Para você que vai passar as férias de janeiro em São Paulo e quer dicas para curtir ao máximo a cidade nesse período do ano, preparamos uma seleção com 14 dicas grátis ou quase isso para você se divertir e aproveitar a cidade!

14 dicas para curtir as férias de janeiro em São Paulo

Tá pensando em viajar para São Paulo?! Aproveite essas promoções de passagem aérea para a cidade.

14 dicas para curtir as férias de janeiro em São Paulo

São Paulo é uma cidade que não para, mas durante o mês de janeiro, desacelera um pouco. Por conta das férias escolares, a ‘Pauliceia desvairada‘ fica mais tranquila e estar por aqui é uma ótima oportunidade para curtir a cidade e tudo o que ela oferece!

Preparamos uma lista com 14 dicas para você curtir as férias de janeiro em São Paulo com tranquilidade e sem gastar muito. Olha só que demais!

 1. Passear pelo Beco do Batman

Se você gosta de arte de rua esse é o seu lugar! Situado na Vila Madalena, um bairro super descolado, o Beco do Batman é uma ótima opção de passeio ao ar livre. O colorido dos graffitis incríveis, feitos por alguns dos artistas mais famosos do mundo fazer do Beco um dos nossos lugares preferidos na cidade.

Férias de janeiro em São Paulo

É um dos lugares perfeitos para curtir as férias de janeiro em São Paulo. Aproveite a visita para passear pela Vila Madalena, um dos bairros mais gostosos de São Paulo. Você vai encontrar muitas opções de restaurantes, bares e lojinhas super charmosas.

O Beco do Batman fica entre as Ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque, na Vila Madalena. Recomendo curtir uma manhã de sábado ou domingo lá.

2. Tomar um café no Mirante 9 de julho

O Mirante 9 de julho é um espaço multicultural que fica bem pertinho da Avenida Paulista, atrás do MASP e promove diversas atividades de cultura, lazer e gastronomia. Tudo isso com uma bela vista para a Avenida 9 de Julho!

Férias de janeiro em São Paulo

É certamente um lugar que você precisa conhecer. Recomendo tomar um café por lá e assistir a uma exibição de cinema ao ar livre. Confira a programação completa através do site oficial.

O Mirante 9 de Julho fica na Rua Carlos Comenale s/n e funciona de terça a domingo (e feriados) das 10h às 22h. A entrada é grátis!


Confira a nossa Agenda SP Janeiro 2018 com a melhor programação da cidade!


3. Conhecer o Mercado de Pinheiros

Eu adoro conhecer os mercados dos lugares que eu visito. Acho um programão! Se você também curte, recomendo conhecer o mercado mais charmoso de Sampa: o Mercado de Pinheiros, que foi revitalizado recentemente e desde então tornou-se point dos apreciadores da boa gastronomia.

Férias de janeiro em São Paulo, no Mercado de Pinheiros

É de encher os olhos passear pelos seus boxes repletos de frutas, grãos, verduras, queijos, tem de tudo inclusive produtos regionais, de todas as partes do Brasil. Mas o melhor de tudo é que tem bons lugares para comer, de pizza a ceviche passando pela comida nordestina, são muitas as delícias vendidas ali e com preços acessíveis.

O Mercado de Pinheiros fica na Rua Pedro Cristi, 89, em Pinheiros e funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h. A entrada é grátis!


Aproveite para matar a sede na Brewhouse da Goose Island ali pertinho!


4. Explorar o Bairro da Liberdade

Fazer um passeio pelo bairro oriental da cidade é mergulhar em culturas milenares e conhecer os sabores e as tradições dos povos japoneses, chineses e coreanos. Aproveite a ‘calmaria’ das férias de janeiro em São Paulo para explorar as ruas da Liberdade e seus vários restaurantes e lojas com produtos típicos.

Comece pela Praça da Liberdade, na estação Liberdade do metrô. Percorra a Rua dos Estudantes, Rua da Glória, Rua Galvão Bueno e arredores. É um programa essencial pra se fazer em Sampa.

No fim de semana, a feirinha na Praça da Liberdade é pedida certa! É um ótimo jeito de aproveitar as férias de janeiro em São Paulo, hein?

Férias de janeiro em São Paulo

5. Fazer a visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo

O belo prédio do Theatro Municipal de São Paulo chama a atenção daqueles que circulam pelo centro antigo da cidade.

Férias de janeiro em São Paulo

Adentrar aquele espaço de cultura e tantas histórias é algo que fica guardado na memória. Apesar de já ter tido a oportunidade de assistir a alguns espetáculos nesse verdadeiro templo revestido de ouro e veludo vermelho.

Férias de janeiro em São Paulo

Aproveite as férias de janeiro em São Paulo para fazer a visita guiada grátis ao Theatro Municipal, e se tiver a oportunidade de assistir a algum espetáculo, vá em frente!

O Theatro Municipal de São Paulo fica na Praça Ramos de Azevedo s/n.


Aproveite a visita ao Theatro Municipal para conferir outras dicas do nosso Roteiro pela República.


6. Relaxar no Parque Villa-Lobos

Férias de janeiro tem tudo a ver com passeios ao ar livre e no verão brasileiro ir para um parque e passar o dia inteiro curtindo é uma ótima pedida, não acha? O Parque Villa-Lobos fica no bairro Alto de Pinheiros e tem uma área de 732 mil m2, esse espaço todo conta com uma grande área verde, ciclovia, biblioteca, orquidário, parquinhos, anfiteatro, quadras de esportes, campos de futebol, aparelhos de ginástica, pista de cooper, entre outras coisas. Lá você pode, por exemplo, alugar uma bike, passear com seu pet ou fazer um piquenique. É uma delícia de lugar!

O Parque Villa-Lobos fica na Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, no Alto de Pinheiros e funciona diariamente das 5h30 às 19h (durante o horário de verão até às 20h). A entrada é grátis.

7. Ver uma exposição de fotografia no IMS Paulista

O Instituto Moreira Salles foi um dos presentes que a cidade de São Paulo ganhou em 2017, um belo presente e sem dúvidas um lugar que merece ser visitado. Sua programação repleta de exposições, filmes, oficinas, faz desse lugar um centro cultural super completo.

Férias de janeiro em São Paulo

Sem contar que o prédio é lindo e de quebra ainda tem o ótimo café e restaurante Balaio comandado pelo chef Rodrigo Oliveira.

O Instituto Moreira Salles fica na Av. Paulista, 2424 e funciona de terça a domingo (e feriados), das 10h às 20h e quintas, das 10h às 22h. A entrada é grátis.


O IMS estará fechado para ajustes técnicos até o dia 15.1.2018, nesse período o Restaurante Balaio funcionará normalmente.


8. Conhecer a Japan House

Outro lugar que foi inaugurado em 2017 e que já caiu no gosto do público foi a Japan House, um centro de divulgação da cultura japonesa na cidade.

Férias de janeiro em São Paulo

São Paulo foi uma das 3 cidades do mundo escolhidas para abrigar uma Japan House, as outras cidades são Londres e Los Angeles. A arquitetura do prédio que fica no começo da Avenida Paulista chama a atenção de quem passa por ali. E entrando na Japan House o público se surpreende, o lugar é lindo e tem sempre ótimas exposições e ainda conta com uma biblioteca, uma lojinha que vende artesanato tradicional e produtos importados do Japão, um Café com diversas gostosuras e o restaurante de comida japonesa do renomado chef Jun Sakamoto.

A Japan House fica na Avenida Paulista, 52 e funciona de terça a sábado, das 10 às 22h e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é grátis.

9. Visitar o Museu Lasar Segall

Para os amantes de arte eu recomendo conhecer o Museu Lasar Segall, que fica na Vila Mariana. A casa que abriga o museu foi residência e ateliê de Lasar Segall, um artista super importante na história do Brasil, apesar de não ser brasileiro.

Férias de janeiro em São Paulo

O acervo do museu por si só já vale uma visita e a sua programação com exposições, oficinas de gravura, cinema, cursos, entre outras atividades, tem sempre boas opções. Além disso o museu tem um Café bem gostoso que fica no pátio da casa e que também serve almoço a um ótimo preço.

O Museu Lasar Segall fica na Rua Berta, 111, Vila Mariana e funciona de quarta a segunda, das 11h às 19h. A entrada é grátis.

10. Curtir o Sesc Pompeia

O Sesc Pompeia é um dos lugares que todo mundo merece visitar e se possível frequentar na cidade de São Paulo. O grande galpão, todo de cimento e com detalhes vermelhos, que antigamente abrigava uma fábrica de tambores foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi.

Devo dizer que já vale a visita só pela arquitetura, mas além disso ele é um incrível centro de lazer e cultura.

Férias de janeiro em São Paulo

A programação bastante variada oferece inúmeras atividades entre shows, espetáculos de circo e dança, teatro, oficinas, exposições e muitas outras atrações a preços acessíveis, quando não são gratuitas. Se você ainda não conhece o Sesc Pompeia aproveite as suas férias de janeiro em São Paulo, é uma super pedida.

O Sesc Pompeia fica na Rua Clélia, 93 e funciona de terça a sábado, das 9h às 22h e domingos e feriados, das 9h às 20h. A entrada é grátis.


Aproveite para experimentar as delícias da NOX Sanduíche Bar e matar a sede na Cervejaria Ideal.


11. Curtir o jardim do Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira fica num lindo e enorme casarão na Avenida Brigadeiro Faria Lima e tem como temáticas a arquitetura e o design.

Férias de janeiro em São Paulo

O MCB promove exposições temporárias além de mostras de longa duração e ainda conta com uma programação variada com atrações musicais, feiras gastronômicas, oficinas, lançamentos de livros, palestras e eventos especiais.

Se você vai passar as férias de janeiro em São Paulo pense na possibilidade de fazer um piquenique no enorme jardim do museu. É uma ótima oportunidade de passar um dia inteiro curtindo arte e natureza.

O MCB disponibiliza em seu site as regras para a realização de piqueniques no local.

Férias de janeiro em São Paulo

O Museu da Casa Brasileira fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 e funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. A entrada é grátis aos sábados, domingos e feriados. Nos outros dias o ingresso custa R$10 (inteira).


Leia também: Um museu por dia em São Paulo


12. Curtir o sábado na Praça Benedito Calixto

Reserve um sábado para passear pela feirinha da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros.

Todos os sábados, das 9h às 19h diversos expositores se concentram na praça e em suas barracas vendem antiguidades, artesanatos, roupas e etc. A feira ainda conta com uma praça de alimentação com muitas opções de comidinhas, bebidas e roda de chorinho que acontece das 14h30 às 18h30.

Certamente é um bom programa para um sábado, além da feira existem várias lojas e mercados descolados ao redor da praça e também boas opções de bares e restaurantes, como o tradicional Consulado Mineiro que serve comida mineira, uai! Meu conselho chegue cedo tanto para aproveitar a feira com calma quanto para almoçar sem ter que enfrentar fila mas se você gosta de um “fervo” a coisa costuma pegar fogo no final do dia.

13. Fazer a visita monitorada à Sala São Paulo

Sabia que São Paulo tem uma das 10 melhores salas de concerto do mundo?! Pois é, a Sala São Paulo, casa da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de Sâo Paulo), faz por merecer essa classificação. É um lugar lindo, arrojado e com uma qualidade acústica impressionante.

Férias de janeiro em São Paulo

Estar ali é um privilégio e não é daqueles privilégios para poucas pessoas não, visitar a Sala São Paulo e assistir a um espetáculo pode ser bastante acessível, sabia? Pois bem, a Sala São Paulo realiza concertos matinais gratuitos na maioria dos domingos e também oferece visita monitorada que vale muito a pena fazer.

A Sala São Paulo fica na Praça Júlio Prestes, 16 e você pode fazer uma visita monitorada que é super legal!

14. Visitar o Museu Catavento

Férias de janeiro em São Paulo e eis um programa que agrada tanto crianças como adultos: o Museu Catavento! O museu é tão incrível que não tem como não se animar com a possibilidade de passar o dia todinho curtindo suas diversas atrações.

Férias de janeiro em São Paulo

O Museu Catavento é dividido em 4 sessões: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Na parte Universo, por exemplo, os assuntos abordados são Astronomia, Terra, Biomas, Galáxias e etc.

O museu é super interativo e tem muitas engenhocas que deixam a criançada, e os adultos também, bastante empolgadas. Nada como aprender se divertindo! Veja mais informações no site do museu.

O Museu Catavento fica na Avenida Mercúrio s/n e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h (entrada até às 16h). Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e tem estacionamento no local!

Como ir e vir

Na onda dos aplicativos de mobilidade, a Cabify desponta como uma ótima alternativa ao Uber. Você já conhece?! Cadastre-se através desse link e ganhe créditos para usar!

Quer mais?!

Que tal fazer um passeio diferente e navegar pela Guarapiranga em uma lancha com direito a drinks e boas risadas?!

Férias de janeiro em São Paulo

Onde se hospedar em São Paulo

Se você vem aproveitar as férias de janeiro São Paulo, uma ótima área para se hospedar é a região da Avenida Paulista. Lá você vai encontrar opções de hospedagem com bons preços, como: Ibis São Paulo Paulista, Ibis Budget SP Paulista (na Consolação) e Ibis Budget SP Paraíso, lá na outra ponta da Paulista.

Se quiser de hospedar em uma região diferente? Recomendo os bairros de Pinheiros e Vila Madalena, dois bairros cheios de coisas divertidas pra fazer!

Leia também: Guia completo de onde ficar em SP por regiões

Semana Sampa | 7 Roteiros diferentes em SP

Passar as férias de janeiro em São Paulo também é a ‘desculpa’ perfeita para se inspirar no nosso projeto Semana Sampa e conhecer uma região diferente da cidade a cada dia da semana!

Olha só os roteiros que já publicamos:

Gostou das dicas para as férias de janeiro em São Paulo?

Se você tem alguma dica para as férias de janeiro em São Paulo deixe aqui nos comentários, quem sabe junt@s não aumentamos ainda mais essa lista!

Leia mais sobre São Paulo

Onde comer em São Paulo

Cerveja em São Paulo

Onde se hospedar em São Paulo


Siga o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais:

FACEBOOK, INSTAGRAM e TWITTER


Compartilhar
Sofia Conchester
Publicitária e produtora cultural. Escreve, pesquisa e produz. É ela que comanda as redes sociais do Tô Pensando em Viajar e se tem foto de comida, pode apostar que a fome é dela!

2 COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome