Você está prestes a embarcar naquela tão sonhada viagem. As passagens estão compradas há meses, carro alugado, hotel dos sonhos reservado. Mas na hora agá surge um imprevisto. Você ou um familiar ficam doentes e precisam ser internados. E agora? De duas, uma: ou você contratou um seguro de cancelamento de viagem e não vai ter prejuízo, ou, sem seguro contratado com antecedência, você simplesmente vai perder toda a grana investida.

Dicas e desconto para contratar seguro de cancelamento de viagem
Foto: JESHOOTS-com via Pixabay

Acha que isso não acontece? Pois eu vou te contar uma história: em junho de 2016 aproveitamos uma promoção imperdível da Copa Airlines para comprar passagens para passar o Dia de los Muertos (2 de novembro) no México. Planejamos o roteiro da viagem, reservamos as hospedagens, compramos as passagens para os voos internos, chip para o celular, desbloqueamos o cartão de crédito. Tudo pronto e combinado.

Em agosto, o pai da Sô foi internado com uma grave infecção e como ele já estava bem debilitado foi piorando aos poucos. Nós estávamos na esperança de uma melhora repentina, mas não aconteceu. Infelizmente ele faleceu em outubro, e no turbilhão de sentimentos e emoções, demos mole e não fizemos o seguro viagem. Resultado: prejuízo.

Só não tivemos mais prejuízo porque a Booking.com é uma empresa super correta e me ajudou a cancelar, sem multa, todas as minhas reservas de hospedagem. Mas com as passagens não teve jeito.

Depois de passar por essa situação, aprendi a me proteger de eventuais prejuízos com cancelamento de viagem e agora sempre contrato seguro viagem com antecedência, logo que começo a programar uma nova aventura pelo Brasil ou pelo mundo.


Leia também: Como encontrar o melhor seguro viagem internacional para você


Como funciona o seguro para cancelamento de viagem?

Não canso de dizer por aqui, que contratar um bom seguro viagem deve ser algo essencial no seu planejamento. Além da cobertura médica hospitalar, regresso sanitário e traslado médico, a maioria dos seguros de viagem também oferecem coberturas extras, como seguro de cancelamento de viagem.

Contratando uma apólice de seguro viagem com seguro de cancelamento de viagem, seu investimento fica protegido em caso de algum evento inesperado e você recebe de volta taxas ou multas cobradas pela companhia aérea, hospedagem e até passeios e tours contratados após a emissão do seguro viagem.

É importante lembrar que cada seguradora tem uma regra diferente. Portanto, sempre leia as condições gerais do plano e seguradora antes de finalizar a compra do seu seguro viagem. 


Leia também: Qual é o melhor seguro viagem para os Estados Unidos?


O seguro cobre quais motivos de cancelamento de viagem?

A maioria das apólices de seguro viagem cobre cancelamento de viagem em casos extremos de morte, doença aguda grave ou acidente do segurado e familiar de primeiro grau de parentesco (cônjuge, pais, irmãos ou filhos).

Porém, muitos planos também oferecem Cobertura de Cancelamento Total ou Plus Reason, que cobre o cancelamento da viagem em outras situações, como:

  • Morte de familiar de até terceiro grau de parentesco;
  • Pendências legais do segurado;
  • Prejuízos graves na sua residência ou local de trabalho;
  • Incorporação a um novo posto de trabalho, em uma empresa distinta, com contrato de trabalho;
  • Demissão laboral ou carta de cancelamento de férias;
  • Entre outras.

Esteja sempre atento às condições gerais da apólice de seguro que você pretende comprar para não ter surpresas depois!


Faça já uma cotação grátis e ganhe até 10% de desconto na contratação de qualquer seguro viagem!


Como contratar seguro de cancelamento de viagem

Uma dica para economizar tempo e dinheiro na contratação de seguro viagem com cláusula de cobertura de cancelamento é usar o site da Seguros Promo, um comparador online que faz todo o trabalho para você e te ajuda a comparar, lado a lado, planos de seguro viagem diferentes, das melhores seguradoras do Brasil. A gente usa e recomenda!

No site da Seguros Promo, você compara grátis as melhores opções do mercado e escolhe a que melhor se ajusta ao seu estilo de viagem e orçamento, do conforto do seu lar, de maneira rápida e fácil.

Não perca tempo e faça já uma cotação grátis.

A empresa é nossa parceira e os leitores do Tô Pensando em Viajar têm desconto exclusivo de 5%. É só inserir o código TOPENSANDO05 no campo ‘Cupom de desconto’ na tela final de pagamento.

Para ganhar mais 5% de desconto, é só pagar via boleto bancário. Não perca também essas dicas infalíveis para encontrar seguro viagem mais barato.

Como escolher o melhor seguro com cancelamento de viagem?

Depois de acessar o site da Seguros Promo e preencher os dados da sua viagem na tela inicial, a ferramenta vai selecionar os melhores planos para você. Ordene-os por menor preço ou melhor custo-benefício para facilitar a visualização.

Para comparar o planos, marque ‘Comparar Plano’ em cada uma das opções e encontre o plano ideal para você. Na simulação a seguir, selecionei 4 planos de seguradoras diferentes para mostrar como eu faço a minha seleção.

Como contratar um seguro de cancelamento de viagem bom e barato

A comparação lado a lado é uma maneira fácil de escolher qual seguro é o ideal para você.

É importante ressaltar também, que nessa análise, vamos levar em consideração apenas seguro de cancelamento de viagem. Outros itens como valor de cobertura também são muito importantes e devem ser analisados com calma na contratação de um seguro viagem.

Na imagem abaixo, podemos ver que: o plano Affinity 60 Student oferece seguro de cancelamento de viagem de até USD 1.200, mas não oferece opção Plus Reason, ou seja, o reembolso só será feito em casos extremos de morte, doença ou acidente do segurado ou de parente até 1o grau.

Comparativo de seguro de cancelamento de viagem

Já o plano Intermac 40 Embassy EUR oferece seguro de cancelamento de viagem com pagamento de até 1.000 dólares na cobertura Plus Reason. Já o plano AC 50, da Assist Card, não oferece nenhuma proteção para cancelamento de viagem.

O plano AT 40 Inter da Assist Trip também parece uma boa opção, já que, além de ser o plano mais barato, oferece seguro de cancelamento de viagem com pagamento de até 1.500 dólares na cobertura Plus Reason.

Depois de selecionar a apólice de seguro viagem, você precisa também conferir as regras e condições gerais do planos que você escolheu.


Seguro viagem é obrigatório na Europa. Contrate já o seu com até 10% de desconto!


As regras das seguradoras em relação ao seguro de cancelamento de viagem

Confira as condições gerais dos planos de cada uma das seguradoras parceiras da Seguros Promo nos links a seguir:

É chato ler o documento todo de condições gerais? É. Mas recomendo fortemente que você faça isso. Se tiver alguma dúvida, busque auxílio com o atendimento da Seguros Promo. Com certeza eles estarão prontos para te ajudar!

Curta a página do Tô pensando em viajar no Facebook

Gostou da dica?

Já teve que cancelar alguma viagem de última hora? Deixa um comentário e conta pra gente. Sua história pode ajudar outro viajante!


Salve essas dicas no Pinterest

Dicas e desconto para contratar seguro de cancelamento de viagem


2 COMENTÁRIOS

  1. Muito obrigada pelas dicas. Foi o post mais completo que encontrei. O passo a passo para uma iniciante, como eu, é expetacular! #Sucesso #BoasViagens

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome