Visita monitorada à Sala São Paulo

15
visita monitorada à sala são paulo

São Paulo é uma das cidades mais intensas e diversas do mundo. Fica até difícil escolher onde ir, o que fazer… Mas eu vou te dar uma dica quente: a visita monitorada à Sala São Paulo é uma das coisas mais interessantes pra fazer na cidade e você não pode perder!

Visita guiada à Sala São Paulo

A Sala São Paulo

Visitar a Sala São Paulo é uma ótima oportunidade pra conhecer uma das 10 melhores salas de concerto do mundo, casa da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e de quebra fazer um passeio pela região da Luz, onde ficam a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Sacra, a Estação Pinacoteca, o Memorial da Resistência, e o Bom Retiro, pra quem não aguenta ficar sem comprar uma blusinha

Visita guiada à Sala São Paulo

Onde Fica a Sala São Paulo

A Sala São Paulo faz parte do Centro Cultural Júlio Prestes  e fica na Estação Júlio Prestes, no bairro de Campos Elíseos em São Paulo. O imponente prédio neo-clássico que antes abrigava a antiga estação de trens da Estrada de Ferro Sorocabana começou a ser construído em 1926, tempos áureos do ciclo do café para levar o ‘grão de ouro’ do oeste do estado até o porto de Santos. O prédio só foi inaugurado em 1938.

Visita Monitorada à Sala São Paulo

A visita monitorada dura cerca de 50 minutos e começa com um vídeo que conta mais sobre a história do prédio e da História da Estação Júlio Prestes.

Visita guiada à Sala São Paulo

Depois do vídeo, fomos conhecer uma das antessalas que foram construídas para bloquear o som dos trens que chegam e saem da estação. Dessa maneira não há interferência do som dos trens dentro da sala de concertos.

Visita guiada à Sala São Paulo

Além da estrutura, que impressiona até os menos sentimentais, os imensos e centenários vitrais são de babar! Eles contam muito sobre como o café influenciou a História do Brasil e são considerados dois dos vitrais mais bonitos da cidade!

Visita guiada à Sala São Paulo

Visita guiada à Sala São Paulo

A sala de concertos

A Sala de concertos, chamada de Sala São Paulo, só foi inaugurada em 1999, depois de longa restauração da Estação Julio Prestes. Ela tem capacidade de 1.498 lugares e é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).

Uma das curiosidades que achei mais interessantes durante nossa visita guiada pela Sala São Paulo, foi saber que quando a Estação Julio Prestes foi construída, o lugar onde hoje fica a Sala São Paulo era um grande vão com jardins. Ali foi erguida a Sala De Concertos que hoje é considerada uma das melhores do mundo!

Visita guiada à Sala São Paulo

Já impressionadas com a beleza e a riqueza histórica desse lugar, seguimos rumo à Sala São Paulo…

Visita guiada à Sala São Paulo

Assim que a porta se abre e você dá de cara com essa imensa sala o coração parece bater mais rápido.

Visita guiada à Sala São Paulo

Logo de cara reconheci as imensas colunas que faziam parte do projeto original, lembra?! Algo que eu nunca tinha reparado nas minhas visitas anteriores à Sala São Paulo.

Visita guiada à Sala São Paulo

Visita guiada à Sala São Paulo

Aqui cada detalhe tem seu porquê e com o mesmo objetivo: Garantir a qualidade acústica da Sala São Paulo. Só pra citar uma das inúmeros curiosidades que descobrimos durante a visita: O forro da Sala é móvel e é composto por 15 painéis imensos e pesadíssimos, que se movem independentemente, o que permite o aumento do volume da Sala e de seu tempo de reverberação. Não é demais?!

Visita guiada à Sala São Paulo

Como eles mesmos dizem: Tudo é acústica e tudo é arquitetura. Vale a pena conferir de perto e sentir na pele a beleza desse lugar!

Quando e Onde

As visitas guiadas à Sala São Paulo acontecem de segunda a sexta, às 13h e 16h30 e o valor do ingresso é de R$ 5. Aos sábados e domingos as visitas são gratuitas e acontecem às 13h e 13h30. Você pode agendar sua visita pelo email [email protected] ou pelo telefone (11) 3367-9573. Confira o site oficial para mais detalhes e informações atualizadas.

Concerto na Sala São Paulo

Agora, se você quer sentir a Sala São Paulo em sua magnitude, nada como assistir um concertos lá! E olha, não é um programa caro não, viu?! Dependendo do concerto, você encontra ingressos a preços populares, a partir de R$10.

sala são paulo

Você pode conferir a programação completa aqui.

Concertos Matinais na Sala São Paulo

Quer mais?! Que tal assistir um concerto gratuito?! Os concertos matinais gratuitos da OSESP e orquestras parceiras acontecem aos domingos, às 11 horas. Os ingressos ficam disponíveis na bilheteria do 1º subsolo a partir da segunda-feira anterior ao concerto. Vai perder?!

sala são paulo

Confira aqui a programação dos concertos matinais.

Visita monitorada à Sala São Paulo

Leia mais sobre São Paulo:

Visita monitorada à Sala São Paulo
Compartilhe!
Alessandra
ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

15 COMENTÁRIOS

  1. Que interessante! Eu desconhecia esse serviço! Já visitei a sala São Paulo em uma visita técnica mas vou querer voltar para fazer essa visita guiada. Obrigada pelas informações

  2. Uma visita linda, de fato.

    Estive na Estação da Luz certa feita, e fiz um tour guiado e amei.
    Através do seu post fico sabendo deste Tour próximo da Estação Júlio Prestes.
    Como vc disse: São Paulo nos apresenta uma infinidade de passeios e roteiros.

    Dica anotada, em breve farei e volto pra te dizer o que achei.

    Abraços!

  3. Espetacular! Mil vezes viajando à São Paulo e NUNCA visitei a sala São Paulo. Imperdoável! Preciso corrigir esse erro! Deve ser incrível assistir a um concerto aí, não só pela beleza estonteante do local como pela anunciada acústica. Obrigada por esse texto! bj

  4. Alessandra, eu já tive a oportunidade de assistir um concerto da Osesp na asala São Paulo! É de arrepiar!!! Lindíssimo
    P.s rachando aqui com a possibilidade de esticar até o bom retiro kkkkk

  5. Alessandra, visitar a Sala São Paulo é um passeio imperdível para turistas e moradores, todos deviam conhecer e, claro, aproveitar a oportunidade para assistir a um concerto.
    Eu fiz isso: assisti ao concerto gratuito e em seguida fiz a visita monitorada, foi ótimo!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome