Conheça o Museu Seleção Brasileira no Rio de Janeiro

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Durante uma visita recente à cidade do Rio de Janeiro visitei o tecnológico Museu Seleção Brasileira, que eu nem sabia que existia.

Neste post, conto tudo sobre a minha visita.

Museu Seleção Brasileira


Leia também: Museu do Futebol em SP: paixão e interatividade


O Museu Seleção Brasileira

O Museu Seleção Brasileira foi inaugurado em 1º de agosto de 2014 e ocupa uma área de 1000 metros quadrados.

Ele usa tecnologia e interatividade para contar a história da Seleção Brasileira desde os seus primeiros jogos até hoje.

Os fanáticos por futebol vão ficar loucos com a possibilidade de ver ao vivo várias peças históricas da Seleção Brasileira, como troféus, uniformes e fotografias. A interatividade é o outro ponto alto do museu, e transforma a visita em uma experiência super imersiva. Impossível não se arrepiar!

Museu Seleção Brasileira


Leia também: Como é o Museu Pelé em Santos


Onde fica o Museu Seleção Brasileira

O Museu Seleção Brasileira fica na Avenida Luís Carlos Prestes, 130, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, no mesmo prédio onde funciona a nova sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O museu é super interativo, e tem um acervo que vai fazer chorar aquele fanático por futebol. As taças das cinco Copas do Mundo conquistadas pela Seleção mais vitoriosa de todos os tempos – em 1958, 1962, 1970, 1004 e 2002 – são exibidas em um espaço que revive convida os visitantes a revirem esses êxitos. Nas paredes da sala em que os troféus estão expostos são projetadas as melhores imagens dos Mundiais conquistados.


Horário de funcionamento e ingressos do Museu Seleção Brasileira

O museu está aberto todos os dias das 10h às 18h, com entrada até 17h30, exceto nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro.

O ingresso do Museu Seleção Brasileira custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia para estudantes e idosos). O pagamento pode ser feito em dinheiro e cartões de débito e crédito.

Crianças menores de 6 anos não pagam, nem professores de rede pública e nem pessoas com necessidades especiais, que tem direito a acompanhante com entrada grátis também. Você pode acessas o site oficial do museu para mais informações.

O Museu Seleção Brasileira também oferece aos visitantes estacionamento gratuito, no local.


A Visita ao Museu Seleção Brasileira

Uma coisa muito legal é que todas as visitas ao Museu do Futebol são guiadas, mesmo se você não estiver em grupo. Isso faz com que a experiência fique mais completa e interessante, já que os guias sabem muito sobre o assunto e são apaixonados pela Seleção. Até eu, que não sou muito fã e entendo quase nada de bola entrei no clima!

Olha só os destaques da minha visita ao Museu Seleção Brasileira:

» Origens

Na primeira sala do museu damos de cara muita história sobre a origem da Seleção Brasileira de futebol, sua criação e a conquista da Copa Roca, um torneio amistoso com a seleção argentina que aconteceu em 1914.

Depois de uma projeção sobre a chegada do futebol ao Brasil, a gente ainda pode ver os primeiros troféus da Seleção e objetos únicos de um acervo conquistado ao longo dos anos.

Museu Seleção Brasileira

» Nossa Pele

Nessa sala podemos ver a evolução das camisas do uniforme da seleção brasileira ao longo dos anos, desde sua estreia em 1914 até os dias atuais. É interessante notar que as camisas estão assinadas, já que foram doadas por jogadores da seleção.

Museu Seleção Brasileira

» Uma Lenda Centenária

Finalmente chegamos à primeira sala totalmente interativa do museu. Aqui você vai encontrar muita informação sobre todos os jogos da Seleção Brasileira. Fichas técnicas, fotos, vídeos.

Museu Seleção Brasileira

Tudo isso faz parte de um imenso arquivo multimídia, que você pode acessar nessas mesas touchscreen, na ponta do dedo!

Museu Seleção Brasileira

Outro destaque são os ‘dials touchscreen’, que ficam nas paredes da sala. Você pode ouvir narrações dos gols da seleção e cantos da torcida. Muito legal!

Museu Seleção Brasileira

» Sala de Troféus

Essa sala reúne quase 200 troféus conquistados pela seleção brasileira ao longo da sua história, inclusive da super mega talentosa e vitoriosa Seleção Brasileira de Futebol Feminino.

Museu Seleção Brasileira

Além de passear pela sala e ver os troféus, você também pode navegar por cada um deles em uma tela gigante, usando a tecnologia kinect. Com os movimentos do braço você pode acessar uma série informações sobre cada troféu exposto na sala. Olha só que legal.

Museu Seleção Brasileira

» Reis do Mundo

A sala Reis do Mundo é uma das mais emocionantes do Museu Seleção Brasileira. É aqui que podemos ver de pertinho as réplicas das cinco taças da Copa do Mundo pertencentes ao Brasil.

Museu Seleção Brasileira

» Brasil: 27 Estados, Um Só DNA

Outro belíssimo destaque. Nessa exposição, cada Estado brasileiro é representado por uma bola de futebol de várzea com características da cultura daquela região. Apesar de sermos um país continental, muitas coisas nos unem, como o amor ao futebol, não é?

Museu Seleção Brasileira

» Passeio dos Campeões

Na parede oposta à exposição das bolas podemos ver uma constelação com os nomes de todos os jogadores que já fizeram parte da seleção brasileira.

Museu Seleção Brasileira

» Planeta Brasil

Esse globo interativo vai te mostrar informações sobre todos os países que já foram adversários do Brasil em campo. Quer saber quantas vezes o Brasil ganhou da Itália? É só clicar!

Museu Seleção Brasileira

» Nós Somos Canarinhos

A última sala é dividida em duas. A primeira, CBF Immersive, permite ao visitante ter uma experiência interativa e acompanhar momentos emocionantes da seleção brasileira usando óculos de realidade virtual. Do outro lado da sala os visitantes vão poder se divertir com jogos de conhecimento sobre a seleção brasileira e jogo da memória com figurinhas dos jogadores.

Museu Seleção Brasileira

Para terminar, você pode tirar uma fotografia sua usando como fundo cenas memoráveis da Seleção Brasileira e pode levar a foto como recordação para casa.

Na saída do museu damos de cara com as novidades do acervo: a medalha de ouro que o jogador Weverton ganhou nos Jogos Olímpicos de 2016 e a camisa que Neymar usou no final das Olimpíadas 2016, com o autógrafo de todos os jogadores que participaram do Ouro Olímpico.

 


Loja e café

Você também pode visitar a loja, com produtos temáticos da Seleção Brasileira e/ou aproveitar para tomar um cafezinho ou fazer um lanche.

Museu Seleção Brasileira

Gostou da dica?

Você já conhecia o Museu Seleção Brasileira no Rio de Janeiro? Achou legal? Deixa um comentário e conta para gente a sua opinião. Bora torcer junto pelo hexa! Será que dá?


Salve esta dica no Pinterest

Museu Seleção Brasileira


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM