Os murais da rua Phung Hung em Hanoi, Vietnã

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Mergulhada no bairro antigo de Hanoi, capital do Vietnã, a tranquila rua Phung Hung nem de longe lembra o caos da capital do Vietnã, um dos grandes centros urbanos do país.

Aberta apenas para pedestres desde fevereiro de 2018, a rua foi revitalizada e as paredes dos arcos da linha férrea que passa por ali, ganharam vida nova com murais criados por diversos artistas, com o objetivo de relembrar o passado da cidade de Hanói.

Pessoas fotografando os murais da rua Phung Hung

Ainda fora do radar turistão da cidade, esse passeio vai te apresentar uma Hanoi verdadeira e sem maquiagem, além de render ótimas fotos!


Os murais da rua Phung Hung, em Hanói

Os murais da rua Phung Hung são resultado de uma ação colaborativa entre o Comitê do Povo de Hanói, Korea Foundation e Un Habitat, um programa das Nações Unidas com foco em desenvolvimento urbano, para celebrar os 25 anos de relações diplomáticas entre o Vietnã e a Coréia do Sul.

Pessoas fotografando os murais da rua Phung Hung

Esse importante projeto de arte urbana cobriu as paredes dos arcos da linha férrea com 17 murais feitos por artistas sul-coreanos e vietnamitas e produziu verdadeiras janelas para o passado, mostrando cenas da histórica Hanoi, uma senhorinha com mais de 1000 anos de idade.

Mulher posando em frente a mural na rua Phung Hung em Hanoi

Achei o projeto incrível, e o mais legal é que ele não é composto apenas por pinturas ou graffitis. Os artistas usaram outras mídias como fotografia, pinturas em 3D e esculturas para confundir nossos sentidos.

Em algumas instalações, como essa dos baldes, o limite de onde termina a pintura e onde começa a cidade fica confuso. E somos convidados a participar da obra. Super legal!

Mural na rua Phung Hung em Hanoi

Objetos ‘reais’ são usados como parte da cena, para criar essa ilusão e nos transportar de volta para o passado da cidade. As cenas reproduzidas nos murais ganham vida ao se misturar com o público que passa, tira uma foto, faz uma pose.

Mural na Rua Phung Hung em Hanoi

Para quem se interessar, há placas ao lado de cada obra com explicações detalhadas dos trabalhos, em vietnamita e inglês.


Leia também: Arte urbana e as cidades


Murais da rua Phung Hung: transformação!

A arte nessas proporções, nesse contexto público e carregada de tanta história, trouxe uma nova vocação para a rua Phung Hung. Esse espaço se transformou em um local único, que atrai muitos visitantes.

Como era feriado de ano novo, tinha muita gente na rua vestindo trajes de ano novo, prontos para fazer aquela foto.

Murais da rua Phung Hung em Hanoi


Leia também: Viagem e fotografia – Qual câmera comprar?


Os murais da rua Phung Hung: imagens afetivas da cidade

Ao percorrer todos os belos murais da rua Phung Hung, eu percebi que eles são retratos afetivos de uma cidade que tem um timing e uma respiração bem peculiar. Ao mesmo tempo que tudo parece caótico em Hanoí, você consegue ‘sentir a ordem’. Acho que tem a ver com como o tempo passa por aqui, sabe?

Acho que esses murais, no fundo, falam disso, das pequenas coisas cotidianas e simples que nos fazem ser quem somos. Porque afinal de contas, quem somos não é agora. Os murais despertam as memórias coletivas da cidade e transferem essas memórias às novas gerações, que conseguem vê-las. E ver é diferente de imaginar, né?

Mural na rua Phung Hung em Hanoi

As pinturas, esculturas e instalações também são escola para visitantes interessados em saber mais sobre a milenar cultura vietnamita, uma das mais interessantes do mundo.

Mural na rua Phung Hung em Hanoi

Pessoas fotografando os murais da rua Phung Hung


Murais de Phung Hung: programa turístico?

Bem, depois de tanta divagação, vamos às dicas práticas! Não vi muitos turistas por aqui. Talvez um indicativo de que essa área ainda está fora do radar dos gringos. Ou não.

Chegamos até a Rua Phung Hung andando, a partir do Lago Hoan Kiem e a caminhada foi super tranquila, bem divertida e fotogênica eu diria.

Mulher fotografando os murais da rua Phung Hung

Para quem quiser se aventurar mais ainda, dá para conjugar uma visita à famosa Train Street, que merece um post só dela!


Gostou da dica? Leia também


Salve essa dica no Pinterest

Os murais da Rua Phung Hung em Hanoi, Vietnã


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM