O seguro viagem para Cuba é obrigatório desde 1 de maio de 2010, segundo medida anunciada pelo governo cubano. Portanto, se você tá pensando em viajar para Cuba, além do visto, também obrigatório, você terá que apresentar uma apólice de seguro viagem válida pelo tempo da sua permanência no país, no momento da imigração.

Mas não se preocupe. Contratar seguro viagem para Cuba é mais fácil, rápido e barato do que você imagina. Vou te dar todas as dicas e de quebra te descolar um descontinho esperto. Bora começar?

Seguro viagem para Cuba


Leia também: Dicas práticas essenciais para uma viagem para Cuba


Seguro viagem para Cuba é obrigatório. Quais são as alternativas para os viajantes?

Para contratar um seguro viagem para Cuba, você tem 2 opções:

  • Contratar um seguro viagem em Cuba, da empresa estatal cubana ASISTUR, responsável também pela assistência ao turista no país.
  • Contratar um seguro viagem de uma empresa brasileira antes de embarcar para Cuba.

Qual será a melhor opção pra você? Aquela que vale mais a pena, menor investimento por maior cobertura?

» Seguro viagem em Cuba: ASISTUR

O seguro viagem para Cuba oferecido pela seguradora estatal cubana, a ASISTUR, tem uma cobertura de 25.000 dólares para despesas médicas e hospitalares e 7.000 dólares para repatriação e evacuação sanitária.

O custo desse seguro viagem é de 3 dólares por cada dia de viagem ou 5 dólares por dia para viajantes que pretenderem participar de competições esportivas ou atividades de risco, como montanhismo, mergulho, paraquedismo, etc. Viajantes com mais de 70 anos de idade também pagam 5 dólares ao dia.

Você pode contratar esse seguro viagem em Cuba, no balcão da ASISTUR no aeroporto de Havana ou online, através do formulário no site da empresa, que vou logo avisando, é meio ‘estranho’.

» Contratar seguro viagem para Cuba no Brasil, com uma empresa brasileira

Seguro viagem para Cuba

Durante a nossa viagem, escolhemos a segunda alternativa, que foi contratar um seguro viagem de uma empresa brasileira, com antecedência, antes de embarcar para Cuba.

Eu sempre contrato seguro viagem com antecedência, antes de embarcar. Sempre. Considero o seguro viagem algo essencial para viagens internacionais, mesmo quando visito destinos onde não é obrigatório, como os Estados Unidos, por exemplo.

Ele é uma garantia de assistência no caso de emergência ou acidente no exterior. Pra saúde e pro bolso também. Afinal de contas, nunca se sabe, né?!

Faça uma cotação do seguro viagem com a Seguros Promo e encontre a melhor opção pra você!


Leia também: Cerveja artesanal em Cuba? Tem sim senhor!


Como escolher o melhor seguro viagem para Cuba?

Para escolher o melhor seguro viagem para Cuba, o ideal é fazer essa pesquisa com antecedência e já sair do Brasil com uma apólice de seguro viagem garantida, com uma boa cobertura, com pelo menos 25.000 dólares de cobertura (equivalente ao seguro viagem cubano).

Como já adiantei, uso o site da Seguros Promo para comparar planos de seguradoras diferentes – todas habilitadas em Cuba, diga-se de passagem -, em uma única plataforma, rápida e super fácil de usar.

Seguro viagem para Cuba

No caso da viagem para Cuba, contratei um plano da Travel Ace, por cerca de R$11 por dia. Quase o mesmo valor do seguro viagem vendido pela ASISTUR, com quase o dobro de cobertura (40.000 dólares) e várias proteções extras.

Mais barato que um mojito na Bodegita del Medio em Havana. Vale muito a pena!

Uma dessas proteções extras é o seguro de bagagem extraviada ou atraso de bagagem, e o reembolso em caso de cancelamento de viagem devido a morte de parente de primeiro grau, ou internação do próprio segurado.

Depois de uma experiência recente, quando tivemos que cancelar uma viagem toda planejada e paga para o México por motivo de morte na família, aprendi a comprar seguro viagem logo depois das passagens e com essa proteção inclusa. Uma segurança a mais. Só quem já passou por isso sabe a dor de cabeça que dá.

Para fazer a cotação dos planos de seguro viagem para Cuba disponíveis, entre no site da Seguros Promo e  selecione o destino ‘América Central’, as datas de embarque e retorno, e siga as etapas do site. Não tem erro!

Se precisar de informações mais detalhadas, leia o post Como escolher o melhor seguro viagem internacional para você.

Curta a página do Tô pensando em viajar no Facebook

E se eu precisar usar o seguro viagem em Cuba? Como faço?

Em caso de emergência ou acidente – bate na madeira! -, ligue para os telefones disponíveis em sua apólice e siga as orientações da seguradora. Todas as seguradoras listadas no site da Seguros Promo têm atendimento em português 24 horas por dia, 7 dias da semana e aceitam ligação a cobrar do exterior. Não se preocupe!

Seguro viagem para Cuba

Se não for possível entrar em contato com a seguradora, você também pode usar procurar assistência médica ou hospitalar por conta própria. É só pedir o reembolso das despesas pagas à seguradora posteriormente.


Leia também: Onde se hospedar em Cuba – da casa particular ao resort all inclusive


Nossa experiência

No nosso caso correu tudo bem e não precisamos usar o seguro, mas Sofia passou mal 4 dias, depois de comer um camarão com casca na praia e quase foi preciso apelar para o médico do resort onde passamos nossos últimos dias em Cuba.

A consulta com o médico não está inclusa no pacote das diárias e, no caso, você deve pedir um recibo ou comprovante do valor pago, para pedir reembolso quando voltar ao Brasil. Simples assim. Só não esqueça de pedir e guardar o comprovante em lugar seguro, hein?

Outra dica legal é checar se a apólice de seguro viagem que você escolheu inclui assistência médica por enfermidade preexistente. Principalmente quem tem algum ‘desvio’ no quadro clínico. Meu pai tem algumas pedras nos rins de estimação e por isso a gente sempre tem esse cuidado. Não dê bobeira, hein?


Leia também: Dicas infalíveis para comprar seguro viagem mais barato


Leia mais dicas de Cuba


Salve essa dica no Pinterest

Seguro viagem para Cuba. Qual é o melhor?


E aí, gostou da dica para comprar seguro viagem para Cuba?

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário que a gente vai tentar te ajudar. Aproveita que esse post já acabou para ler também o nosso Roteiro de 13 dias em Cuba. Você vai se impressionar com as belezas desse destino único no mundo!


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome