlio Prestes foi restaurada e atualmente abriga a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). O antigo solar que pertenceu ao Marquês de Três Rios, Joaquim Egídio de Sousa Aranha, em sua Chácara “Bom Retiro” e mais tarde, abrigando a Escola Politécnica da USP hoje abrigando a FATEC e a ETESP.

O Jardim da Luz é o mais antigo parque da cidade e é uma das poucas áreas verdes de sua região central. Atualmente o distrito possui muitos moradores de baixa renda, principalmente de moradias coletivas (cortiços). É o segundo reduto asiático da cidade, sendo conhecido como a “Liberdade” dos coreanos, que controlam dois terços do comércio e da indústria de roupas da região.

Os limites do distrito do Bom Retiro, são:

  • Norte: Rio Tietê e Ponte Governador Orestes Quércia.
  • Leste: Avenida Cruzeiro do Sul e Avenida do Estado.
  • Sul: Rua Mauá/Via férrea do Trem Metropolitano (Linhas 7 e 11).
  • Oeste: Via férrea do Trem Metropolitano (Linha 8), Viaduto Engenheiro Orlando Murgel, Avenida Rudge e Ponte da Casa Verde (início).

Os bairros vizinhos do Bom Retiro, são: Santana (Zona Norte), Pari (Zona Leste), Brás (Sudeste), Sé e República (Sul), Santa Cecília e Barra Funda (Oeste).