Nem só de água doce e areia branquinha vive o viajante em Alter do Chão, o ‘Caribe da Amazônia’. Essa bela região, parte do município de Santarém, no oeste do Pará, também reserva surpresas gastronômicas únicas para os gulosos de plantão.

Dicas de restaurantes em Alter do Chão e Santarém, no Pará

Cheia de personalidade e feita com ingredientes frescos únicos, a culinária tapajônica impressiona pela simplicidade e ao mesmo tempo complexidade de seus sabores.

Confira a seguir uma lista com os melhores restaurantes de Alter do Chão e Santarém e descubra o melhor – e mais gostoso – da culinária local!

O que comer em Alter do Chão e Santarém

A culinária paraense é uma das mais interessantes e criativas do país e tem particularidades e ingredientes típicos em cada uma de suas regiões.

Em Bragança, por exemplo, no nordeste do Pará, a amarelíssima e crocante farinha d’água é a rainha da mesa. Na Ilha do Marajó, o lugar de destaque vai para o queijo de búfala.

Em Alter do Chão e Santarém, à beira do imenso Tapajós, são os peixes amazônicos como pirarucu, tambaqui, surubim e filhote que ditam o tom das refeições, acompanhados pelos sabores do tucupi e do jambu, patrimônios gastronômicos do Pará.

Piracaia com peixe amazônico, em Alter do Chão, no Pará
Peixe assado na brasa de maneira tradicional

Outra iguaria típica que você tem que provar em Alter do Chão e Santarém é o aviú, um micro camarão de água doce, com menos de 10mm de comprimento.

Preparação com aviú, o camarão minúsculo em Santarém, no Pará
Prato com aviú, um pequeno camarão de água doce

A temporada de aviú vai de julho a setembro. Fora dessa época é comum encontrá-lo congelado.

Para completar o banquete, o rei do meu coração: feijão manteiguinha de Santarém, um pequeno feijão Caupi, da mesma família do feijão Fradinho. Gosto tanto desse feijãozinho que costumo dizer que ele é amor.

Salada de feijão manteiguinha de Santarém
Salada de feijão manteiguinha de Santarém

Onde comer em Alter do Chão: os melhores restaurantes

Agora que você já conhece alguns dos pratos típicos de Alter do Chão e Santarém, que tal conhecer os melhores restaurantes da região para descobrir todos os sabores do Tapajós?!

» Ty Comedoria e Bar

O Ty Comedoria e Bar é, provavelmente, o mais charmoso restaurante de Alter do Chão. O ambiente aberto e descolado, mais parece uma praia. Relaxe com o pé na areia e aproveite a ótima carta de drinks.

Ambiente externo do Ty Comedoria e Bar, em Alter do Chão
Ambiente ‘pé na areia’ no Ty Comedoria e Bar, em Alter do Chão

O cardápio do Ty também impressiona. Ingredientes locais são preparados com técnicas e inspiração moderna. Vale a pena investir na experiência completa! Peça entrada, prato principal e sobremesa e dê preferência aos ingredientes e peixes locais. Com certeza, você irá se surpreender!

Para começar, boas pedidas são os chips de macaxaiera com molho de tucupi apimentado e o ceviche de pirarucu fresco, com tucupi, laranja, coentro e cebola roxa.

Entradas do Ty Comedoria e Bar, em Alter do Chão
Chips de macaxaiera com molho de tucupi apimentado e o ceviche de pirarucu e manga

Como prato principal, eu pedi um filhote na crosta de castanha com mel de jandaíra e molho arubé, que estava sensacional!

Prato principal no Ty Comedoria e Bar em Alter do Chão
Filhote na crosta de castanha com mel de jandaíra e molho arubé no Ty Comedoria e Bar

Para adoçar ainda mais a vida, pode babar com esse pudim de cumaru (a baunilha da Amazônia) com nougatine de castanha e essa panna cotta de tapioca com ganache de açaí e crispes de gengibre.

Sobremesas no Ty Comedoria e Bar, em Alter do Chão
Sobremesas no Ty Comedoria e Bar, em Alter do Chão, Pará

Confira os horários de funcionamento atualizados


» Restaurante do BeloAlter Hotel

O Belo Alter Hotel fica a 1 km da vila e tem uma excelente localização à beira do belíssimo Lago Verde, uma das atrações de Alter do Chão.

O hotel é uma excelente opção de hospedagem em Alter do Chão e conta com piscina e restaurante.

Dica de onde comer em Alter do Chão: Restaurante do Hotel BeloAlter
BeloAlter, ótima opção de hospedagem em Alter do Chão

Confira as melhores ofertas de pousadas em Alter do Chão


» Quiosques à beira do rio

Tomar uma cervejinha e comer uma porção de peixe fresco à beira do imenso rio Tapajós até que não é uma má ideia, né?!

Ilha do Amor

O destino óbvio durante a temporada de praias em Alter do Chão é a Ilha do Amor, cartão postal da vila.

A dica é chegar cedo nos finais de semana, porque lota, viu?! Visite a Ilha do Amor em um dia de semana para menos competição na areia.

Quiosques na Ilha do Amor, em Alter do Chão, Pará
Quiosques na Ilha do Amor, em Alter do Chão, Pará

Praia do Cajueiro

A praia do Cajueiro também é uma ótima opção para quem quer descansar e curtir uma praia com o pé na água do rio Tapajós!

Bar na Praia do Cajueiro, em Alter do Chão
Quiosque na praia do Cajueiro, em Alter do Chão, Pará

Outras praias com quiosques

Procurando outras opções? A Praia do Pindobal e a Praia da Ponta de Pedras também contam com infraestrutura de barracas e quiosques à beira do rio.


Confira todas as localizações no mapa interativo no final do post


» Casa do Saulo

O restaurante Casa do Saulo é um dos melhores restaurantes perto de Alter do Chão e Santarém. O restaurante fica na Praia do Carapanari, a 20 km do centro de Santarém e 28km de Alter do Chão.

Apesar do acesso ser um pouco mais complicado, o lugar é um charme. O ambiente é aberto, super gostoso, com vários decks de madeira, piscina e até cenários para fotos e vídeos.

Dá para passar o dia todo aproveitando o sol e as delícias do cardápio.

Área externa do restaurante Casa do Saulo, em Santarém, Pará
Restaurante Casa do Saulo, na praia de Carapanari, em Santarém, Pará

O forte do restaurante são os peixes, mas confesso que o risoto Tapajós, com tucupi, camarão e jambu conquistou o meu coração.

Casa do Saulo, restaurante em Santarém, no Pará
Risoto tapajônico e ambiente super descontraído no restaurante Casa do Saulo

Tive o privilégio de conversar com o chef Saulo Jennings, dono do restaurante, durante o soft opening do Tapiri do Saulo, seu novo empreendimento em Alter do Chão.

Saulo me contou sobre a sua paixão pela gastronomia tapajônica e iniciativa de resgate do interesse de chefs de cozinha locais por estes ingredientes tão únicos. Vida longa!

Chef Saulo Jennings, em Alter do Chão, Pará
Saulo Jennings, dono do restaurante Casa do Saulo e Tapiri do Saulo

Alugar um carro é a maneira mais prática de se locomover entre Santarém e Alter do Chão.

Uma ótima dica para economizar é acessar o site da Rentcars para pesquisar preços de locadoras diferentes de uma vez só.

A Rentcars garante o melhor preço no aluguel de carro, parcelamento no cartão de crédito e alterações ou cancelamentos grátis até 1 dia antes do início da reserva.

FAÇA JÁ UMA COTAÇÃO GRÁTIS


» Outras dicas de restaurantes em Alter do Chão

Outras opções de restaurantes em Alter do Chão, são: Espaço Gastronômico Alter do Chão e Farol da Ilha, na orla da cidade; Arco-Íris da Amazônia, na praça central da cidade; Siriá, opção para viajantes vegetarianos e veganos e Tribal.


Onde comer em Santarém

Caso você escolha se hospedar em Santarém, não se preocupe! A cidade também oferece ótimos restaurantes que não vão decepcionar.

» Bistrô Nossa Casa

A começar pelo Nossa Casa, da chef Marcia Melo que recebe pessoalmente os clientes do restaurante. O cardápio é imenso, mas na minha opinião, os peixes locais são o destaque. Dica de restaurante em Santarém: Bistrô Nossa

Outra campeã por aqui é a farofa de piracuí com banana. Não tem erro!


» Restaurante Piracaia

Sem dúvida nenhhuma, o Restaurante Piracaia é um dos melhores restaurantes em Santarém. Ele funciona no esquema de buffet, que surpreende pela variedade e qualidade.

Restaurante Piracaia em Santarém, Pará

Por apenas R$38,90 você vai poder se esbaldar com os clássicos da gastronomia paraenses, como maniçoba, vatapá, pato no tucupi, farofa de piracui e muito mais!


Leia também: Onde comer em Belém: os melhores restaurantes


» Boto Sorveteria Artesanal

Para completar essa lista com as melhores dicas de onde comer em Alter do Chão e Santarém, guardei a opção mais fresca para o final: a Boto Sorveteria Artesanal e seus sorvetes únicos, produzidos com ingredientes locais da Amazônia.

Uma boa pedida para celebrar o Pará é o Treme Treme, feito com maracujá, pimenta, cupuaçu e jambu. Diferente, né?!

Sorvete Treme Treme, na Boto Sorveteria Artesanal
Sorvete Treme Treme, na Boto Sorveteria Artesanal em Santarém, Pará

Você já pensou em fazer seguro viagem nacional?

Além de assistência médica e odontológica em todo o Brasil, o seguro viagem nacional oferece outras coberturas importantes, como: reembolso de despesas por atrasos ou cancelamentos de voo, dano ou extravio de bagagem e até mesmo cancelamento de viagem.

Tudo isso por um investimento de menos de R$5 por dia de viagem!

Não perca tempo e faça já uma cotação no site da Seguros Promo, nosso comparador online preferido, e ganhe até 10% de desconto.

QUERO DESCONTO


Os melhores restaurantes em Alter do Chão e
Santarém | No Mapa

Confira as localizações dos melhores restaurantes de Alter do Chão e Santarém no mapa virtual abaixo.


Leia também: Tutorial passo-a-passo para usar o Google Maps para planejar o seu roteiro de viagem


Leia mais dicas do Pará


DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome