Museu Lasar Segall em SP

20
blog de viagem

São Paulo é como o mundo todo, e por isso, às vezes, com tanto todo no mundo todo fica difícil escolher o que fazer na cidade. É por isso que a gente sempre tenta trazer pra você dicas fora do comum ou jeitinhos diferentes de curtir passeios mais conhecidos em Sampa. E a visita ao Museu Lasar Segall em SP é um exemplo típico de programa fora do circuito turistão paulistano, que com certeza vai fazer a cabeça dos amantes das artes, ou de quem quer dar um tempo na loucura da Pauliceia desvairada. É um oásis na Vila Mariana. Olha só!

Museu Lasar Segall em SP

Museu Lasar Segall em SP

O Museu Lasar Segall em SP é um lugar muito especial. Antiga residência e ateliê de Lasar Segall,  pintor, gravador, escultor e desenhista lituano que passou boa parte de sua vida no Brasil, é um daqueles lugares que guarda a energia criativa do artista.

Museu Lasar Segall em SP


Leia+: 13 Casas de artistas que viraram museus pelo mundo


O Museu

Localizado em uma antiga casa em uma rua residencial na Vila Mariana, o Museu Lasar Segall abriga seu acervo museológico e é também um centro de atividades culturais, oferecendo cursos e oficinas de gravura, criação literária, fotografia e ainda projeção de cinema com uma programação super especial.


Dá só uma olhada na programação de cursos pra 2017!


Além disso, a área externa da casa onde morava Segall oferece a seus visitantes um espaço delicioso de convivência e inspiração.

Museu Lasar Segall em SP

E por falar em inspiração…

Achei muito interessante ver de perto os pincéis, cavalete e tintas que Lasar Segall usava. Eles ficam ali, expostos com orgulho. É muito emocionante poder ver de pertinho os instrumentos e a realidade, o mundo do artista. É como se pudéssemos tocar na inspiração materializada. Verdadeiros instrumentos de poder e criatividade. Arrepio só de falar.

Museu Lasar Segall em SP

A História do Museu Lasar Segall em SP

O museu Lasar Segall foi idealizado pela viúva de Segall, Jenny Klabin Segall e criado por seus filhos Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall. Em 1985 foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória e hoje é um órgão federal, apoiado pela Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall – ACAMLS, ‘uma sociedade civil sem fins lucrativos, viabilizada pela colaboração de instituições públicas e privadas, além de pessoas físicas que cooperam com o Museu’.*

* informações do site do Museu Lasar Segall

Museu Lasar Segall em SP

Café

Se bater a fome, não precisa se preocupar o Café que fica no ‘pátio’ do museu, que oferece várias opções de comidinhas e bebidas, serve almoço (com ótimo preço, por sinal!) e de quebra tem um wifi liberado pros visitantes!

Museu Lasar Segall em SP

O acervo do Museu Lasar Segall em SP

A visita ao Museu Lasar Segall é uma oportunidade para conhecer mais sobre a obra deste incrível artista lituano, nascido em 1889, destaque no cenário da arte moderna e considerado um representante das vanguardas europeias.

Museu Lasar Segall em SP

O acervo do Museu Lasar Segall em SP é formado por mais de 3.000 obras originais do artista, doados por seus filhos e abrange a parcela mais representativa da obra artística de Lasar Segall, permitindo uma visão abrangente desta produção em toda sua diversidade técnica e temática.*

* informações do site do Museu Lasar Segall

Museu Lasar Segall em SP

A obra de Lasar Segall

Inicialmente a pintura de Lasar Segall teve derivação impressionista com influência de Paul Cezanne (visível na obra Homem com Violino) e de Josef Israel. Depois, Segall passou a interessar-se pelo expressionismo fazendo parte do movimento na Alemanha.

Mudou para o Brasil em 1923, onde viveu até a sua morte em 1959. Por aqui, deslumbrou-se com as cores e as luzes tropicais, bem visível em vários quadros expostos na Fundação Lasar Segall.

Museu Lasar Segall em SP

Foi um mestre na arte da gravura e suas pinturas mantém um diálogo com as obras de Tarsila do Amaral e de outros artistas do modernismo paulista.

A grande preocupação em sua obra, foi retratar a violência e injustiças sociais, com caráter lírico. É emocionante ver essas obras ao vivo.

Museu Lasar Segall em SP

Exposição: Tesouros da Coleção Mapfre

Aproveitamos também para visitar a exposição Tesouros da Coleção Mapfre. A exposição que estreiou no dia 4 de julho, reúne desenhos de artistas como Picasso, Matisse, Degas, Miró, Rodin, Tàpies e Dali entre outros. A seleção apresentada abrange um período compreendido entre o final do século XIX e meados do XX.

Museu Lasar Segall em SP

Museu Lasar Segall em SP

Museu Lasar Segall em SP

Exposição Tátil

A exposição Esculturas Táteis ‘materializa o trabalho e a pesquisa sobre linguagem e acessibilidade. A relação tátil com as esculturas, ensina sobre a forma e provoca a imaginação de maneira abrangente para além da visualidade.’*

* informações do site do Museu Lasar Segall

Museu Lasar Segall em SP

A exposição conta com 9 esculturas, 1 relevo e áudioguia. Muito interessante!

Museu Lasar Segall em SP

Jardim e Oficina

Depois de visitar o acervo, a exposição Tesouros da Coleção Mapfre e a Exposição Tátil, fizemos uma pausa pra respirar e curtir o jardim do Museu, que é uma delícia. Não canso de repetir que é super inspirador você se rodear de esculturas e inspiração de um artista incrível como Lasar Segall.

Museu Lasar Segall em SP

Meu pai ficou babando na oficina do museu.

Museu Lasar Segall em SP

Onde, quando e quanto?

O Museu Lasar Segall fica na Rua Berta, 111, na Vila Mariana, em São Paulo. O Museu abre de quarta à segunda das 11h às 19h e a entrada é gratuita.

Como ir?!

Você pode chegar até lá de metrô, já que o Museu fica a uma curta caminhada da estação Vila Mariana (linha azul) ou da estação Santa Cruz (linha azul).

Se quiser ir de carro, pode tentar parar o carro na rua Afonso Celso, já que é meio complicado achar vaga na própria Rua Berta.

Outra opção é ir de Cabify até lá. Você conhece?! Na onda dos aplicativos de motorista, a Cabify desponta como uma ótima alternativa! Uma das grandes vantagens de usar Cabify  é que a tarifa cobrada leva em consideração apenas a quilometragem e não o tempo dentro do veículo. Além disso, ela também não aplica nenhum tipo de tarifa dinâmica, ou seja, a estimativa do preço que você vai ter no seu aplicativo é idêntica ao valor cobrado de fato.


 Se você ainda não tem cadastro pode usar este link pra se cadastrar e automaticamente você ganha R$15 pra usar!!


Gostou da dica?!

Use nossos links de afiliados para contratar seguro viagem, reservar seu hotel e alugar um carro. Assim você ajuda o Tô Pensando em Viajar a se manter e não paga nada mais por isso!

Quer saber mais sobre o que fazer em São Paulo?

Onde comer em São Paulo:

Onde se hospedar em São Paulo:


Salve esse artigo no Pinterest e aproveite todas as nossas dicas por lá!

Museu Lasar Segall em SP


Siga o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais:

FACEBOOK, INSTAGRAM e TWITTER


Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Compartilhe!
Alessandra
ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

20 COMENTÁRIOS

  1. Olha, não sei dizer o quanto estou enamorada desse texto! Primeiro, realmente: o mundo todo cabe em São Paulo. Por isso adoro essa cidade! Depois gosto do artista e saber desta fundação, me deixou com vontade de pegar o primeiro avião para ver de perto tudo isso. Em minha próxima visita à cidade não me escapa!!

  2. Não conhecia esse museu! Mas claro que já entrou na minha lista ‘a loka dos museus’. São Paulo é mesmo o mundo todo, e adoro descobrir passeios culturais que ainda não fiz na cidade! Adorei as peças que vocês fotografaram, me deixou cheia de vontade de ver o acervo inteiro!

  3. Demais, é sempre bom conhecer novas opções! Confesso que jamais tinha ouvido falar sobre este museu, mas me pareceu bastante interessante pra quem gosta de arte! Legal que também funciona como centro cultural!

  4. Excelente opção! Até bateu uma saudade especial pois eu morava bem pertinho dali, sempre passava por ali! Adoro este museu, e tem também as casas da vila modernista na própria rua Berta, demais!! Ótima dica!!

  5. Confesso que não conhecia este museu. Uma excelente opção para quando voltar a São Paulo. É preciso ter grande alma para criar um museu ao invés de manter ‘história’ em circulo mais restrito. Bela dica.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome