A exposição Cícero Dias – Um Percurso Poético 1907-2003 em cartaz no CCBB em SP até 3 de julho de 2017 é uma excelente oportunidade de caminhar pelo longo percurso deste importante artista brasileiro, com obras nunca vistas, que pertencem a coleções públicas e colecionadores particulares de todo mundo.
Cícero Dias – Um Percurso Poético 1907-2003
A Exposição no CCBB em SP
As obras que compõe a exposição, com a maravilhosa curadoria de Denise Mattar, nos convidam a viajar por uma vasta retrospectiva do trabalho desse artista pernambucano. ‘Contextualizando sua história, evidenciando sua relação com poetas e intelectuais, e também sua participação no circuito europeu’, como conta a própria Denise.
A exposição é dividida em 3 núcleos principais: Brasil, Europa e Paris, cada um deles com seus segmentos.
O belíssimo prédio do Centro Cultural Banco do Brasil em SP
É muito interessante caminhar pelo belíssimo prédio do Centro Cultural Banco do Brasil, no centro histórico de São Paulo, desvendando os caminhos de Cícero Gomes.
Cícero Dias
Nascido em 1907 no Engenho Jundiá, em Pernambuco, Cícero dos Santos Dias viveu grande parte de sua vida em Paris, na França, onde acompanhou e integrou a vanguarda artística europeia até seu falecimento em 2003.
As fases na produção arstística de Cícero Dias
Sua produção pictórica onírica, do começo da carreira em Recife, vai mudando com a ida à Paris, onde manteve contatos profundos com Picasso e Paul Éluard. Depois disso, o artista passa por um período de transição e de mudança em Lisboa, abrindo caminho para a abstração, na sua fase geométrica. Em 1960 ele retorna para uma fase figurativa mais madura que dura até o fim de sua vida.
Vale a pena seguir as fases deste grande pintor brasileiro até pouco tempo atrás não era valorizado o suficiente, e hoje considerado um dos ícones da pintura brasileira.
Quando
A exposição pode ser visitada de quarta a segunda das 9h às 21h.
Quanto?
Grátis! Você pode optar pela visitação com hora agendada pelo aplicativo CCBB, disponível na Apple Store e Google Play ou através deste site.
Como Chegar?
O CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) fica na Rua Álvares Penteado, 112, no centro histórico da cidade. Como ele fica em uma rua de pedestres, você pode chegar até lá andando. A região é muito bem servida de metrô (linhas vermelha, azul ou amarela), de taxi, ou usando aplicativos de motorista.
Falando nisso, você já conhece a Cabify?! Ela é uma ótima alternativa e vou te contar o porquê: a tarifa cobrada pela Cabify leva em consideração apenas a quilometragem e não o tempo dentro do veículo. Além disso, ela também não aplica nenhum tipo de tarifa dinâmica, ou seja, a estimativa do preço que você vai ter no seu aplicativo é idêntica ao valor cobrado de fato. Bom, né?!
Se você ainda não tem cadastro pode usar este link pra se cadastrar e automaticamente você ganha R$15 pra usar!!
Salve esta dica no Pinterest pra não esquecer!
Leia mais dicas de viagem para São Paulo:
- Semana Sampa: segunda-feira em SP
- Semana Sampa: terça-feira em SP
- Vem pra Sampa, meu!
- Arte de Rua: 7 artistas pra (re)conhecer em São Paulo
- Visita monitorada a Sala São Paulo
- Conheça o charmoso Mercado de Pinheiros
- Visita guiada ao Theatro Municipal de São Paulo
- Domingo em SP: Museu da Casa Brasileira
- BTNK, um bar descolado nos trilhos do trem
- Red Bull Station: um espaço criativo em São Paulo
RESOLVA SUA VIAGEM
O Engenho Jundiá esta caído as pedaços em Pernambuco, Os restos mortas dos parentes de Cicero Dias que se encontrava na capela do Engenho Jundiá estão expostos, o tumulo foi profanado, Vergonha, Descaso. Cade o governo do estado de Pernambuco que não toma providencias? Cade os descendentes de Cicero Dias que também não tomão providencia?
Que triste, Eduardo.
Verdade Alessandra, muito triste para não dizer revoltante.
Não deixaram nem sem flash.
Nem com flash, deixaram.
Não sei se é por causa das 5 novas obras que chegaram ao ccbb rj, mas bem que podiam liberar.
Estou perguntando se aí em sp foi permitido porque aqui no ccbb rj não estão deixando tirar fotos.
Que pena, Luiz Alberto. Não deixam nem sem flash?!
Foi permitido fotografar essa exposição? Ou vc precisou pedir autorização a alguém?
Infelizmente essa exposição já acabou, Luiz Alberto. Mas geralmente é permitido fotografar as exposições do CCBB sem flash. Informe-se na chegada.
Achei muito interessante a exposição! Como pernambucana sou suspeita pra falar porque “eu vi o mundo e ele começa no Recife” mesmo, a exposição mostra as diversas fases do artista, além disso o prédio é muito lindo, tem um café muito bom e fica bem no centro, de lá dá pra ir andando para vários pontos turísticos da cidade.