O ovo fica em pé na Linha do Equador em Macapá?

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Macapá é a única capital brasileira cortada pela linha imaginária do Equador, que divide a Terra em Hemisférios Norte e Sul, e um dos principais cartões-postais da cidade é o Complexo do Marco Zero. Dizem que ali, bem em frente ao obelisco de 30 metros de altura, é possível equilibrar um ovo em pé na Linha do Equador. Será que é verdade?

Marco Zero do Equador em Macapá, Amapá


Leia também: A lenda do açaí, o rei da Amazônia


Marco Zero da Linha do Equador em Macapá

O Complexo do Marco Zero fica a 2km do centro de Macapá e inclui:

  • Monumento do Marco Zero
  • Estádio Milton de Souza Corrêa (apelidado de Zerão)
  • Sambódromo

O Monumento do Marco Zero do Equador é um ‘relógio de Sol’ com 30 metros de altura que marca o local por onde passa a linha imaginária do Equador, que divide Macapá em hemisfério norte e sul.

Monumento do Marco Zero do Equador em Macapá

O monumento foi construído para a contemplação dos equinócios da primavera (março) e do outono (setembro), fenômeno natural que faz com que os dias e as noites tenham a mesma duração.

O Zerão é o único estádio no Brasil onde o campo é dividido pela Linha do Equador. Aqui um time joga no hemisfério Norte e o outro no hemisfério Sul. Não é interessante?

Estádio Zerão em Macapá


Em dois lugares ao mesmo tempo

Me senti o próprio gato de Schrödinger ao estar em dois lugares ao mesmo tempo! Pisando simultaneamente no hemisfério sul e hemisfério norte do planeta. Que loucura isso!

Em pé nos dois hemisférios no Marco Zero em Macapá


Você já pensou em fazer seguro viagem nacional?

Além de assistência médica e odontológica, o seguro viagem nacional oferece outras coberturas importantes, como: reembolso de despesas por atrasos ou cancelamentos de voo, dano ou extravio de bagagem e até mesmo cancelamento de viagem.

Tudo isso por um investimento de menos de R$5 por dia de viagem!

Não perca tempo e faça já uma cotação no site da Seguros Promo com até até 10% de desconto!

QUERO DESCONTO


Leia também: Dicas infalíveis para comprar seguro viagem mais barato


Mas afinal de contas, o ovo fica em pé na Linha do Equador?

Depois de algumas tentativas – e um ovo quebrado -, o Sandro, da Cunani Turismo, finalmente conseguiu equilibrar o ovo em pé na Linha do Equador. Olha ele aí!

O ovo fica em pé na Linha do Equador em Macapá?

» Isso tem fundamento científico?

Apesar de alguns especialistas garantirem que não existe uma lei física que justifique o equilíbrio do ovo neste local exato, outros dizem que o fenômeno acontece graças a força de Coriólis, que existe por conta da rotação da Terra.

Independente da explicação científica (ou não), taí o ovo em pé. E você, já tinha ouvido falar nesse curioso fenômeno?


Onde ver o ovo em pé na Linha do Equador?

O Monumento do Marco Zero da Linha do Equador fica na Rod. Juscelino Kubitscheck, no Jardim Marco Zero, em Macapá.

» Como chegar

Uma boa dica para conhecer as atrações de Macapá de maneira rápida e prática é alugar um carro para se locomover mais facilmente.

Aplicativos de mobilidade como 99 e Uber também funcionam super bem.

Uma super dica para economizar é usar um comparador online para comparar preços de diferentes locadoras em uma única plataforma.

Nós sempre usamos o site da Rentcars, empresa brasileira que garante o melhor preço e parcelamento sem juros no cartão de crédito.

FAÇA UMA COTAÇÃO


Leia também: O site Rentcars é confiável? Vale a pena usar?


Leia mais dicas de viagem para o Amapá


Salve este post no Pinterest

Uma das atrações de Macapá é a possibilidade de equilibrar um ovo em pé na Linha do Equador, no Marco Zero. Será que é verdade?


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM