Crystal River: nadando com peixes-boi na Flórida

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Era cedo quando meu despertador tocou naquela manhã em Crystal River, na Flórida, nos Estados Unidos.

A cidade, conhecida como a Capital Mundial do Peixe-Boi’, é um dos únicos destinos no mundo onde é possível nadar com esses animais livres na natureza, de maneira legal. É uma dessas experiências únicas, que confesso nunca pensei que teria na vida.

O passeio para nadar com esses engraçados seres, que mais parecem de outro planeta, começa pontualmente às 6 da manhã e é a grande atração dessa região.

Mergulho com peixes-boi na Flórida
Foto: Discover Crystal River

No entanto, não é nem de longe a única atração da cidade. Crystal River e suas vizinhas Homasassa e Inverness oferecem atividades ao ar livre para todos os gostos e idades.

Conheça a belíssima Three Sisters Springs, uma das mais belas fontes cristalinas da Flórida, voe baixo pelo Golfo do México a bordo de um airboat, barco típico da Flórida e aventure-se por trilhas a pé ou de bicicleta.

Tudo isso a menos de 2 horas de viagem do aeroporto de Orlando. Dá para acreditar? Saia da caixinha e venha conhecer mais sobre esse tesouro escondido na Flórida.


Abra uma conta gratuita em dólar e economize muito!

Passei a economizar MUITO nas minhas viagens para o exterior desde que comecei a usar os novos cartões de débito vinculados a contas internacionais como Nomad e Wise.

Essas contas são gratuitas e além de oferecerem um cartão de débito Mastercard sem taxas ou anuidade, usam o câmbio do dólar comercial (bem mais vantajoso do que o dólar turismo, usado pelas casas de câmbio e bancos) e cobra apenas 1,1% de IOF (menos que os 5,38% do cartão de crédito brasileiro).

Abra já uma conta Nomad gratuita e ganhe até US$ 20 (R$ 100) de presente.


Leia também: Novas regras e requisitos para uma viagem para os EUA


Leia o post inteiro ou navegue por tópicos


Onde fica Crystal River

Crystal River é uma cidade do condado Citrus, na costa do Golfo da Flórida, noroeste do estado.

A cidade fica a 160km do Aeroporto Internacional de Orlando (menos de 2 horas de carro) e a 120km do Aeroporto Internacional de Tampa (1h30 de viagem).


Leia também: Tutorial completo de como usar um mapa do Google My Maps para organizar a sua viagem


» Como chegar

Na minha opinião, alugar um carro nos EUA e dirigir por conta própria é a melhor maneira de conhecer o país. Já fiz viagens de carro pela Califórnia, pelo oeste americano (Arizona, Utah e Nevada), pela Flórida, e nunca tive nenhum problema.

A viagem até Crystal River a partir de Orlando, dura menos de 2 horas. É só pegar a Florida’s Turnpike e depois a FL-44 W. A estrada é ótima e bem sinalizada. Mesmo que você não tenha prática em dirigir no exterior, vai tirar de letra.

Você pode aproveitar e incluir outros destinos da Flórida no seu roteiro de viagem, como The Palm Beaches, West Volusia, New Smyrna Beach ou St. Augustine, a cidade mais antiga dos Estados Unidos. Que tal?


Uma super dica para economizar é usar um comparador online para comparar preços de diferentes locadoras em uma única plataforma.

Nós sempre usamos o site da Rentcars, empresa brasileira que garante o melhor preço, as melhores condições, com pagamento em real, parcelado no cartão de crédito e sem iof.

FAÇA UMA COTAÇÃO GRÁTIS


Leia também: Como é alugar um carro nos Estados Unidos?


Melhor época para visitar Crystal River

A melhor época do ano para visitar Crystal River é de novembro a março. Meses com temperaturas mais amenas e menos probabilidade de chuva, como mostra o gráfico abaixo.

Melhor época para visitar Crystal River

» Qual é a melhor época para nadar com peixes-boi na Flórida?

Se a sua dúvida é qual é a melhor época do ano para nadar com peixes-boi em Crystal River, prefira visitar a cidade de dezembro a fevereiro.

Durante os meses de inverno, estes simpáticos mamíferos se refugiam nas águas quentinhas e com temperatura constante das fontes cristalinas de Crystal River e região e promovem a alegria dos visitantes, que podem vê-los de pertinho, às centenas.

Three Sister Springs: refúgio para peixes-boi na Flórida
Foto: Discover Crystal River

Entretanto, deve-se levar em consideração, que a presença dos peixes-boi acaba restringindo o acesso às fontes cristalinas (springs) e limitando as atividades aquáticas em toda a região.


Quer viajar sem preocupações?

Conte com assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas e imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.

SAIBA COMO


O que fazer em Crystal River

Como eu já te disse, nadar com peixes-boi não é a única atração dessa região, que tem vocação para o ecoturismo. Crystal River é cercada por nascentes e rios maravilhosos, ambiente perfeito para mergulhar e andar de caiaque ou stand up paddle.

Preparei uma lista com 7 dicas imperdíveis de o que fazer em Crystal River para aproveitar ao máximo esse paraíso natural na Flórida.

» Mergulhe com peixes-boi livres na natureza

O título de ‘Capital Mundial do Peixe-Boi’ não é fake news não. A cidade faz parte do complexo Crystal River/Kings Bay, o segundo maior grupo de fontes cristalinas da Flórida e o maior refúgio natural de inverno para peixes-boi na Costa Oeste da Flórida.

Durante o inverno, quando a água dos rios esfria, esses animais, super sensíveis à temperatura, abrigam-se nas águas calmas e ‘quentinhas’ das fontes cristalinas (springs). Por lá a temperatura permace 24 graus o ano inteiro.

Peixes-boi em Crystal River, Flórida
Foto: Discover Crystal River

Além de ser o refúgio natural perfeito para os peixes-boi, com temperatura agradável, abundância de comida e muitas companhias, Crystal River é o único lugar onde é permitido, por lei, nadar com peixes-boi livres na natureza.

Os passeios de barco são super regulamentados e antes de cair na água, a gente passa por um mini treinamento, com direito a explicação de todas as regras e recomendações para preservar ao máximo esses bichos incríveis.

Passeio de barco para nadar com peixes-boi
Grupo pronto para nadar com os peixes-boi em Crystal River

Fiz o passeio com a Plantation Adventure Center, empresa ligada ao Plantation on Crystal River, hotel onde me hospedei. A sede da empresa e ponto de encontro para o passeio fica ao lado do hotel, o que é muito prático, já que o passeio começa bem cedo.

É bom lembrar que esses passeios oferecem observação passiva dos animais. Ou seja, em nenhuma hipótese é permitido encostar neles ou alimentá-los. E o negócio é sério mesmo, sob risco de duras multas e até cadeia!

Além disso, durante todo o mergulho, somos orientados a não bater os braços e as pernas para não estressar os peixes-boi e fazer o possível para não bloquear sua movimentação.

Mergulho com peixes-boi em Crystal River
Mergulho com peixes-boi em Crystal River

No começo é meio difícil lidar com tudo ao mesmo tempo, debaixo d’água ainda, mas com o tempo você começa a se encantar por esses imensos animais, que são muito dóceis e curiosos.

A presença de um guia experiente também fez toda a diferença. Além de localizar rapidamente um filhote e sua mãe, o guia dava as instruções de como e onde deveríamos nos portar. Ajudou bastante!

Quanto custa o passeio?

O Manatee Snorkel Tour, da Plantation Adventure Center, dura aproximadamente 3 horas, custa 65 dólares e inclui todo o equipamento que você vai precisar: roupa de neoprene, máscara de snorkel e toalha. O tour também dá direito a chocolate quente e café depois do mergulho e vestiários com chuveiros quentes para a volta.

Além disso, se você preferir, pode escolher um passeio semi-privado, em um grupo de, no máximo, 6 pessoas. O preço sobe para 99 dólares.

Passeio de barco para nadar com peixes-boi em Crystal River
Passeio de barco para nadar com peixes-boi em Crystal River

Como o passeio é muito concorrido, recomendo reservar com antecedência para garantir a sua vaga. Você pode fazer isso através do site da Plantation Adventure Center ou escolher um dos tours do site da Get Your Guide, cuja vantagem é o cancelamento grátis em caso de algum imprevisto.

Você pode escolher entre o passeio de 3 horas básico, ou passeio com grupo pequeno, com uma hora a mais de duração.


Confira todos os passeios e atividades em Crystal River


» Conheça Three Sisters Springs

O segundo item dessa lista de o que fazer em Crystal River é conhecer uma das nascentes cristalinas mais lindas da Flórida, Three Sisters Springs. O nome vem das três nascentes que formam esse complexo azulzinho, que muita gente, vendo de fora, e pela proximidade da Disney, acha que é artificial.

Vista aérea das Three Sisters Springs, em Crystal River
Three Sisters Spring em Crystal River: vista aérea

Para conhecer e aproveitar a Three Sisters Springs na água, você pode chegar até lá de barco motorizado e seguir nadando (com snorkel), como fizemos, ou ir remando em um caiaque ou SUP. Essas atividades só são permitidas de 1 de abril a 14 de novembro. Fora da temporada de peixes-boi.

Caiaque nas Three Sisters Springs, em Crystal River
Caiaque nas Three Sisters Springs, em Crystal River

Tive o privilégio de mergulhar com snorkel na Three Sisters Springs depois de nadar com os peixes-boi, no mesmo passeio. Ver a água brotando da terra nas nascentes é uma coisa emocionante!

Mergulho nas Three Sisters Springs, em Crystal River
Mergulho nas Three Sisters Springs, em Crystal River

O acesso por água à Three Sisters Springs é aberto diariamente do nascer ao pôr do sol e não inclui o acesso à plataforma de madeira que cerca o complexo.

O acesso por terra fica aberto independente da presença ou não de peixes-boi, diariamente, das 8h30 às 15h30. O ingresso custa USD 12,5 no verão e USD 20 no inverno, quando é possível ver as centenas de peixes-boi coladinhos uns nos outros. Crianças de 6 a 15 anos pagam USD 7,5.

É bom reforçar que não dá para entrar na água a partir do calçadão.

Plataforma de madeira que cerca Three Sisters Springs
Plataforma de madeira que cerca as Three Sisters Springs

Outra vantagem do ingresso de um dia para Three Sisters Springs é que ele inclui o transporte até lá. Os bondes (ou vans) saem do Three Sisters Springs Center a cada meia hora, das 8:30 às 15:30, diariamente.

De volta para o Centro, você ainda pode fazer três paradas em Crystal River: Hunter Springs Park, South Citrus e Heritage Village.

Transporte para Three Sisters Springs, em Crystal River
Transporte para Three Sisters Springs, em Crystal River

Leia também: Mergulho em Palm Beaches, a minha primeira vez


» Embarque em um passeio de airboat no Golfo do México

Outra dica imperdível do que fazer em Crystal River e arredores é embarcar em um passeio de airboat pelo Golfo do México.

Passeio de airboat pelo Golfo do México, na Flórida
Passeio de airboat pelo Golfo do México, na Flórida

O passeio de airboat na Flórida é um clássico do estado, mas o passeio da River Safaris é diferente porque ele acontece no Golfo do México. O passeio acontece no fim da tarde e se você der sorte, pode ver golfinhos, tartarugas e até tubarões!

Quando o sol se pôs, tratamos logo de pegar uma carona até o Seagrass Waterfront para tomar uma cervejinha artesanal e jantar com vista para o canal de Homasassa.

Reserve seu passeio com antecedência pelo site da River Safaris ou através do site da Get Your Guide, com cancelamento grátis!



» Encante-se com as belezas do rio Withlacoochee 

Sou viciada em passeios de airboat na Flórida, confesso. Cada um é diferente do outro e tem sua particularidade. O passeio do Wild Bill’s Airboat Tours no rio Withlacoochee combina belos visuais dos pântanos da Flórida com manobras radicais e muita ação.

Tem pra todo gosto!

Passeio de airboat pelo rio Withlacoochee, na Flórida
Passeio de airboat pelo rio Withlacoochee, na Flórida

Leia também: 4 dicas incríveis de passeios de airboat na Flórida


» Passeie de bicicleta pela Withlacoochee State Trail

Da água para a terra firme, em duas rodas! Inverness, uma cidade vizinha de Crystal River, foi projetada para as bicicletas. Foi lá que comecei meu tour pela Withlacoochee State Trail, uma trilha com 75 km que cruza uma floresta, lagos e pequenas cidades em Citrus County.

Aluguei uma bicicleta na Inverness Bycicle & Fitness, na “Pine Avenue” e embarquei nesta aventura.

Withlacoochee Trail, em Inverness, perto de Crystal River
Foto: Discover Crystal River

Inverness fica a cerca de meia hora de Crystal River, é uma cidade super charmosa e cheia de verde. Dê uma volta pelo centrinho da cidade e aproveite para provar o menu delicioso do Oscar Penn’s Restaurant.


E não se esqueça do seguro viagem, hein?

Contratar um bom seguro viagem para os Estados Unidos é a sua garantia de assistência em caso de emergências ou acidentes durante a viagem. Uma visita ao pronto-socorro nos EUA pode facilmente ultrapassar os 5.000 dólares. Já pensou pagar isso do próprio bolso?

Use um comparador online para economizar muito e pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar. A gente sempre usa o site da Seguros Promo. Aproveite a oportunidade e ganhe até 10% de desconto.

QUERO DESCONTO


» Visite o Ellie Schiller Homosassa State Wildlife State Park

Aproveite sua viagem a Crystal River para conhecer esse parque estadual na cidade vizinha Homasassa, que costumava ser um zoológico. Aqui você poderá observar uma grande variedade de peixes de água doce e salgada no Observatório Subaquático, além de muitos peixes-boi durante o inverno, claro!

O grande barato é chegar até o parque de barco. O passeio já começa bem divertido!

Passeio de barco no Ellie Schiller Homosassa State Wildlife State Park
Passeio de barco no Ellie Schiller Homosassa State Wildlife State Park

O parque também abriga jacarés, lobos, veados, a famosa ‘American Eagle’, a águia americana e várias outras aves. Além de Lew, um hipopótamo idoso que vive ali. Cada animal que mora aqui tem uma história de vida única. Eles estão aqui pelo mesmo motivo: foram resgatados e são incapazes de sobreviver na natureza por conta própria.

Um ponto alto da visita foi aprender mais sobre os peixes-boi durante o ‘Manatee Education Program‘. Consegui ver de perto como eles conseguem ‘prender o ar’ debaixo d’água. Olha só que interessante!

Curiosidade sobre a respiração dos peixes-boi dentro e fora da água
Peixe-boi no Ellie Schiller Homosassa State Wildlife State Park

O ingresso do Ellie Schiller Homosassa State Wildlife State Park custa USD 13 para adultos e USD 6 para crianças de 6 a 12 anos. A entrada é gratuita para crianças menores de 5 anos.


» Mergulhe com snorkel para encontrar vieiras

Já pensou pegar as suas próprias vieiras no fundo do mar e comê-las no almoço?! De julho a setembro você pode aqui em Crystal River. Reserve uma excursão de barco com tudo de que você precisa!

Se o seu negócio é pescar, também não tem problema. Seja em água doce ou salgada, Crystal River tem de tudo! Mar profundo ou águas rasas. You name it! Aproveite.


Quantos dias ficar em Crystal River

Recomendo passar pelo menos duas noites em Crystal River para conhecer as atrações da cidade e da região.

Em um dia inteiro (dormindo o dia anterior na cidade), você consegue fazer o passeio para nadar com os peixes-boi, visita as Three Sisters Springs e pode aproveitar a tarde para conhecer o Ellie Schiller Homosassa State Wildlife State Park.

» Dá para fazer um bate-e-volta de Orlando?

Se você quiser fazer o passeio para nadar com os peixes-boi, não. Quer dizer, a saída do passeio de barco é às 6 da manhã. Se você sair às 4 horas da manhã de Orlando, talvez até consiga, mas não recomendo pelo cansaço da estrada.

O ideal é mesmo passar pelo menos uma noite na cidade.


No site da Get Your Guide existe uma opção de bate-e-volta (com duração de 9 horas) que inclui transporte a partir de vários hotéis em Orlando, passeio de airboat pelo rio Withlacoochee, passeio de barco + snorkel no Crystal River e visita ao Ellie Schiller Homosassa State Wildlife State Park. Fica a dica!


Onde ficar em Crystal River

A melhor opção de hospedagem em Crystal River, sem dúvida nenhuma, é o Plantation On Crystal River, um hotel estilo resort com quartos grandes, uma bela piscina e muitas atividades para a criançada de todas as idades.

Dica de onde ficar em Crystal River: Crystal River Plantation
Foto: Discover Crystal River

O hotel tem boa estrutura para viagens em família ou em grupo de amigos. Outra opção é o Best Western Crystal River Resort, mais perto do centro de Crystal River.

OFERTAS DE HOSPEDAGEM EM CRYSTAL RIVER

Também dá para alugar uma casa ou apartamento através do Airbnb e aproveitar Crystal River como um local!


Nunca usou o Airbnb?! Clique aqui para ganhar até R$130 na sua primeira viagem!


Onde comer em Crystal River

Caso você não saiba, a gastronomia é outro grande destaque de destinos menos conhecidos da Flórida, como Saint Augustine, por exemplo. Longe dos grandes centros turísticos, é possível ter contato com a mistura culinária que forma um dos estados mais plurais dos Estados Unidos.

Conheci ótimos restaurantes em Crystal River e arredores, com peixes e ingredientes super frescos em seus cardápios:

» Vintage on 5th | Restaurante localizado no centro histórico de Crystal River, em uma igreja reformada construída em 1940. Destaque para os pratos com peixes frescos e frutos do mar. ? 114 NE 5th Street – Crystal River

» Seagrass Waterfront | Restaurante com vista para o canal de Homosassa, com menu com boas cervejas artesanais e porções de peixes e frutos do mar frescos.?10386 W Halls River Rd – Homosassa

» Katch Twenty Two | Opção perfeita para um jantar em Crystal River. Pedi um risoto de lagostini e camarão delicioso!? 2924 W Gulf to Lake Highway – Lecanto

Risotto de lagostim e camarões no Katch Twenty Two
Risotto de lagostim e camarões no restaurante Katch Twenty Two

» Oscar Penn’s Restaurant | Restaurante delicioso, com belíssimos pratos e cerveja local gelada. Comi uma pasta com camarão espetacular. Destaque para as entradinhas deliciosas e para o café expresso!? 110 W Main Street – Inverness

» West 82 Bar & Grill | Restaurante do hotel Plantation On Crystal River. Prático para quem não quer enfrentar deslocamentos para comer.? 9301 West Fort Island Trail – Crystal River


Confira as localizações dos restaurantes e das atrações citadas neste post no mapa interativo abaixo


O que fazer em Crystal River | No Mapa


Leia também: Dica esperta para usar um mapa personalizado do Google offline


Leia mais dicas de viagem para a Flórida


Alessandra viajou a convite de Visit Florida e Discover Crystal River


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM