Sabe quando um destino ‘fica martelando‘ na sua cabeça até você tomar coragem, comprar a passagem e se jogar? Foi assim comigo e o Pará, principalmente Belém, a capital do estado. Eu simplesmente não conseguia parar de pensar em viajar para o Pará.
Assim que encontrei uma promoção de passagem área para Belém, comecei logo a programar a nossa viagem de 7 dias.
Por que viajar para o Pará?
Eu adoro a região norte do Brasil. Tenho um caso de amor sério com o Acre e estava ansiosa para conhecer outro estado amazônico. As imagens fantásticas de Luiz Braga, um dos grandes nomes da fotografia paraense – brasileira, mundial, e intergalática -, me mostraram uma Belém deslumbrante. Fiquei sem ar durante a estonteante exposição ‘Retumbante Natureza Humanizada’, há alguns anos no Sesc Pinheiros, em São Paulo, e estou ansiosa pra ver toda essa beleza e densidade ao vivo.
Fiquei tão impressionada com as cores, formas, cenas, que não tive dúvidas: vou viajar para o Pará!

Vou viajar para o Pará, e agora?
A primeira coisa é comprar a passagem aérea para Belém, a capital do estado. Depois é hora de preparar o roteiro, alugar um carro e reservar as hospedagens.
Roteiro de 7 dias no Pará
Nosso Roteiro de 7 Dias no Pará, que serão divididos entre Belém e Ilha de Marajó, foi baseado no ótimo Roteiro ‘Conheça o Pará’, sugerido pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (SETUR), parceira do Tô Pensando em Viajar nessa viagem.
Os ótimos relatos dos blogs Matraqueando e Viaje na Viagem nos ajudaram a acertar os detalhes. Também me diverti muito com os relatos do Comi perninha de cachorro – pelo mundo e o Belém e Além, um tumblr com o passo a passo da viagem deles pra Belém. Vale a pena conferir!
Roteiro de 3 dias em Belém
Belém é uma cidade maravilhosa! Conhecemos muitos lugares incríveis durante nossos 3 dias em Belém e contamos tudo pra vocês!
- Mangal das Garças: passeio imperdível em Belém
- Passeio Orla ao Entardecer em Belém do Pará
- As curvas do Theatro da Paz, em Belém
- Jornada fotográfica no Círio de Nazaré, em Belém
- 10 dicas de onde comer bem em Belém do Pará
- Ôôôô Lá em Casa: dica de restaurante em Belém
- Chocolate do Combu: a incrível história de dona Nena
Escolhemos nos hospedar no Golden Tulip Belém pelo conforto e excelente localização, com fácil acesso aos pontos turísticos da cidade, ao aeroporto, ‘perto de tudo‘, o que vai facilitar muito nossa estadia na cidade. Além disso, me disseram que a vista do terraço do hotel é a vista mais bonita da cidade.
Leia também: Onde ficar em Belé: tudo o que você precisa saber
Conhecendo a Ilha do Marajó
Já na Ilha do Marajó, mais precisamente em Soure, quem nos recebeu foi a Paracauary Eco Pousada, com localização privilegiada em uma imensa área verde à margem do Rio Paracauary. O visual do ‘café da manhã’ me convenceu de que a Paracauary era a opção certa pra nós.
Leia também: Onde se hospedar na Ilha de Marajó – Soure ou Salvaterra?
Não perca o nosso Guia Completo da Ilha de Marajó, com tudo o que você precisa saber, e mais
Leia mais sobre Belém e sobre o Pará
- Roteiro de 7 dias no Pará: Belém + Ilha do Marajó
- Roteiro de 3 dias em Belém
- Onde ficar em Belém: tudo o que você precisa saber
- Guia completo da Ilha de Marajó: tudo o que você precisa saber
- Padrões paraenses, uma busca fotográfica
- Vídeo Inspiração: Pará
- Toda a emoção do Círio de Nazaré em Belém do Pará
- 10 dicas de onde comer bem em Belém do Pará
- Ôôôô Lá em Casa: dica de restaurante em Belém
- As curvas do Theatro da Paz, em Belém
- Jornada fotográfica no Círio de Nazaré, em Belém
- Passeio Orla ao Entardecer em Belém do Pará
- Mangal das Garças: passeio imperdível em Belém
- Chocolate do Combu: a incrível história de dona Nena
- Onde ficar na Ilha de Marajó: Soure ou Salvaterra?
O Hotel Golden Tulip Belém, a Paracauary Eco Pousada, e a Setur estão apoiando a viagem #tôpensandonopará, mas nossas opiniões são independentes e transparentes. A gente experimenta e conta tudo para você!
Gostou das dicas?
Quando você reserva hospedagem e aluguel de carro pelos links do Tô Pensando em Viajar ganhamos uma pequena comissão. Você ajuda o blog e não paga nada mais por isso!
Sorvetes da Cairu, tome todos, especialmente o Carimbo. Compre farinha, fina ou grossa, na feira da 25, além do verdadeiro acai. Vá ao restaurante Remanso do Peixe, que é o restaurante dos pais do Thiago Castanho, e o dele é o Remanso do Bosque, mais caro, mais sofisticado e com porções menores, mas é ótimo, tome tacaca, nas barraquinhas. Vá ao Mangal das Garças, Icoaraci, e, se der tempo vá à Mosqueiro, 80 Km de Belém, aos fds, as barraquinhas vendem excelentes tapioquinhas. Conheça a Estação das Docas, nossa tem muita coisa, ahh o Presídio São José, que hj abriga várias expressões das artes em Belém, se der sorte vá a um show do Nilson Chaves e do Vital Lima,. Bjus, enjoy
Leila, MUITO obrigada pelas dicas! AMEI Belém! Uma surpresa boa atrás da outra!! Me diz uma coisa, só tem gente boa em Belém?! Feliz Círio pra você!