Entre os dias 22 e 26 de Agosto acontece no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, a 12ª edição da SP-Arte/Foto, um dos melhores eventos dedicados à arte da fotografia no Brasil.

Além dos estandes de importantes galerias e exposição de diversos trabalhos de renomados fotógrafos do Brasil e do mundo, a SP-Arte/Foto contará com uma programação que inclui visitas guiadas, circuito de ateliês abertos e ciclos de debates e palestras.

12ª edição da SP-Arte/Foto
Foto: Jessica Mangaba/Divulgação SP-Arte/Foto

É um daqueles eventos para apaixonado por fotografia nenhum botar defeito, e uma ótima maneira de comemorar o Dia Mundial da Fotografia (19 de agosto).


Confira a melhor programação cultural, gastronômica e cervejeira em SP!


A SP-Arte/Foto

A SP-Arte/Foto é a edição exclusiva de fotografia e vídeo da a SP-ARTE, principal festival de arte do hemisfério sul, realizada anualmente em agosto, o mês da fotografia!

O objetivo da SP-Arte/Foto, é ‘estreitar os laços entre as obras expostas e os visitantes’, aproximando arte e fotografia do nosso cotidiano e trazendo novas perspectivas, novos meios e olhares para o cenário atual da fotografia.

12ª edição da SP-Arte/Foto
Foto: Jessica Mangaba/Divulgação SP-Arte/Foto

Segundo Fernanda Feitosa, fundadora e diretora da SP Arte/Foto: “Ao longo dos últimos anos, a SP-Arte/Foto tem se firmado como um dos mais relevantes eventos no Brasil voltados à fotografia, consolidando-se como o epicentro de uma celebração em torno desse campo da arte, que ganha holofotes em agosto”.

E não é para menos. A 12ª edição de uma das maiores feiras de fotografia do Brasil, reúne 33 expositores. As galerias Emmathomas, Fortes D’Aloia & Gabriel, Gabriel Wickbold, MaPa, OMA, Silvia Cintra + Box4 e VilaNova estreiam na SP-Arte/Foto 2018 e prometem trazer muitas novidades!

12ª edição da SP-Arte/Foto
Foto: Jessica Mangaba/Divulgação SP-Arte/Foto

Leia mais sobre fotografia no Tô Pensando em Viajar!


Os destaques da 12ª edição da SP-Arte/Foto

» Homenagem a German Lorca

12ª edição da SP-Arte/Foto
Foto: German Lorca / SP-Arte/Foto 2018

Um dos destaques da SP-Arte/Foto 2018 é a homenagem a German Lorca, um dos mais importantes fotógrafos brasileiros.

Aos 96 anos, German Lorca assina um ensaio inédito, produzido especialmente para a revista da SP-Arte/Foto 2018.

O fotógrafo German Lorca também será protagonista de uma retrospectiva no Itaú Cultural. Fique de olho também na programação do mês de setembro em São Paulo! Nossa tradicional agenda é publicada todo dia 1o do mês!

» Miguel Rio Branco

Outros destaques pra mim são as fotografias de Miguel Rio Branco apresentadas pela Silvia Cintra + Box 4.

12ª edição da SP-Arte/Foto
Fotos: Miguel Rio Branco / Silvia Cintra + Box 4

Miguel Rio Branco é um dos meus fotógrafos preferidos. A exposição dele em uma das galerias do Inhotim é simplesmente de mudar a vida. Impressionante. A intensidade, as cores, a entrega. Inexplicável.


Se você nunca foi ao Inhotim, vá! É imperdível!


» Luiz Braga

A Galeria da Gávea traz o trabalho de outro mestre, Luiz Braga, que nos presenteia com um olhar único do Pará e do Brasil profundo que a gente precisa tanto ver e rever.

12ª edição da SP-Arte/Foto
Foto: Luiz Braga / Galeria da Gávea

A 12ª edição da SP-Arte/Foto será marcada pela forte presença de artistas do norte do Brasil. Outro destaque do Pará, é Berna Reale, uma artista com vasta produção e uma carreira proeminente, conhecida por suas performances que encarnam uma visceralidade corporal e social.

» Cássio Vasconcellos

Não perca também a chance de ver de perto e ao vivo o trabalho inspirador de Cássio Vasconcellos, na Galeria Mario Cohen. As imagens aereas dele são incríveis!

12ª edição da SP-Arte/Foto
Foto: Cassio Vasconcellos / Galeria Mario Cohen

A Galeria Babel apresenta também um conjunto de fotografias do americano David LaChapelle, e também traz imagens do mestre Steve McCurry.


Conheça todas as galerias e expositores da SP-Arte/Foto 2018


A programação da SP-Arte/Foto em 2018

A SP-Arte/Foto é uma excelente oportunidade para aprender mais sobre fotografia, se inspirar e fazer contatos. Além da feira, em si, a programação também incui um circuito de visitas guiadas e gratuitas e ciclo de palestras, que serão realizadas no Lounge One do Shopping JK Iguatemi.

Saiba mais sobre os eventos na programação da SP-Arte/Foto 2018:

» Circuito Ateliês Abertos

Estúdios coletivos na Vila Madalena irão abrir suas portas ao público no dia 18 de agosto, sábado anterior à Feira.

» Talks

Evento que promove o diálogo e o contato direto do público com nomes importantes da Fotografia. Já estão confirmados nomes como Pierre Bessard, Rodrigo Orrantia e Malcolm Daniel.

» Visitas Guiadas

Em parceria com a Vivo, roteiros temáticos tomam forma em torno dos destaques de fotografia da Feira.

» Lançamentos Editoriais

Sessões de assinatura com autores de livros de base fotográfica acontecem durante os 3 dias da SP-Arte/Foto. Livraria e Editora Madalena e Fotô Editoral se revezarão nos lançamentos.


Confira a programação completa da SP-Arte/Foto nos site oficial


Outras dicas

» Lançamento do livro ‘TORIBA – Ensaios Fotográficos’

No dia 20 de agosto, acontece no Lounge One, o lançamento de ‘TORIBA – Ensaios Fotográficos’, um livro-conceito de arte sobre o significado qualitativo da experiência visual que se pode vivenciar ao se hospedar ou visitar o Hotel Toriba, em Campos do Jordão.

Os fotógrafos Cássio Vasconcellos, Cristiano Mascaro, Delfim Martins, Du Zuppani e Tuca Reinés registraram imagens do hotel e das atrações turísticas da região, como a Pedra do Baú, o Museu Felícia Leirner, o Auditório Claudio Santoro, o Tarundu, e o Horto Florestal.

O lançamento do livro é parte da programação de eventos comemorativos dos 75 anos do hotel, que é praticamente uma instituição em Campos.

Aproveite a ida à SP-Arte/Foto 2018 para visitar a exposição fotográfica, que ficará em cartaz no Hall Concierge do Shopping JK Iguatemi de 21.8 a 2.9. No dia 27 de agosto acontece a palestra ‘Profissão Fotógrafo’, com Tuca Reinés, no Lounge One. Fique ligado!

Galeria e expositores da 12ª edição da SP-Arte/Foto

Os 33 expositores da SP-Arte/Foto 2018, são: Andrea Rehder (São Paulo), Arte 57 (São Paulo), Arte Hall (São Paulo), Arteedições (São Paulo), Aura (São Paulo), Babel (São Paulo), Casanova (São Paulo), Dan (São Paulo), Emmathomas (São Paulo), Fólio (São Paulo), Fortes D’Aloia & Gabriel (São Paulo), Fotô (São Paulo), Gabriel Wickbold (São Paulo), Gávea (Rio de Janeiro), Inox (Rio de Janeiro), Instituto Mario Cravo Neto (Salvador), Janaina Torres (São Paulo), Lume (São Paulo), Madalena (São Paulo), MAM (São Paulo), MaPa (São Paulo), Marcelo Guarnieri (São Paulo), Mario Cohen (São Paulo), Nara Roesler (São Paulo), OMA (São Paulo), Pinakotheke (São Paulo), Silvia Cintra + Box 4 (Rio de Janeiro), SIM (São Paulo), Taschen/Paisagem (São Paulo), Utópica (São Paulo), Vermelho (São Paulo), VilaNova (São Paulo) e Zipper (São Paulo).


Leia também: Onde ficar em SP – guia completo região por região


Onde, quando e quanto?

A SP-Arte/Foto estará aberta ao públio de quinta a sábado (23, 24 e 25 de agosto), das 13h às 21h; e domingo (26 de agosto), das 13h às 20h.

A entrada é gratuita e encerra todos os dias meia hora antes do horário de fechamento da Feira.

A SP-Arte/Foto acontece em um espaço de eventos no 3º piso do Shopping JK Iguatemi, na Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041. Vila Olímpia, São Paulo.

E aí, curtiu a dica?!

Quer saber mais sobre o que fazer em São Paulo?! Confira também nossa Agenda SP Agosto 2018, com o melhor programação cultural, gastronômica e cervejeira de SP. Não vai perder, né?

Leia mais sobre São Paulo

» O que fazer em São Paulo

» Onde comer em São Paulo

» Onde se hospedar em São Paulo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome