Fazer um safári no Kruger Park, na África do Sul é uma experiência que merece o topo da sua bucket list. E não é só eu que acho isso não! Milhares de turistas de todas as partes do mundo lotam o país em busca de ver de perto os famosos Big 5 e levar uma lembrança fotográfica pra casa. Imagine adicionar a este sonho a possibilidade de hospedar-se em um luxuoso e exclusivo lodge sem cercas, no coração do lowveld sul-africano, com uma vista infinita da savana. Imaginou?!

Bem-vind@ ao Makumu Private Game Lodge, na Klaserie Private Nature Reserve em Hoedspruit, África do Sul!

Makumu Private Game Lodge

O Makumu Private Game Lodge fica em uma das áreas menos turísticas do Parque Nacional Greater Kruger, formado pelo Kruger e por reservas privadas adjacentes ao parque, que derrubaram suas cercas pensando no bem estar dos animais e em seu comportamento de migração.

O Makumu fica na Klaserie Private Nature Reserve (KPNR), uma reserva Big Five e uma das maiores reservas naturais privadas na África do Sul, com 60.000 hectares.

Makumu Private Game Lodge: até onde a vista alcança

Makumu significa ‘vista sem fim‘ em Zulu e é assim que você se sente ao chegar lá.

O conceito aberto do lodge é um convite a abraçar essa vista infinita. Grandes espaços abertos, sacadas imensas, vista de lado a lado a lado a lado arrancam um uau atrás de outro. Me belisca, tô sonhando, né?!


Saiba mais sobre o Makumu no site oficial do lodge!


A história do Makumu Private Game Lodge

O Makumu Private Game Lodge é a realização do sonho de infância de Stefan Breuer, um apaixonado pela África e seus tesouros naturais e culturais. Esse luxuoso lodge oferece uma experiência de safári super íntima e exclusiva, já que ele possui apenas três suítes, que são ligadas entre si e à casa principal por uma passarela de madeira.

A passarela, além de servir como elo de ligação, também mantém os hóspedes afastados dos animais. Afinal de contas, não existem cercas por aqui e quem são os donos do lugar são eles. Nós somos apenas visitantes!

E por falar em donos da grama casa, olha só alguns deles aí!

Experiência única!

A possibilidade de fugir das multidões de turistas e ter uma experiência mais íntima e exclusiva foram alguns dos motivos que nos fizeram escolher o Makumu Private Game Lodge durante nossa viagem de 10 dias na África do Sul. O lodge funciona no esquema all inclusive, com bebidas, 3 refeições e 2 game drives diários inclusos na diária. E vou te falar uma coisa: não poderia ter sido melhor!


Encontre ofertas de hospedagem no Makumu!


Como foi a nossa experiência no Makumu Private Game Lodge

As expectativas eram altas. Muito altas, confesso. Não tinha como ser diferente depois de passar horas e horas destrinchando o site e me apaixonando por cada foto e detalhe do lodge e de sua filosofia.

Quando eu li a frase: ‘Essa paisagem mantém um ritmo antigo, carregado de energias de todas as pessoas, tribos e criaturas que caminharam sobre ela antes de nós.’ no site do Makumu, eu imediatamente entendi: era esse o lugar!

Como são belos os mistérios das escolhas, não?!

Rumo ao Makumu Private Game Lodge

Passamos a manhã percorrendo a Rota Panorâmica e nem vimos o tempo passar. Chegamos em Hoedspruit depois das 14h e partimos direto para o headquarter da Reserva Klaserie (30km do centro da cidade).

Sid, nosso driver, já estava nos esperando no maravilhoso jipe adaptado pra todo e qualquer tipo de obstáculo terrestre. Com todos a bordo e tudo pronto pra começar a viagem até o coração da savana, lá vamos nós!

Calma! Não sem antes ganhar um boné e uma cervejinha geladinha.

Amig@, se já começou assim, não dá pra ser ruim, concorda?!

A ‘ansiedade pré-safári’

Li muitos relatos sobre safáris antes de embarcar para a África do Sul e todos eles falavam sobre a mesma coisa: safáris são imprevisíveis. A gente nunca sabe o que vai encontrar, ou se vai encontrar algum bicho. Tentando lidar com toda essa ansiedade, já nos primeiros momentos de estrada, um presente: demos de cara com essa belezura! Ufa!

Finalmente, o lodge!

Depois de uma viagem de meia hora, quarenta minutos, que passou rapidinho, e já de olho no sol, que já apontava em rota descendente para o horizonte, avistamos pela primeira vez o Makumu Private Game Lodge.

UAU!

Olhei pro lado, nada, olhei pro outro, nada. Nunca vi tanto tudo em nada!

As boas-vindas!

Assim que chegamos fomos recebidos por uma equipe maravilhosa e super acolhedora. Capitanead@s pelos simpaticíssimos Janet e Chris, essas pessoas são os guardiões desse refúgio maravilhoso. Casa deles, sua casa.

Com o passar dos dias, a gente vai se sentindo cada vez mais em casa, e o mérito é todo dessa equipe maravilhosa, realizadora de sonhos!

Tudo é impressionante no Makumu Private Game Lodge, da entrada, à decoração, à vista inacreditável, à atenção aos mínimos detalhes.

Em casa, no Makumu Private Game Lodge

Logo já estávamos em casa! O clima é tão gostoso que a gente se sente na casa de um amigo, de um parente, com um belíssimo detalhe dessa casa estar localizada no coração da savana africana! Aiai!

Sistema all-inclusive

O Makumu funciona no esquema all inclusive, com 3 refeições, toda e qualquer bebida e game drives inclusos na diária. O que torna tudo bem mais divertido, não é?!

O café da manhã é servido nessa mesona, na grande sala da casa principal.

E o almoço é servido na cozinha! Impossível não se sentir em casa, né?! E é isso mesmo que eles querem. Que você sinta-se em casa, longe de casa!

Você pode pegar um lanchinho ou uma fruta a qualquer momento na cozinha, e atacar uma outra geladeira cheia de bebidas (refrigerante, suco, água, cerveja, vinhos, etc, etc, etc). Tudo à disposição dos hóspedes.

Você mesmo vai até lá e pega o que você quiser. Demais!

A noite no Makumu

Os jantares são servidos no deck de madeira na parte externa do lodge chamado boma.

Foi ali, sob o estrelado céu africano, à luz de velas e lanternas, que passamos nossas noites ao redor do fogo, ouvindo os bichos e a noite que acontecia na savana. Também pudemos experimentar o braai, tradicional churrasco sul-africado, feito diretamente sobre a brasa. Delicioso!

Pra acompanhar o churrasco, que céu estrelado, minha gente, que céu estrelado!

Piscina

Como se tudo isso não fosse suficiente, você ainda pode curtir uma piscina deliciosa com aquela famosa vista que a gente não cansa de ver!

As suítes

As três suítes do Makumu são inspiradas pelas tribos Bushman, Ndebele e Zulu e cada uma delas é decorada de maneira única, com peças tradicionais dessas tribos. Todas elas são imensas e têm um deck ao ar livre com rede e cadeiras e até um chuveiro externo, também ao ar livre para as noites de verão.

Nos hospedamos na suíte Bushmen, que tinha um quarto principal de casal e um segundo quarto menor. Uma sala de entrada com pinturas Bushmen separa os dois quartos, cada um com um banheiro.

Olha só que incrível o quarto de casal.

Na estação de trabalho com vista para as árvores encontramos mais informações sobre o funcionamento do lodge e medidas de segurança no caso de encontros com animais selvagens, tudo bem explicadinho – em inglês -!

Makumu Private Game Lodge, na África do Sul

O banheiro do quarto de casal é simplesmente fenomenal! Depois dessa banheira com vista, não tem pra ninguém! A não ser pro chuveiro delicioso e pro ‘reservado’ com parede de vidro e vista pra savana. IN – CRÍ – VEL!

Makumu Private Game Lodge, na África do Sul

O quarto de solteiro anexo é um pouco menor – tenho até raiva de falar isso, porque os quartos são ENORMES! – e tem um banheiro próprio com chuveiro e ‘reservado‘ com vista!

Makumu Private Game Lodge, na África do Sul

Makumu, Makumu, Makumu!

E vou te falar uma coisa: se tem uma coisa que aproveitamos, foi a vista, viu?! Era só olhar pro horizonte pra sentir a alma aumentar!!! Vista infinita, beleza infinita, né?!

Makumu Private Game Lodge, na África do Sul

A luz de velas

Ahhh, e eu quase esqueço de falar: quando cai a noite, o lodge é inteiro iluminado por luz de velas. Aqui não existe luz elétrica.

Makumu Private Game Lodge, na África do Sul

Tá bom, tá bom, existe sim, mas só para o básico: esquentar a água do chuveiro, fazer o ventilador de teto funcionar, carregar o celular – numa salinha separada -. O Makumu é um lugar de sonhos, que te oferece uma oportunidade rara nos dias de hoje: Desligar pra religar.

Pra completar a experiência, dormimos do jeito que eles sugerem no Makumu: confortavelmente com a janela aberta, escutando o barulho dos bichos. Obviamente, por estarmos em uma zona com risco de malária, mantivemos a tela sempre fechada, principalmente no fim da tarde, mas o vidro ficou a noite toda aberto e foi uma experiência maravilhosa! Recomendo!

Não esqueça o seguro viagem, hein?

Se você está se preparando para uma viagem como essa, é essencial contratar um seguro viagem é essencial. Só pra você saber, um dia de internação em um hospital na África do Sul pode custar 631 dólares. Já pensou? Melhor investir menos e garantir assistência em caso de emergência ou acidente, né?

Faça uma cotação grátis para comparar planos variados, de várias seguradoras de uma vez só. Encontre o melhor seguro para a sua viagem.


Leia também: Qual é o melhor seguro viagem para África do Sul


Safári, safári, safári!

E já que estamos no meio da savana africana, é essencial sair em busca dos animais selvagens que rondam livremente pelo Greater Kruger! Aqui no Makumu os safáris, ou game drives são privados e você ganha atenção exclusiva dos dois guias (ranger e tracker) incríveis que cuidam da gente durante essas aventuras!

Makumu Private Game Lodge, na África do Sul

Os game drives acontecem duas vezes ao dia, saindo logo cedo, antes do nascer do sol e no fim da tarde, pouco antes do pôr do sol. Vimos muitos animais durante os 4 game drives que fizemos no Makumu (2 de manhã e 2 no final da tarde).

Makumu Private Game Lodge, na África do Sul

Girafas, hienas, zebras, elefante, gnus, kudus, rinocerontes, impalas, leopardo. Ver esses animais selvagens livres, leves e soltos na natureza é uma emoção sem igual.

Makumu Private Game Lodge, na África do Sul

Não vou mostrar tooodas as fotos agora, né?! Tenho que guardar algumas pro post fotográfico que vem por aí! Aguarde a confira! ;)

Makumu Private Game Lodge, na África do Sul

Outro destaque desses game drives foi observar as cores das horas mágicas da África do Sul. Todo começo e fim de dia uma sensação, cores diferentes e maravilha!

Makumu Private Game Lodge, na África do Sul

Durante o game drive do fim de tarde a gente sempre descia do carro e tomava uma taça de vinho, ou uma cervejinha. Fique um pouco preocupada de descer do carro na primeira noite, mas depois acostumei e até fiz pose, olha só!

Makumu Private Game Lodge, na África do Sul

De manhã cedinho a vez era do café, feito em uma Bialleti gigante usando um fogareiro. No meio da savana! AMEI!

Makumu Private Game Lodge, na África do Sul

Makumu Private Game Lodge, na África do Sul

Ahh, e não subestime o frio, hein?! Coloque um casaco, de preferência à prova de vento e abuse da cobertinha, que eles carinhosamente preparam pra você!

Makumu Private Game Lodge, na reserva Klaserie, Hoedpruit, África do Sul

A hora de dizer tchau!

Hora de dizer tchau. Depois de uma experiência maravilhosa dessas, em um lugar assim especial, na hora de ir embora fica sempre aquela saudade.

Olha só toda a equipe do Makumu dando um último tchauzinho pra nós!

Makumu Private Game Lodge, na reserva Klaserie, Hoedpruit, África do Sul

Hora de pegar a estrada novamente e partir pra próxima aventura. Um safári self-drive no Kruger Park.


Gostou?! Encontre ofertas de hospedagem no Makumu


Aluguel de Carro na África do Sul

Dirigir na África do Sul, na mão inglesa, pode parecer um desafio bem maior do que realmente é, mas não é tudo isso não, viu?! Fique tranquil@! A dica é alugar um carro automático e ir com calma até o cérebro acostumar.

Makumu Private Game Lodge, na reserva Klaserie, Hoedpruit, África do Sul

A nossa dica para alugar um carro na África do Sul é usar o site da Rentcars.com. Assim você garante o melhor preço e melhores condições no aluguel de carro, já que pesquisa de uma vez só os preços de várias locadoras diferentes, não paga iof e ainda pode dividir o valor em até 12 vezes sem juros.


Quer mais dicas?! Leia também: Como é dirigir na África do Sul?


Durante a nossa viagem de 10 dias na África do Sul de carro usamos o serviço da First Car Rental, representante da Sixt e correu tudo certo! Eles foram nossos parceiros nesse projeto e emprestaram um carrão pra gente explorar as belezas desse país maravilhoso!

Tô Pensando na África do Sul

Essa viagem foi um projeto independente, 100% idealizado e realizado pelo Tô Pensando em Viajar e contou com parceiros incríveis que chegaram pra somar! Olha só quanta gente boa!

Leia mais sobre a África do Sul


Salve esse artigo no Pinterest e aproveite todas as nossas dicas por lá!

Bem-vind@ ao Makumu Private Game Lodge, um luxuoso e exclusivo lodge sem cercas, com uma vista espetacular, no coração do lowveld sul-africano.

Gostou das dicas?!

Use nossos links de afiliados para contratar seguro viagem, reservar seu hotel e alugar um carro. Assim você ajuda o Tô Pensando em Viajar a se manter e não paga nada mais por isso!


O Makumu Private Game Lodge foi nosso parceiro nessa viagem. Independente da cortesia, as opiniões escritas aqui são independentes e pessoais. A gente experimenta e conta tudo pra você! Leia mais sobre as políticas do blog.


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


Salvar

Salvar

24 COMENTÁRIOS

  1. Oi Alessandra, que delícia esse seu blog, … hummm!?! Amei!! Li, mas não captei informações sobre fazer o safari privado, mesmo não estando hospedada dentro da reserva privada. Sabe me informar se é possível?

  2. Gostaria de te perguntar sobre os animais e insetos. Eles são constantes e se encontram no hotel tb? Ou não? E como vcs fizeram com o carro alugado? Deixaram em um estacionamento ou devolveram em Hoedspruit para depois pegar o transfer do hotel?

    • oi Pedro, tudo bem?! Deixamos o carro alugado estacionado no Headquarter da Reserva Klaserie. De lá a gente pega um 4×4 até o Makumu. Usamos repelente constantemente, mas não achei a quantidade de insetos muito grande não. Talvez pela época do ano (junho). O Makumu é um lodge sem cercas, e os animais podem ir e vir. Se você der sorte, pode até ver elefantes tomando água na piscina! :)

  3. Oii.. Adorei as dicas !! Queria saber como que funciona a hospedagem e os safaris no hotel !! Para fazer 4 safaris, 2 de manha e 2 a noite, poderiamos nos hospedar para 2 noites no hotel ?? Dai chegaria no hotel no horario do almoco, e faria o primeiro safari a noite ?? Voce pode me explicar mais detalhado como funcionou o seu ?? Obrigadoo !!1 :*

    • Oi Kamila, tudo bem?! Sim, para fazer 4 game drives ficamos hospedadas 2 dias no lodge. Geralmente você já faz o primeiro safári no dia que você chega, no fim da tarde e o último na manhã antes de ir embora. Qualquer dúvida estou à disposição.

  4. Uau, que luxo! Está nos planos fazer uma visita a África do Sul ano que vem e todas suas dicas estão sendo muito bem vindas, obrigado! Post salvo para uma releitura futura. Abs

  5. Li, reli, salvei, copiei, pesquisei… ou seja, vocês acabaram de mudar a ordem da minha bucket list! Simplesmente amei!

  6. Que lugar! Fascinante. Fiquei admirada com suas fotos e relato. Sempre quis vontade de fazer Safari. Lendo aqui, fiquei com mais certeza que preciso fazer o quanto antes. Hahah!

  7. Gente, que experiência exclusiva maravilhosa! Hotel incrível, totalmente diferente e valorizando a natureza africana.
    Fiquei animada para conhecer, mas confesso que ainda tenho um pouco de insegurança em levar as crianças. Será que seria perigoso por causa dos animais?

  8. Meu Deus, que lugar maravilhoso! Fiquei apaixonada pelas suas fotos e relatos. Me deu uma coceiraaaaaa aqui para marcar uma viagem para a África! hahahaha Suuuper obrigada por essa dica, certamente vou levá-la em consideração quando escolher o meu hotel por lá. Beijo grande

  9. Que viagem linda essa! Adorei tudo! As fotos, o vídeo, os animais, as estrelas, a hospedagem, a comida, a cerveja! rsss
    Fora que sou doida para fazer um safari! Vocês deram muita sorte encontrando vários animais lindinhos e foi cada click fera!
    Fiquei ainda mais louca para conhecer a Africa do Sul com esse post e agora ainda to com vontade de me hospedar nesse lugar que vocês ficaram! rss =D O que é esse quarto com luz de velas gente? haha! Preciso já encontrar minha metade da mochila e ir para lá! rsss
    Parabéns pelo post! Gratidão por compartilhar! =)

  10. Estou completamente apaixonada por esse lugar! Por tudo, pelo hotel, pela natureza, pela imensidão sem fim. África do Sul durante muito tempo esteve presente na minha vida (eu trabalhava com empresas sul africanas e eles sempre chamavam para visitar. Por mil razões até hoje não fui, mas esse seu post reviveu a vontade!!!! Fabuloso!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome