De Carro pelo Marrocos: De Fès a Merzouga, no Saara

Acordamos cedo pra começar a etapa mais ‘longa’ da viagem, ainda sob o trauma do Rif. O caminho até o deserto do Saara seria longo. Quase 500 km,  entre Fès e Merzouga, através da N13 (sentido Sul).


Conheça o Roteiro Completo da Nossa Viagem de 10 Dias de Carro Pelo Marrocos


A viagem de Fès a Merzouga, no Deserto do Saara

É uma viagem que dura o dia todo, e há quem ache pesadinha, mas são tantas as atrações pelo caminho, que você acaba se distraindo. Passamos por Ifrane, Azrou, Midelt, seguindo pelo vale do rio Ziz até Errachida, Erfoud, Rissani, e finalmente Merzouga, nosso destino para os próximos 2 dias, no sopé das imensas dunas de Erg Chebbi, quase fronteira com a Argélia.

Ifrane, um pedaço da Suíça no Marrocos

O dia ainda estava nascendo, congelante, quando deixamos Fès à caminho de Ifrane, uma ‘cidade suíça’ em pleno Marrocos, com lagos, termas e casas com telhados europeus. Como o tempo não ajudou, seguimos em frente.

Fès a Merzoug


Encontre Ofertas de Hospedagem em Ifrane, no Marrocos.


Azrou, e a Floresta do Cedro Gouraud

De lá, subimos até Azrou, a primeira cidade do Médio Atlas sob uma neblina chata e ‘infinita’, e um frio de congelar a alma.

Fès a Merzoug

Atravessamos a floresta do Cedro Gouraud…

Fès a Merzoug

Cedro este, que acredita-se ser o mais antigo cedro do Atlas do mundo, com quase 900 anos de idade.

Fès a Merzoug

E pudemos visitar os vários macacos de Gibraltar, ou macacos da Barbaria, que passeiam livremente pela floresta, e são, em parte, responsáveis por uma das lendas do local.

Fès a Merzoug

Explico: Tem gente que acredita que os macacos mudavam constantemente a tabuleta de ‘cedro mais antigo do mundo’, e que portanto não dá pra saber se este é o cedro verdadeiro… Mesmo assim é um passeio muito divertido!

Fès a Merzoug


Encontre Ofertas de Hospedagem em Azrou, no Marrocos.


Cruzando o Médio Atlas

Depois da floresta a paisagem muda completamente. Passamos por pequenos vilarejos e seus pastores encapotados enfrentando o frio na montanha…

Fès a Merzouga

Fès a Merzouga

Fès a Merzouga

Até o ponto que finalmente conseguimos avistar o Alto Atlas.

Fès a Merzouga

E dai a paisagem muda novamente…

Fès a Merzouga

ALE_9943

Almoço em Midelt

A parada para o almoço foi na metade do caminho, em Midelt, mais ou menos metade do caminho até Merzouga. Comemos no Restaurant Le Pin (localizado em um ‘complexo turístico’ na avenida Moulay Abdallah), e foi uma das melhores refeições da viagem.


Encontre Ofertas de Hospedagem em Azrou, no Marrocos.


Túnel dos Legionários

Após Midelt, passamos pelo túnel dos Legionários.

Fès a Merzouga

Fès a Merzouga

Acompanhando o rio Ziz e as paisagens cinematográficas que o cercam, com rios que cortam as montanhas.

Fès a Merzoug

Fès a Merzoug

Ainda passamos por Er-Rachidia, a maior cidade da região, que rendeu belas fotos, por sinal!

Fès a Merzoug

E continuamos nosso caminho até Erfoud, cidade famosa por suas tâmaras, Rissani, e finalmente, depois do pôr-do-sol, nosso destino dos próximos 2 dias, o hotel Kanz Erremal, em Merzouga, principal ponto de saída para os famosos passeios turísticos no deserto do Saara.

O hotel é ótimo, lindo, fomos recebidos pelo nosso guia Mohammed, com chá marroquino, ou melhor, ‘whisky berber’, e só de lembrar fico com água na boca. Decidimos que iríamos fazer um passeio pelas dunas com o 4×4 do hotel, e depois iríamos até Rissani, para o mercado. Afinal de contas, amanhã era quinta! :)!

No dia seguinte, acordei com uma mensagem do meu pai no celular, me agradecendo pela escolha do hotel. Como chegamos de noite, nem percebemos que estávamos com o pé na areia, DO DESERTO!

Fès a Merzoug

Fès a Merzoug


Encontre Ofertas de Hospedagem em Merzouga, no Marrocos.


Viajar de Carro Pelo Marrocos

Quer encontrar o melhor preço pra alugar um carro e começar amanhã mesmo sua sonhada viagem pelo Marrocos?! Alugando um carro através da Rentcars.com você não paga iof, e pode parcelar em até 12x sem juros! Clique aqui e confira várias dicas pra sua viagem!


Usando os links de afiliado do Tô Pensando em Viajar você ajuda a manter o blog funcionando, e não paga nada mais por isso!


Leia Mais Sobre a Viagem de Carro pelo Marrocos:




Booking.com


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Compartilhe!
Alessandra

ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

Leia também...