A partir de 13 de abril (até 20 de junho), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo, recebe a exposição ‘A TENSÃO’, do artista argentino Leandro Erlich, um dos nomes mais provocativos e populares da arte contemporânea mundial.

Depois de passar pelo CCBB BH e CCBB RJ, a exposição, que tem um nome dúbio, espalha-se por todo o prédio do belíssimo centro cultural no centro da cidade de São Paulo.

As obras de Leandro Erlich são capazes de levar os visitantes a cantos inimagináveis de uma outra realidade. Com elevadores flutuantes, janelas para jardins imaginários e até uma piscina onde é possível mergulhar sem medo de se afogar ou de se molhar.

Obra na exposição 'A Tensão', no CCBB SP

Saiba como é a visita à exposição A Tensão, no CCBB São Paulo e descubra um pouco mais do Universo ‘mágico e comum’ desse importante artista latino-americano que surpreende o mundo!


Leia também: Agenda SP – a melhor programação cultural da capital paulista


Navegue por tópicos


‘A Tensão’: exposição de Leandro Erlich no CCBB São Paulo

O conjunto de 16 obras de Leandro Erlich transformou os 4 andares (mais subsolo) do prédio histórico onde fica o Centro Cultural Banco do Brasil, no centro de São Paulo, e trouxe o espaço físico para fazer parte da exposição.

Imagine você, instalar uma piscina no vão central do CCBB!

Piscina dentro do CCBB SP

Muito além de uma ‘exposição interativa’, ‘A Tensão’ coloca os próprios visitantes e sua curiosidade como protagonistas daquela jornada. E Leandro trabalha o elemento da curiosidade de maneira brilhante usando formas surpreendentes.

Seja através de um pequeno buraco de fechadura, uma sala de aula fantasma, ou no fundo da piscina onde o mergulho é seco, Leandro Erlich consegue tirar o espectador de sua ‘zona de conforto’, deslocando a existência e utilidade de certos objetos e cenas cotidianas da ‘normalidade’.

Somos subitamente confrontados e convocados pela estranheza, pela surpresa. Muito potente e revigorante. Mais bonito quando pensamos que esse convite a ir além vem da arte.

'Swimming Pool', obra de Leandro Erlich no CCBB SP

Segundo Marcello Dantas, curador da mostra: ‘o trabalho de Leandro Erlich ocupa o lugar da dúvida no visitante. Será que é isso que meus olhos veem ou é o quê a minha mente pensa? Só a partir daí é que as obras se materializam, criando uma espécie de cumplicidade entre espectador e obra’.

E com esse protagonismo do público, a cada visita, a cada visitante, a obra vai se ‘modificando’ e ganhando novas abordagens.


Os destaques da exposição ‘A Tensão’ em cartaz no CCBB São Paulo

Mesmo sem querer dar muitos spoilers, já que uma das características mais interessantes dessa exposição é o próprio ato de se surpreender, separei 3 obras que me chamaram atenção.

Recomendo que você vá até o CCBB ver as outras pessoalmente, já que essa é, com certeza, uma das melhores exposições em SP do ano. Pode anotar!

» Swimming Pool

Uma das obras mais emblemáticas de Leandro Erlich é ‘Swimming Pool’, instalada no piso térreo do CCBB SP.

Swimming Pool de Leandro Erlich no CCBB

A piscina de Erlich provoca sensações absurdas tanto em quem ‘mergulha sem se molhar’ quanto para quem está do lado de fora.

Uma camada de água entre um lado e outro cria um portal entre esses dois mundos, essas duas bolhas, onde as pessoas se veem e ao mesmo tempo estão isoladas. É demais!

Sofia dentro da piscina de Leantro Erlich no CCBB

» Classroom

Outro grande destaque da exposição é ‘Classroom’, uma sala de aula onde os visitantes ‘se tornam’ fantasmas, através do seu reflexo num vidro.

Classroom de Leanro Erlich no CCBB

» The Clouds

The Clouds traz as nuvens para dentro do CCBB. Como pode algo imenso e transitório ser capturado e caber dentro de caixas de vidro?

The Cloud, de Leandro Erlich no CCBB SP

Como o próprio título da exposição já grita: é preciso atenção para ver e sentir a tensão do surpreender-se. Simplesmente incrível! Vale demais a visita!


Quem é Leandro Erlich?

Leandro Erlich é um artista argentino, nascido em Buenos Aires, no ano de 1973, conhecido mundialmente por romper as fronteiras entre a realidade e a ilusão, que são frutos da nossa própria imaginação.

O artista argentina Leandro Erlich no CCBB SP

Erlich participou de grandes exposições na Argentina, Brasil e no mundo, como a 1ª Bienal do Mercosul (em 1997), a 26ª Bienal de São Paulo em 2004 e a Bienal de Veneza. Tem obras espalhadas por grandes museus, de New York a Buenos Aires, passando por Barcelona, Londres, Seul e Paris.

Em 2015, fez desaparecer a ponta do Obelisco em Buenos Aires e ao mesmo tempo, levou uma réplica do pedaço do monumento para a porta do Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires (MALBA).


Leia também: As melhores dicas de viagem para Argentina em 2022


Dicas práticas para visitar a exposição A Tensão, de Leandro Erlich, no CCBB

» Quando?

A exposição ‘A Tensão’ fica em cartaz de 13 de abril a 20 de junho. O CCBB São Paulo permanece aberto todos os dias, das 09h às 19h (exceto às terças).

A entrada do público é permitida apenas com apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19.

» Quanto?

A entrada gratuita e a classificação indicativa é livre para todas as idades. Os ingressos podem ser reservados pelo aplicativo ou site bb.com.br/cultura.

» Como chegar?

O CCBB SP fica na Rua Álvares Penteado, 112, no Centro Histórico de SP. Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô.

Se você quiser ir de carro, recomento o estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228. O valor com desconto é de R$ 14 (por até 6 horas) e oferece traslado gratuito em van até o CCBB. No trajeto de volta, há uma parada na estação República do Metrô.

É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB para obter o desconto e pedir a van.


Para mais informações, entre em contato com o CCBB São Paulo pelo telefone (11) 4297-0600.


QUER CONHECER O CENTRO HISTÓRICO DE SP?

Embarque em um Free Walking Tour pelas principais atrações do coração da cidade de São Paulo. O passeio funciona sem preço fixo, em um esquema ‘pague quanto quiser’ ao final do tour, de acordo com o seu grau de satisfação.

QUERO RESERVAR UMA VAGA!


Leia mais dicas do que fazer em São Paulo


RESOLVA SUA VIAGEM

Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome