Para começar a falar sobre a super instagramável Train Street, em Hanói, no Vietnã, tenho que contar um causo.

Estava eu, dentro de um táxi, na capital do Vietnã, plena e super cansada depois de percorrer o circuito turistão da cidade, quando me dei conta que tinha caído no golpe do taxímetro envenenado.

O valor da tarifa pulou de 10.000 para 200.000 em menos de 5 minutos e a minha ficha caiu. Neste exato momento, olhei pela janela e tive uma visão!

Avistei uma imensa linha de trem cortando prédios antigos e resolvi parar. Imediatamente gritei STOP e assim que o táxi parou, voamos para fora.

A surreal Train Street em Hanoi, Vietnã

Foi desse jeito, meio sem querer, que acabei descobrindo a ‘insta-famosa’ Train Street, um ‘fenômeno urbano’ que atrai centenas de turistas por dia, à espera da passagem do trem por ali.


Leia também: O Lago Hoan Kiem e o Templo da Tartaruga


O que é a Train Street?

A área residencial onde fica a Train Street foi construída às margens da linha de trem, no bairro antigo de Hanói (Old Quarter). O que a torna tão peculiar é que, todos os dias, o trem passa por entre os prédios e casas.

A rua é tão estreita que, quando o trem passa, as pessoas têm que ficar de pé contra a parede. Uma loucura!

A surreal Train Street em Hanoi, Vietnã

Visitar a Train Street em Hanói é uma das coisas mais originais para se fazer em Hanói e obviamente, caiu no gosto popular dos gringos, que se acotovelam por aqui, sentados em pequenos bancos de plástico nos recém inaugurados bares e cafés improvisados nos trilhos do trem.

Bares na Train Street em Hanoi

Quando a gente escuta o trem vindo lá de longe, dá para sentir a correria se instaurar.  Todo mundo se levanta e corre para arrumar um lugarzinho encostado na parede. O trem passa e se você piscar, já era!

Depois que tudo acaba, a vida volta ao normal. Cervejinha, café e papo. Até a próxima vez que o trem passar.

Turistas invadem a Train Street em Hanoi, Vietnã

Quando passa o trem?

O trem geralmente passa na Train Street duas vezes por dia, às 15:30 e às 19:30. Mas os horários podem varias dependendo da época do ano e do dia da semana.

É mais fácil ver o trem passar durante os finais de semana e feriados, já que a frequência de viagens aumenta.

Onde fica Train Street, em Hanói

Para encontrar o local exato desta ‘atração turística’ de Hanói é só digitar ‘Train Street’ no seu aplicativo de GPS. Eu gosto de usar o aplicativo Maps.Me, que permite que eu use meus mapas do Google My Maps personalizados offline.

» Como chegar à Train Street em Hanói

Usei o Grab para me locomover por Hanói e Ho Chi Minh. O aplicativo, que é considerado o ‘Uber do Sudeste Asiático’, funciona muito bem no Vietnã, com uma única peculiaridade: você deve sempre pagar em dinheiro.

Recomendo sempre ter trocado para facilitar o troco, viu?!


Os cafés da Train Street

Há muitos cafés e lojas no trecho da Train Street em Old Quarter. Listei alguns a seguir, mas quer meu conselho, vá até lá e escolha o que melhor se encaixar no seu clima.

Segurança na Train Street

Encontre um local seguro e não coloque a sua vida ou a vida de qualquer outra pessoa em risco, hein?!

Sofia caminhando nos trilha da Train Street em Hanoi


Aproveite sua visita à Train Street para visitar os belos murais de Phùng Hưng


Leia mais dicas de Hanói e do Vietnã


Salve estas dicas no Pinterest

Conheça a sensacional Train Street, um fenômeno urbano no bairro antigo (Old Quarter) em Hanói, capital do Vietnã, no Sudeste Asiático.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome