A piadina é um lanche típico da região da Emilia Romagna, na Itália. Trata-se de um tipo de pão, servido em um formato que lembra uma panqueca, que leva os mais diversos recheios doces e salgados. Para a felicidade daqueles que já provaram, existe piadina em São Paulo!

Se você ainda não provou, mas ficou curioso, chegue mais e conheça a Via Emilia Piadineria, um charmoso restaurante na rua dos Pinheiros, um verdadeiro polo gastronômico na cidade de São Paulo.

Via Emilia Piadineria: piadina em São Paulo

A casa foi aberta em 2014 e já recebeu alguns prêmios de melhor lanche da cidade. O carro chefe da casa são as piadinas salgadas e doces mas o restaurante oferece também outros pratos da culinária italiana no almoço e no jantar.

O cardápio tem muitas opções incluindo entradas, saladas, massas, risotos e filé à parmegiana. Além disso tem variadas sobremesas. Durante a semana há opção de almoço com opções fixas.

Nós experimentamos as piadinas salgadas e doces mas pretendemos voltar para provar um dos pratos do menu, afinal comida italiana é preferência por aqui!

» Ambiente

O restaurante é aconchegante, com decoração charmosa e muitas Vespas, espalhadas por todos os lados. Essa que fica no terraço é uma atração a parte!

Via Emilia Piadineria

O restaurante conta com 3 ambientes: o terraço ao ar livre logo na entrada, o salão principal e um espaço intimista nos fundos. O atendimento foi gentil e o serviço eficiente. Aprovado!

» As piadinas salgadas da Via Emilia

Vamos ao que interessa! As piadinas são produzidas com farinha importada da Itália. Aliás, vários outros ingredientes utilizados nas piadinas da Via Emilia Piadineria também são italianos.

É perceptível sentir a qualidade dos ingredientes usados e o primor no preparo dos lanches.

Há duas versões para as piadinas: a tradicional feita com farinha de trigo branca e banha de porco, e a integral que leva farinha integral e azeite de oliva.

As piadinas são servidas em dois tamanhos médio e grande. A de tamanho grande é acompanhada por uma saladinha ou por chips de tubérculos.

» O que pedimos?

Provamos as piadinas Fidenza, que leva rosbife caseiro, queijo fundido, cebola caramelizada, tomate e rúcula. E a outra pedida foi a Piacenza, presunto cru italiano, lascas de grana padano, cogumelo paris salteado e rúcula. Como pedimos no tamanho grande, que é ótimo para uma refeição principal, experimentamos as duas opções de acompanhamentos, saladinha e chips. Ambas tinham massa tradicional, com farinha branca.

Ficamos curiosas para saber se a integral era muito diferente da tradicional e acabamos pedindo uma Formigine média, essa leva mozzarella de búfala, tomate e pesto de manjericão.

Via Emilia Piadineria

Avaliação: nota 10 com louvor e muito sabor. Todas as piadinas salgadas estavam maravilhosas! O sabor da massa e a combinação dos recheios é incrível! Eu comeria isso todos os dias da minha vida, tudo bem tô exagerando porque tô lembrando delas enquanto escrevo esse post, mas pretendo comer muitas vezes na minha vida. A massa integral é também muito saborosa, foi uma boa surpresa.

» Piadinas Doces

Comer uma das piadinas doces é obrigatório. Elas são perfeitas. Pedimos uma de ganache de Nutella e uma de doce de leite. Super recheadas, assim como as salgadas, e os recheios simplesmente deliciosos. A de ganache de Nutella tem um sabor delicado, não tem aquele gosto forte de avelãs e a de doce de leite, afff! Divinas.

Via Emilia Piadineria

Minha sugestão é, você vai na Via Emilia Piadineria para um lanche? Peça uma piadina média salgada e uma doce. Agora se for para uma refeição principal peça a salgada grande e uma doce. Você certamente será feliz.

Endereço da Via Emilia Piadineria

Ficou com vontade de comer uma piadina?! A Vila Emilia Piadineria fica na Rua dos Pinheiros, 537, Pinheiros, próximo à estação Fradique Coutinho, da linha amarela do metrô de São Paulo.

Curta a página do Tô pensando em viajar no Facebook

Horário de funcionamento da Via Emilia Piadineria

A Via Emilia funciona de segunda a quinta, das 12h às 23h, sexta, das 12h às 0h e sábado, das 13h às 0h.


Acesse o site para mais detalhes


Leia mais dicas de São Paulo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome