Localizada entre Belém e Manaus, Santarém é uma das maiores e mais importantes cidades do oeste do Pará. Com cerca de 300 mil habitantes, é cercada por grandes rios (Amazonas e Tapajós) e pela mágica Floresta Amazônica.

Vale a pena separar pelo menos 1 dia para conhecer Santarém, mesmo que seu destino seja Alter do Chão e suas belas praias. Você não vai se arrepender!

As melhores dicas de o que fazer em Santarém, no Pará


Planeje-se: Calendário completo de feriados 2020


O que fazer em Santarém: 6 dicas imperdíveis

1. Visitar o Mercadão 2000

Você sabe, eu sei, todo mundo sabe. Para conhecer as entranhas de um lugar, nada melhor que visitar o mercado local. Em Santarém, esse lugar é o Mercadão 2000, uma síntese dos costumes e dia-a-dia dos Santarenos.

Dica do que fazer em Santarém: Mercadão 2000

Assim como o famoso Ver-o-Peso em Belém, o Mercadão 2000 é dividido por setores: frutas e verduras, farinhas, e peixes únicos, que você só encontra na região amazônica.

Com tanta coisa acontecendo ao seu redor, pode ficar difícil focar, né?!

Diferentes tipos de farinha no Mercadão 2000 em Santarém, Pará

Tente se concentrar nos produtos únicos dessa região, como: o jambu fresco, as diferentes farinhas, o feijão manteiguinha de Santarém – meu favorito -, a castanha do Brasil e os deliciosos molhos de pimenta com tucupi, caldo amarelado extraído da raiz da mandioca brava e e fermentado de 3 a 5 dias.

Molho de tucupi com pimenta, no Mercadão 2000, em Santarém


2. Ver o boto na Feira do Pescado

Quase em frente ao Mercadão 2000, você vai encontrar a Feira do Pescado. Um local excelente para conhecer os peixes tapajônicos, alguns deles exclusivos dessa região, e também para observar os botos, que volta e meia vêm até aqui para comer os peixes que sobram da venda.

Boto no Mercado do Peixe em Santarém, Pará

Eu sou fissurada pela figura e lenda do boto na Amazônia. Dizem que ele se transforma em um belo rapaz durante as noites de festas nas comunidades ribeirinhas. Com roupa branca e chapéu, ele se disfarça para seduzir e engravidar as mulheres desavisadas.

Esse mamífero fofíssimo e super inteligente, é também um elemento folclórico da Festa do Çairé, uma tradição em Alter do Chão.

A batalha entre os botos Tucuxi (Sotalia fluviatilis) e Boto-Cor-de-Rosa (Inia geoffrensis) ou Boto-Vermelho,durante o Festival dos Botos é o ápice dessa festa que acontece durante o mês de setembro em Alter do Chão.


Você já pensou em fazer seguro viagem nacional?

Além de assistência médica e odontológica, o seguro viagem nacional oferece outras coberturas importantes, como: reembolso de despesas por atrasos ou cancelamentos de voo, dano ou extravio de bagagem e até mesmo cancelamento de viagem.

Tudo isso por um investimento de menos de R$5 por dia de viagem!

Não perca tempo e faça já uma cotação no site da Seguros Promo com até até 10% de desconto!

QUERO DESCONTO


Leia também: Dicas infalíveis para comprar seguro viagem mais barato


3. Comprar artesanato de todas as regiões do Tapajós

Outra ótima dica do que fazer em Santarém é visitar o Centro de Artesanato Cristo Rei para comprar peças de artesanato de todas as regiões do Tapajós. Imperdível!

Artesanato indígena no Santo Cristo, em Santarém, Pará


Veja as localizações dessas dicas do que fazer em Santarém no mapa interativo no final do post


4. Ver o ‘Encontro das Águas’

Outra atração em Santarém é o encontro das águas do Rio Tapajós com as águas do Rio Amazonas.

Encontro das águas em Santarém, no Pará

O fenômeno é parecido com o que acontece em Manaus, mas aqui em Santarém você nem precisa pegar um barco para ver o local exato onde as águas barrentas do rio Amazonas encontram as águas límpidas e esverdeadas do Tapajós.

Dá pra ver o encontro da orla mesmo. Aproveite para passear por ali e observar o movimento de uma cidade que segue o ritmo desses grandes rios amazônicos.


5. Aproveitar as praias da região

É quase óbvio que uma das coisas imperdíveis para conhecer na região de Santarém são as praias fluviais do Rio Tapajós e Arapiuns.

» As praias de Alter do Chão

A Praia do Cajueiro e a Ilha do Amor, em Alter do Chão, a 38km do centro de Santarém são duas das mais famosas praias do Rio Tapajós.

Para chegar até lá, você pode seguir por terra (PA-457) ou navegando pelo Tapajós, que, convenhamos, é um dos rios mais impressionantes do mundo. A diferença é que de carro a viagem leva cerca de 40 minuto e de barco, 3 horas.

Ilha do Amor: praia em Alter do Chão, Pará

Não perca também, o pôr do sol na Ponta do Cururu, na margem direita do rio Tapajós. Inesquecível!

Pôr do sol da Ponta do Cururu, em Alter do Chão

É importante também lembrar que as praias de Alter do Chão são sazonais. O melhor período para pegar uma praia aqui é de agosto e dezembro, quando as águas do rio baixam.

» Outras praias perto de Santarém

  • Praia do Maracanã
  • Praia Ponta de Pedras
  • Praia de Carapanari
  • Praia do Pajuçara
  • Praia do Arariá

6. Comer muito bem!

Para completar essa lista do que fazer em Santarém, aproveite para comer muito bem na cidade e na região. Esbalde-se com a culinária tapajônica e seus sabores complexos, ingredientes únicos e muita personalidade.

Segue uma lista com os melhores restaurantes de Santarém:

  • Casa do Saulo, na Praia do Carapanari, a 20 km do centro de Santarém
  • Bistrô Nossa Casa, da chef Marcia Melo
  • Restaurante Piracaia

Maniçoba deliciosa no Restaurante Piracaia, em Santarém


Leia mais: As melhores dicas de onde comer em Alter do Chão e Santarém


Informações práticas para visitar Santarém

» Como chegar e se locomover em Santarém

Você pode voar para Santarém a partir de Belém ou Manaus (voos diretos de cerca de 1 hora) ou se aventurar em uma viagem de barco de 2 dias a partir de Manaus e 3 dias a partir de Belém. Anima?

Ao chegar em Santarém, uma boa dica é alugar um carro para se locomover mais facilmente e com mais independência.

Uma super dica para economizar é usar um comparador online para comparar preços de diferentes locadoras em uma única plataforma.

Nós sempre usamos o site da Rentcars, empresa brasileira que garante o melhor preço e parcelamento sem juros no cartão de crédito.

FAÇA UMA COTAÇÃO


Leia também: O site Rentcars é confiável? Vale a pena usar?


» Onde ficar em Santarém

Fiquei hospedada no Barrudada Tropical Hotel, um hotel antigo, construído na década de 70, com quartos simples, reformados, mas bem espaçosos. O hotel fica um pouco distante do centro de Santarém, ótimo para quem está com carro alugado.

Dica de onde ficar em Santarém: Hotel Barrudada

Outras boas opções de hospedagem em Santarém, são:

*(Nota no Booking.com)


Faça sua reserva com antecedência pelo Booking.com, o maior site de hospedagem do mundo e garanta o melhor preço em hospedagem em Santarém, com até 50% de desconto!


O que fazer em Santarém | No Mapa

Confira no mapa interativo abaixo, todas as dicas dessa lista do que fazer em Santarém, no Pará!


Leia também: Como usar um mapa personalizado do Google para organizar sua viagem


Leia mais dicas de viagem para o Pará


Alessandra viajou a convite do Governo do Estado do Pará e da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur-PA)


DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome