Você tem até o dia 15 de setembro para conferir a exposição Paisagens de Van Gogh, em cartaz no Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. Na mostra, o público faz uma viagem imersiva pela obra e vida de Vincent Van Gogh, o famoso pintor holandês.

A exposição é muito bonita e a experiência é bem interessante. Pra completar, é de graça! E você pode visitá-la com horário marcado, sem fila e sem stress.

Exposição imersiva Van Gogh em SP

Quer saber mais sobre a incrível exposição de Van Gogh no Shopping Pátio Higienópolis? Vem comigo!


Confira dicas culturais, gastronômicas e cervejeiras na Agenda SP Setembro 2019


Vincent Van Gogh

Exposição imersiva Van Gogh em SP

Vincent Willem Van Gogh, nasceu em Zundert, na Holanda, em 30 de março de 1853. O pintor pós-impressionista, teve seu trabalho notabilizado por cores marcantes, beleza, emoção e originalidade.

Van Gogh começou a desenhar aos 27 anos, e aos 28, com ajuda de seu irmão Theo, o pintor comprou seu material de trabalho. Produziu mais de 800 obras. Entre suas muitas pinturas famosas estão: Os Comedores de Batata, Girassóis e A Noite Estrelada.

Sendo um dos pintores mais importantes da história, um fato curioso é que em vida, Van Gogh vendeu apenas uma única obra de arte, O Vinhedo Vermelho.

Aos 37 anos, morando na França, o pintor, que teve uma vida conturbada, se matou com um tiro, em julho de 1890. Somente em 1901, quando foram expostas 71 obras suas é que veio o reconhecimento.

Como é a exposição de Van Gogh no Shopping Pátio Higienópolis

A exposição Paisagens de Van Gogh está montada no vão central do piso Veiga Filho, do Shopping Higienópolis, e ocupa cerca de 250 metros quadrados.

Exposição imersiva Van Gogh no Shopping Higienópolis em SP

Nela o público é convidado a viajar pelo universo, vida e obra do renomado pintor holandês através de recursos de sons, cores, projeções, aromas e realidade virtual.

Tudo isso faz com que o visitante se sinta parte da obra de Van Gogh. A idealização e a curadoria da exposição são de Karina Israel.

Paisagens de Van Gogh é inspirada nas paisagens retratadas em cinco telas famosas e nas centenas de cartas, que o artista escreveu ao longo de sua vida.

Cenários da exposição Paisagens de Van Gogh

O percurso de Paisagens de Van Gogh passa por 8 cenários. Logo na entrada, um postal, que reproduz a letra, o selo e o papel da época, tem texto extraído integralmente de uma carta trocada entre Vincent e seu irmão Theo.

Durante a visita, áudios com os textos das cartas trocadas entre o artista e seu irmão e sua cunhada são ouvidos. É arrepiante!

» Campo de Trigo com Corvo 

Os visitantes passam para uma sala onde há uma projeção da obra Campo de Trigo com Corvo. Nela o trigo e os corvos ganham vida.

Exposição imersiva Van Gogh em SP

» Labirinto Flor de Íris

Passeie pelo belo jardim de Íris. As flores cenográficas compõe um cenário perfeito para tirar fotos. Ah, é permitido fotografar a exposição toda, sem flash.

» Praça da Amendoeira

Aqui o visitante é convidado a sentar em um dos bancos de madeira, em volta da grande amendoeira cenográfica, e escutar trechos narrados de cartas trocadas por Van Gogh e seu irmão Theo e sua cunhada Johanna.

Exposição imersiva Van Gogh em SP

» Banho de Lua

Nessa sala os visitantes participam de uma experiência de realidade virtual. Sente em uma das cadeiras, aguarde as instruções dos monitores, coloque seu óculos e então estará pronto para passear pelo bar frequentado por Van Gogh.

Realidade virtual na exposição imersiva Van Gogh em SP

Um alerta, se você sofre de labirintite ou se sente tonto ao utilizar óculos de realidade virtual sugiro que passe para a próxima sala. Eu participei e não me senti mal, foi uma ótima experiência.

» Sinfonia da Noite Estrelada

Mais uma projeção, dessa vez com grandes marcos da carreira e vida de Van Gogh.

» Bosque de Espelhos

Os bosques pintados por Van Gogh são multiplicados pelo efeito de espelhos. É uma boa oportunidade de fazer um auto retrato!

Exposição imersiva Van Gogh em SP

» Grand Finale

Para fechar essa experiência com chave de ouro, que tal virar uma obra de Van Gogh? Pois na exposição Paisagens de Van Gogh isso é possível!

Na última parte da exposição, os visitantes tiram uma foto e ela é transformada em uma pintura de Van Gogh. Olha o resultado da nossa, que coisa mais linda!

Foto na exposição imersiva Van Gogh em SP

A foto é gratuita e enviada para você por e-mail. Não é demais?!


Veja também dicas de o que fazer no feriado de 7 de setembro em SP


Como visitar a exposição de Van Gogh no Shopping Pátio Higienópolis

A exposição Paisagens de Van Gogh, em cartaz até 15 de setembro no Shopping Pátio Higienópolis e a entrada é gratuita.

Para visitá-la é preciso agendar uma sessão através do site Eventbrite.

» Horários de visitação

A exposição funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h (última sessão 21h30) e aos domingos e feriados, das 11h às 20h (última sessão 19h30).

» Agendamento

O limite de agendamento é de até 4 ingressos por pessoa. Os horários para agendamento são disponibilizados a cada 5 dias.

» Sessões

Cada sessão dura cerca de 30 minutos e é limitada a no máximo 30 visitantes. É permitido fotografar sem flash.

» Entrada na Exposição

Para entrar na exposição Paisagens de Van Gogh, o visitante deve apresentar o ingresso no celular ou impresso, no horário marcado. Há tolerância de 10 minutos em caso de atraso. Caso o atraso ultrapasse os 10 minutos não é garantido que o visitante entre na sessão agendada.

Onde é a exposição de Van Gogh

A exposição Paisagens de Van Gogh acontece no Shopping Pátio Higienópolis, que tem duas entradas. Uma pela Avenida Higienópolis, 618 e outra pela Rua Dr. Veiga Filho, 133. Bairro de Higienópolis em São Paulo.


Você também vai gostar da exposição Riscos e rabiscos: lendo a cidade, no Farol Santander


Outras dicas do que fazer em São Paulo

Além de visitar a exposição de Van Gogh, você pode aproveitar outras dicas do que fazer em São Paulo e curtir o que a cidade tem de melhor!

Onde comer e beber em SP

Inspire-se também nas nossas aventuras gastronômicas em São Paulo!

Onde ficar em São Paulo

Se você não é de São Paulo e precisa de dicas de onde ficar na cidade, procure um hotel ou hostel na região da Avenida Paulista.

Opções de hospedagem com bons preços na Paulista, são: Ibis São Paulo Paulista e, Ibis Budget SP Paulista (na Consolação) e Ibis Budget SP Paraíso, lá na outra ponta da Paulista.

Se quiser de hospedar em uma região diferente da cidade, recomendo os bairros de Pinheiros e Vila Madalena, dois bairros cheios de coisas divertidas pra fazer!


Para saber tudo sobre onde se hospedar em São Paulo, leia nosso Guia completo de onde ficar em SP por regiões


Salve esta dica no Pinterest

Saiba todos os detalhes da exposição imersiva Paisagens de Van Gogh, no Shopping Pátio Higienópolis. É uma verdadeira viagem pela obra e vida do artista.


5 COMENTÁRIOS

  1. Também aconteceu comigo não conseguir agendar. Estranhei ter esgotado, uma vez que vinha tentando. Queria data na última semana e me surpreendi com o desfecho da impossibilidade do agendamento. Não sabia do erro. A Exposição vai para um espaço no Rio de Janeiro?

  2. Gostaria de saber se irão disponibilizar mas ingressos para esse ultimo final de semana da exposição Van Gogh, estou tentando agendar por telefone, mas não atendem.
    Ou se tem a possibilidade de fazer a visita sem o agendamento.

    • Katia, os ingressos infelizmente estão esgotados. O jeito é torcer para que a temporada seja prorrogada já que a exposição é um sucesso.

  3. Paisagens de Van Gogh: exposição imersiva no Shopping Higienópolis
    Um absurdo! Esgotaram os ingressos antes mesmo do prazo que estipularam para disponibilizar os mesmos. Fui até o shopping, e me informaram que houve um erro no aplicativo e todos os ingressos foram disponibilizados de uma só vez! Eu estava aguardando a abertura dos últimos 5 dias de ingresso, o que nunca ocorreu!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome