Apaixone-se por Gonçalves, Minas Gerais

Gonçalves é um pequeno município sul de Minas Gerais, cheio de charme, belezas naturais, e uma energia que vai fazer você se apaixonar por um destino perfeito pra curtir o frio delicioso da Serra da Mantiqueira.

goncalves-serra-mantiqueira

Apaixone-se por Gonçalves, em Minas Gerais

Como chegar em Gonçalves

Gonçalves fica a 240 km de São Paulo pra quem usa a melhor alternativa: Ayrton Senna – Carvalho Pinto. Se você vem de Belo Horizonte, vai rodar 464 km, 370 km do Rio de Janeiro.

Nossa super confiança no GoogleMaps nos levou pela Fernão Dias, o caminho ‘mais curto’, e nos brindou com 29 km de estrada de terra. O que não é ruim, se você quer um pouco mais de aventura!

estrada-de-terra-goncalves

O Que Fazer Em Gonçalves

Gonçalves oferece opções pra todos os gostos. O clima e o friozinho de montanha, ar puro, e abundante natureza são o cenário perfeito pra uma temporada romântica, ou de sossego e inspiração, longe da correria do dia a dia.

São muitas trilhas que podem ser feitas a pé, de bicicleta, a cavalo, ou de carro, cachoeiras, e mirantes incríveis, e claro muito queijo, doces, e comida mineira de dar água na boca! Impossível resistir às comprinhas…

Separei alguns lugares imperdíveis no centro da cidade:

  • A Senhora das Especiarias

A Senhora Das Especiarias é um dos lugares mais especiais em Gonçalves. Aqui você encontra geleias especiais, conservas, chutneys, azeites aromáticos, e outros temperos especialíssimos.

senhora-das-especiarias-01

Quando você entra na loja, dá de cara com as prateleiras cheias, e uma mesa com todos os produtos da loja para degustação. Você pode experimentar tudo antes de levar alguma coisa pra casa, e uma coisa eu garanto: Depois da degustação escolher o que levar pra casa vai ser super difícil, porque é tudo muito saboroso e especial.

senhora-das-especiarias-02

senhora-das-especiarias-03

Aliás, essa foi uma das coisas que mais me impressionou em Gonçalves. Não importa o lugar que você vá, tudo é sempre feito com carinho e cuidado, colocando toda atenção nos detalhes. Tem coisa mais carinhosa que isso?!

senhora-das-especiarias-04

  • Padaria São Francisco

padaria-sao-francisco

  • Bar do Marcelo

Olha só a variedade de cachaças do Bar do Marcelo – que não é um bar -. Incrível, não?! Quer produto mais mineiro que cachaça?!

bar-do-marcelo-interior-01

bar-do-marcelo-interior-02

  • Santa Villa

Lugar super gostoso pra comer um chocolate, sorvete ou tomar um chá no fim da tarde.

santa-villa-02

santa-villa-04

  • Dona Terra

Loja lindíssima de artesanato e móveis de madeira de enlouquecer!!

lojinha-01

lojinha-04

lojinha-02

  • A Pioneira

Queijo, geléia, doces, vinhos, cervejas locais, biscoito! Tudo delicioso, uma perdição! Pra se esbaldar!

a-pioneira-01

a-pioneira-02

  • A Feira de Orgânicos

Se você estiver em Gonçalves no sábado, não deixe de ‘dar uma banda‘ pela Feira de Orgânicos da Mantiqueira, é o evento semanal da cidade.

feira-organicos-01

Infelizmente chegamos no domingo e perdemos a feira, mas conseguimos dar uma passadinha no galpão onde acontece a feira, e acompanhamos o processo de embalagem das cestas de orgânicos que são enviadas pra outras cidades, e estados.

feira-organicos-02

feira-organicos-04

feira-organicos-05

feira-organicos-03

  • Sítio 3 Barras

Pra conhecer um produtor orgânico você pode ir até o Sítio 3 Barras visitar a dona Zezé!

sitio-3-barras-01

A variedade de produtos deles é incrível, e Dona Zezé é um encanto. Se você for de São Paulo, vai encontrar os produtos 3 BARRAS no Instituto Chão, e o melhor, a preço de custo!

sitio-3-barras-02

sitio-3-barras-03-zeze

  • Passeios com a Mantiqueira Ecoturismo

Agora, se você tem pouco tempo na cidade, ou quer conhecer melhor a região sem se estressar com as estradas de terra, é só escolher entre os vários passeios da Mantiqueira Ecoturismo, comandada pelo Henrique e pela Thainara.

mantiqueira-tour-sede

Eles oferecem vários Passeios 4×4, além de opções de trilhas e caminhadas, rapel, canoagem e mountain bike. Vale a pena conhecer o site deles.

Fizemos o Roteiro Alambique, e ADORAMOS!


Leia mais sobre nossa experiência com Mantiqueira Ecoturismo, em Gonçalves, MG.


Onde se Hospedar em Gonçalves

Quem nos recebeu em Gonçalves foi a Pousada Bicho do Mato. O lugar é lindo, e tivemos uma experiência maravilhosa. Um privilégio poder terminar o dia nessa piscina aquecida!

pousada-bicho-do-mato-piscina


Leia Mais Sobre Nossa Experiência na Pousada Bicho do Mato


Onde Comer em Gonçalves

O Restaurante Sauá, que fica na Pousada Bicho do Mato nos surpreendeu. Um menu incrível, de primeiríssima, executado de maneira impecável. Me dá fome só de pensar… Tudo isso cercado por uma vista panorâmica de tirar o fôlego.

pousada-bicho-do-mato-salao-restaurante

Gonçalves espera você pra curtir a temporada de frio que já começou!!

Tô pensando em viajar, e você?!

Leia Mais sobre Gonçalves:


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


Compartilhe!
Alessandra

ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

Leia também...

11 Comentários

  1. Que lugar mais lindo!!! Sou de Portugal e já fui várias vezes a MG, um estado que eu adoro, mas nunca tinha ouvido falar de Gonçalves. Obrigado por mostrar essa cidade. Abraço e boa sviagens.

  2. Luan Perez disse:

    Minha família mora do lado, na cidade de Paraisópolis -MG, mas fui apenas uma vez em Gonçalves no casamento de um amigo, em uma linda igrejinha que fica no alto do morro.
    Pretendo visitar a cidade novamente no futuro e guardarei suas dicas para poder aproveitar ao máximo a cidade.
    Abraço!

  3. Marianne disse:

    Adorei o lugar! Amo essas cidadezinhas pequenas, coloridas, e com comidinhas deliciosas! Babei nos queijos!

  4. Parabéns pelo artigo, nunca tinha ouvido falar deste cantinho tão belo e cheio de potencial turistico! Obrigado por partilhar.

  5. Josiane Bravo disse:

    Se o intuito do post era para se apaixonar, acho que você conseguiu passar isso para mim, estou simplesmente encantada com o charme e graciosidade de detalhes em todos estes lugares de Goncalves. Sou mineira (mas moro em SP), e confesso que ainda não sabia que Minas tinha uma cidade tão fofa e ainda rodeada por verde. Achei uma graça o café e fachada da padaria todo colorido. Acho que ia neste café só por causa da sua decoração rs, mas claro, um cafezinho e um paozinho de queijo mineiro não passaria batido.

    Abraços

  6. Já me apaixonei!!! E lá tem um Festival Gastronômico que preciso muito ir conhecer.

  7. Paula Abud disse:

    Passamos por Gonçalves de passagem, e fiquei muito tentada a voltar, agora já tenho mais motivo ainda. Esse roteiro é exatamente o tipo que eu adoro: com lugares ótimos pra comprar doces e outros itens de Minas e a casinha de Chá é um encanto! Além do que, Gonçalves é aqui perto!
    Amei o seu post, muito completo!!
    Beijos.

  8. Quantos lugares fofos e babei em muitas das fotos de comida! Deu muita vontade de conhecer. :-)

  9. Gisele Ramos disse:

    Que delícia de viagem! Nunca nem tinha ouvido falar na região, parece tudo gostoso e acolhedor!

  10. Dá gosto de ver essas fotos! Que lugar encantador!
    E esses doces mineiros? Essas casas de doces são os melhores! <3
    Parabéns pelas dicas! Adorei!