Uma boa maneira de conhecer o Chile é alugar um carro e dirigir por conta própria descubrindo paisagens e caminhos. De Santiago a Valparaíso, passando por Viña del Mar Patagônia e Atacama. O Chile é uma caixinha de surpresas e com certeza vai te surpreender!

Aluguel de carro no Chile: dicas importantes para viajar com segurança e economizar

Se você não vê a hora de embarcar em uma viagem de carro pelo Chile, mas está com receio de alugar um carro no exterior, não se preocupe, esse post tem tudo o que você precisa saber sobre aluguel de carro no Chile, além de dicas importantes para economizar muito! Vamos começar?

Leia o post inteiro ou navegue por tópicos


Encontre promoções de passagem aérea para o Chile


Vantagens e desvantagens de alugar um carro no Chile

Acho que a primeira pergunta que você deve estar se fazendo é: vale a pena alugar carro no Chile?

Aluguel de carro no Chile: dicas importantes para viajar com segurança e economizar
Foto: Parsing Eye via Unsplash

Depende. Acredito que se você chegou até aqui, você gosta de viajar de carro e está, no mínimo, pensando em alugar um carro no Chile. Acertei?! Eu amo viajar de carro. Acho que o carro alugado proporciona uma autonomia e independência que compensam qualquer possível estresse na direção. Mesmo em um país estrangeiro.

Algumas vantagens de alugar um carro no Chile, são: as tarifas são ótimas e você só precisa da sua CNH brasileira, não precisa ter a PID (Permissão Internacional para Dirigir).

Mas nem tudo são flores. Acho importante também levar em consideração o itinerário da viagem. Se você for ficar só em Santiago, dá pra se virar sem carro tranquilamente, mas se você quiser ir até o Valle Nevado, Valparaíso, Viña del Mar, ou quiser conhecer as vinícolas perto de Santiago, alugar um carro é a escolha certa para você. Principalmente se estiver viajando em grupo.

Lembre-se que grande parte dos hotéis em Santiago cobra estacionamento. A tarifa varia de 10 a 20 dólares.


Conheça os melhores hotéis de Santiago com estacionamento grátis.


Outro ponto para colocar na balança e decidir se vale a pena alugar carro no Chile é a época do ano que você vai viajar. Nem todo mundo está acostumado a dirigir com neve na pista, né?! E no Chile, esse é um probleminha que você pode encontrar viajando no inverno.

Aluguel de carro no Chile: dicas importantes para viajar com segurança e economizar
Foto: Benjamín Gremler / Unsplash

Pense bem em tudo isso para decidir se o aluguel de carro no Chile é o melhor para você e para a sua viagem. Caso esteja na dúvida, não se arrisque e contrate um tour ou transfer particular.


Como funciona o aluguel de carro no Chile

O processo de aluguel de carro no Chile é super fácil. Você pode fazer sua reserva online, usando um comparador de tarifas. Nós usamos e recomendamos a Rentcars, uma empresa brasileira, que oferece garantia de melhor preço, atendimento em português e a grande vantagem de fazer o pagamento em real, sem iof, dividido no cartão de crédito.

Depois da reserva feita, você receberá a confirmação da reserva por e.mail e deverá apresentá-la, junto com seus documentos, no guichê ou loja da locadora que você escolheu. A partir daí, é só seguir as instruções do pessoal da locadora.

Ahh, eles também vão te pedir um cartão de crédito válido, no nome do condutor principal, para bloquear uma garantia durante o período da locação do veículo.

Na devolução, esse valor será estornado, por isso é importante que além de desbloquear o seu cartão de crédito antes da viagem, ele tenha limite disponível. No site da Rentcars você pode se informar sobre esses valores.


Documentos necessários para alugar um carro Chile

Para alugar um carro no Chile, você deverá apresentar passaporte (ou outro documento de identidade) e sua carteira de habilitação brasileira válida com foto. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é aceita no país e permite ao viajante brasileiro alugar e dirigir carros de passeio.

A Permissão Internacional para Dirigir (PID) não é necessária, mas tem gente que sempre gosta de levar o documento, já que ele nada mais é que uma tradução da CNH brasileira em vários idiomas.

Confira mais informações no Portal Consular, do Ministério das Relações Exteriores.


Saiba mais sobre a Permissão Internacional para Dirigir (PID)


Quanto custa alugar um carro no Chile

Aluguel de carro no Chile pode custar mais barato do que você pensa. Como eu já te contei, as tarifas de aluguel de carro no Chile não são tão assustadoras assim, e dá até para sonhar.

Aluguel de carro no Chile: dicas importantes para viajar com segurança e economizar
Foto: Benjamín Gremler / Unsplash

Em uma cotação recente, o total de 7 diárias de aluguel de um Chevrolet Spark ou similar, retirando e devolvendo o carro no aeroporto de Santiago, foi R$604,16, cerca de R$86 por dia. Com quilometragem livre, proteção contra terceiros e proteção do veículo.

Faça uma cotação grátis para a sua viagem!


Dicas para economizar em aluguel de carro no Chile

A primeira dica para economizar muito em aluguel de carro no Chile é: faça a a sua reserva com antecedência. Resolva tudo antes de sair do Brasil e nunca deixe para alugar um carro direto no balcão do aeroporto! Nunca. Quanto antes você se programar, melhor.

Confira o calendário de feriados 2019 e comece já a planejar a sua viagem

A segunda dica, não menos importantes é usar um comparador online para pesquisar as melhores tarifas e condições para você. O site da Rentcars é super simples e fácil de usar. Vou mostrar como ele funciona.

Como usar o comparador online para encontrar o melhor preço de aluguel de carro no Chile

O primeiro passo é acessar o site da Rentcars, informar a data e hora que você pretende pegar e devolver o carro, e o local de retirada e entrega do veículo.

Aluguel de carro no Chile: dicas importantes para viajar com segurança e economizar

Rapidamente você vai ver uma lista de ofertas das melhores companhias de aluguel de carro no Chile. Você pode ordenar essas ofertas por preço ou locadoras recomendada, e pode também aplicar alguns filtros nessa busca, como:

  • Forma de pagamento (online em até 12 vezes sem juros e sem a cobrança dos 6% de IOF, ou no destino)
  • Ar condicionado
  • Direção hidráulica
  • Câmbio automático, entre outros.

Aluguel de carro no Chile: dicas importantes para viajar com segurança e economizar

Depois de selecionar a melhor opção de carro para a sua viagem, selecione também os opcionais, como cadeirinha de bebê e gps e complete a sua reserva.

A RentCars faz todo o trabalho por você e acha a melhor tarifa. O que acontece é que o site é um consolidador de preços, com forte parceria com as melhores locadoras de carro do mundo. Então a oferta da RentCars será sempre melhor igual à do site da própria locadora.

Se você precisar, poderá alterar ou cancelar a sua reserva sem custo até 24 horas antes do horário de retirada do carro.

Vale a pena fazer uma cotação grátis.


Quais são as melhores locadoras de carro no Chile?

Agora que você aprendeu a usar um comparador para economizar muito em aluguel de carro no Chile, eis que deve ter surgido a dúvida: qual será a melhor empresa para alugar um carro no Chile?

As empresas líderes do mercado de aluguel de carros mundial, são: Alamo, Avis, Budget, Dollar, Hertz, Sixt e Thrifty.

A maioria tem lojas nos aeroportos e principais cidades chilenas e também dispõe de ótimas plataformas de reserva online próprias.


Qual é o carro ideal para alugar no Chile?

A categoria ideal de carro para alugar é aquela que você precisa. Quantos passageiros irão embarcar nessa aventura?! Com quantas malas?!

O ideal é que você filtre as características já na lista de ofertas, dessa maneira vai ser bem mais fácil e rápido resolver.


É melhor retirar o carro no aeroporto?

Melhor eu não sei, mas vai ser sempre mais prático retirar o carro no aeroporto. Principalmente se o seu voo chegar fora do horário comercial. Além disso você economiza com o táxi ou aplicativo para chegar até o hotel.

Não se esqueça que a maioria dos hotéis em Santiago cobram tarifas de estacionamento que variam de 10 a 20 dólares. Para te ajudar, fiz uma seleção de hotéis em Santiago com estacionamento grátis. Fica a dica!


Leia também: Mall Sports – o shopping de esportes em Santiago, Chile


Seguro de aluguel de carro no Chile

Aluguel de carro no Chile: dicas importantes para viajar com segurança e economizar

Outro assunto importante, que é meio nebuloso para muitos, é o seguro do carro alugado. Quando você aluga qualquer carro pelo site da Rentcars, esse seguro básico já está incluso.

Só para você entender, os seguros básicos, são  CDW/LDW e ALI, ou EP (Proteção Estendida).

Saiba mais sobre cada um deles a seguir:

» CDW/LDW (Collision Damage Waiver/Loss Damage Waiver – Isenção de Custos por colisão)

É o seguro de proteção por danos ao veículo em caso de roubo, furto, incêndio, perda total e danos por acidentes. Se algo acontecer com o carro alugado, você vai pagar apenas a franquia/coparticipação estabelecida no contrato de locação. Tá vendo a importância das letras pequenas? Esse seguro não cobre danos a terceiros.

» ALI ou EP (Proteção Extendida)

Este seguro cobre despesas de terceiros.


Vale a pena contratar seguro extra?

No balcão vão te oferecer um seguro adicional, que cobre qualquer dano ao veículo e te exime de qualquer participação. É chato? É, ainda mais porque a gente nunca sabe se precisa mesmo ou não pagar mais.

Eu sempre viajava sem contratar esse seguro, mas nas minhas últimas viagens tenho feito a conta e o seguro extra parece sempre valer a pena.

Se você tiver qualquer problema com vidros quebrados, ou um amassadinho sequer, vai ter que pagar, além do conserto, as diárias que o carro ficou parado. Será que compensa? Prefiro não arriscar e curtir essas paisagens alucinantes sem preocupação nenhuma!

Cada locadora tem uma política diferente em relação a isso, então é bom se informar.

Aluguel de carro no Chile: dicas importantes para viajar com segurança e economizar
Foto: José Carlos Cattel / Unsplash

Posso alugar um carro no Chile com o seguro do cartão de crédito?

Algumas operadoras de cartões de crédito oferecem o benefício de seguro de carro para os clientes que pagarem o aluguel do carro no exterior com o cartão.

O seguro de aluguel de carros Mastercard Platinum oferece cobertura para roubo, incêndio e danos causados por colisão, capotamento, vandalismo e causas relacionadas ao clima, como granizo, inundações, etc. O Visa Platinum Seguro Auto cobre danos por colisão, roubo, vandalismo e acidentes totais ou parciais.

Para usar esse benefício, você deve emitir um certificado de seguro de aluguel de automóvel pelo site do seu cartão de crédito e deve recusar o seguro CDW/LDW oferecido pela locadora de carro. Ou seja, você não consegue fazer isso pelo site da Rentcars.

Para alugar um carro no Chile com o seguro do cartão de crédito, você precisará alugar diretamente pelo site da locadora e recusar todos os seguros.


É importante ligar para a central de atendimento do seu cartão antes de viajar para verificar se você tem direito a este benefício.


Seguro de carro X Seguro viagem

É bom lembrar também que o seguro do carro só cobre roubo e danos no veículo. Por isso é muito importante sempre fazer um seguro viagem antes de viajar para o exterior.

O seguro viagem internacional cobre assistência médica, odontológica e outras emergências no exterior. Ele é uma garantia em caso de algum acidente ou emergência. E elas acontecem, acredite.

Meu amigo Rafa levou um tombo na primeira tentativa de dominar o snowboard no Valle Nevado, no Chile e fraturou uma vértebra. Ele teve que ser transferido para um hospital em Santiago de helicóptero e por pouco não teve que passar por uma cirurgia. Ainda bem que ele tinha seguro viagem e não teve que se preocupar com nada.Imagina essa conta!

Não dê bobeira e faça já uma cotação para encontrar a melhor opção de seguro para a sua viagem.

Usando um comparador online como a Seguros Promo você encontra o melhor preço e a melhor cobertura, com até 10% de desconto usando o código TOPENSANDO05 e pagando com boleto bancário.


Leia também: Seguro viagem para o Chile. É necessário? Qual é o melhor?


Dicas práticas para dirigir um carro alugado no Chile

» Regras de trânsito no Chile

Agora que você resolveu que vai mesmo alugar um carro no Chile, é sempre bom ficar atento às regras de trânsito. Não se preocupe, elas são bem parecidas com as regras brasileiras.

Assim como no Brasill, o uso de cinto de segurança é obrigatório. Você também deve usar farol baixo nas estradas e se beber, não dirija. Nem aqui, nem no Chile, nem na China, nem em lugar nenhum!

» As estradas do Chile

Planeje seu roteiro e saiba onde você está indo. As estradas, ruas e avenidas nos principais centros urbanos do país são boas, mas muito cuidado ao desbravar as paisagens mais inóspitas.

Se é aventura que você quer, recomendo uma road trip pela mítica Carretera Austral na Patagônia Norte do Chile, também chamada de Patagônia Aysén. A Carretera Austral é a Rota 66 do Chile e promete muita beleza e aventura para os aventureiros que decidem explorá-la.

Uma das principais atrações são as Capillas de Mármol. Já ouviu falar sobre elas?

Aluguel de carro no Chile: dicas importantes para viajar com segurança e economizar

» Pedágios no Chile

A maioria dos carros alugados no Chile possuem o sistema de cobrança automática de pedágio, o TAG. Quando você passa por um pedágio, o valor é automaticamente debitado em uma conta, que vai se acumulando em uma conta que será cobrada no seu cartão de créditp na devolução do veículo .

» Preciso de GPS?

O GPS é super importante em uma viagem de carro, mas é um item que tem cobrança extra, né?! Economize essa grana comprando um chip com acesso a internet para usar no Chile ou usando um mapa offline direto no seu celular.


Você sabe usar o Google My Maps para planejar viagens?


Gostou das dicas?

Sei que muitas pessoas têm dúvidas sobre aluguel de carro no Chile e no exterior, mas no final das contas acaba sendo mais simples do que a gente pensa. Deixe um comentário em caso de dúvidas e conta pra gente saber se você curtiu o post. Espero ter te ajudado a tirar do papel a sua tão sonhada road trip!

Leia mais dicas do Chile


Salve esta dica no Pinterest

Aluguel de carro no Chile: dicas importantes para viajar com segurança e economizar


Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome