Minha primeira viagem para a África do Sul, lá em 2013, foi uma curta escala, parte de uma viagem para a China e Tibet, mas acabou se tornando um presente, já que eu finalmente risquei um destino da minha bucket list: Soweto, um símbolo da luta anti-Apartheid no país.
Depois de 4 anos voltei com mais calma e fiz um post bem mais detalhado. Se você preferir, pode ir direto pra ele: O que fazer em Soweto – 7 experiências inesquecíveis.
Se quiser sentir um pouco da minha emoção de estar pela primeira vez em um lugar tão emblemático, continue lendo este artigo…
Soweto, na África do Sul
Soweto (South Western Townships, ou os ‘bairros do sudoeste‘) é hoje uma cidade formada por um conjunto de bairros construídos inicialmente para abrigar os trabalhadores negros que trabalhavam nas minas de ouro e depois, sob as leis do Apartheid, os negros não podiam viver mais em áreas para brancos e acabaram indo viver em Soweto.
Em 1983 passou a ser cidade independente, apesar de ser bem próxima a Joanesburgo.
As ruas de Soweto
As ruas de Soweto são carregadas de história, muito conhecidas por serem focos de resistência anti-racista durante o Apartheid e palco de diversas manifestações contra a discriminação racial.
Soweto era o único lugar que eu fazia questão de conhecer na nossa curta estadia em Joanesburgo e por isso achei melhor pedir ajuda aos experts. Entrei em contato com uma agência de turismo em Joanesburgo, que me indicou a incrível Estelle Bester para nos guiar até lá.
Liguei pra Estelle e combinei tudo. Pedi um tour particular, com foco na verdadeira cultura de Soweto e ela fez questão de nos levar até Soweto em seu próprio carro. Uma decisão super acertada, porque assim pudemos aproveitar mais sem nos preocupar com direção.
Não viaje sem seguro viagem, hein?!
Contratar um bom seguro viagem para a África do Sul é a sua garantia de assistência especializada em caso de emergências médicas ou odontológicas, além de imprevistos como atraso de voo, extravio ou dano de bagagem e até perda de documentos.
Use um comparador online para economizar muito e pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar.
A gente sempre usa o site da Seguros Promo. Aproveite a oportunidade e ganhe até 10% de desconto usando o código TOPENSANDO05.
Leia também: Dicas infalíveis para contratar seguro viagem mais barato
A ‘viagem’ até Soweto
A viagem até lá demorou 40, 50 minutos – num domingo – já que estávamos hospedamos em Sandton, subúrbio no norte de Johannesburg. O hotel que escolhemos foi o ótimo Moloko Executive suites, com boa localização, bem pertinho de centros comerciais, restaurantes, lojas de vinho, etc.
O tour com duração de 4 horas foi muito rápido para tanta informação. Recomendo que você passe pelo menos um dia por aqui.
O que ver em Soweto
Passamos rapidamente pelo Orlando Stadium, reformado para a Copa do Mundo de 2010. Visitamos Orlando East, o bairro mais antigo de Soweto, com exemplos das primeiras casas construídas em 1932 e também o YMCA Centre, ginásio onde Mandela treinava boxe quando jovem.
Passamos pelas Orlando Towers, pela única universidade de Soweto, e fomos até Orlando West, bairro onde fica a casa de Winnie Mandela, a famosa Vilakazi Street e o Hector Pietersen Memorial.
Leia mais em: O que fazer em Soweto: 7 experiências inesquecíveis
Como eu imaginava, a grande atração de Soweto está nas ruas, e são as pessoas que vivem lá. Minha curta visita serviu pra me deixar com mais vontade ainda de passar um tempo pesquisando e vivendo aquela realidade, que muitas vezes me lembrou o Brasil.
Foi uma experiência incrível, SUPER recomendo!
Para entrar em contato com a Estelle e agendar um tour é só mandar um e.mail para besterestelle@telkomsa.net ou ligar 083 586 8591.
Faça uma viagem tranquila. Não se esqueça do seguro viagem
Não se esqueça do seguro viagem, hein?! Ele é uma garantia em caso de algum acidente ou emergência. Garantia de assistência pra você e pro seu bolso, já que um dia de internação em um hospital na África do Sul pode custar 631 dólares.
Uma boa dica para economizar é usar um comparador online, como a Seguros Promo ou Real Seguros. Em ambos os casos você pode comparar planos de seguradoras confiáveis em uma única plataforma simples e fácil de usar.
Além de garantir o melhor preço, você ainda conta com pagamento parcelado no cartão e pode ganhar até 10% de desconto garantindo o melhor preço, com pagamento em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito ou desconto usando o código TOPENSANDO05.
Leia também: Qual é o melhor seguro viagem para África do Sul
Leia mais dicas da África do Sul
- 10 dias na África do Sul de carro
- Como é dirigir na África do Sul
- Qual é o melhor seguro viagem para África do Sul
- A super fotogênica Rota Panorâmica
- Onde se hospedar na Rota Panorâmica: Thaba Tsweni Lodge
- Safári no Kruger Park: tudo o que você precisa saber
- Dicas de fotografia para um safári na África do Sul
- 16 lodges incríveis no Kruger Park
- Makumu Private Game Lodge, uma experiência única na África do Sul
- Onde ficar no Kruger Park: dicas para economizar
- À procura de um baobá na África do Sul
- Passeio de barco no Blyde River Canyon
- Onde ficar em Hoedspruit, na África do Sul
- O que fazer em Joanesburgo
- O que fazer em Soweto: 7 experiências inesquecíveis
- Tour de tuk tuk em Soweto
- Walter Sisulu Square of Dedication: um museu a céu aberto em Soweto
- SAB World of Beer: Museu da cerveja em Joanesburgo
- Dica de hotel perto do aeroporto de Joanesburgo
- Safári na África do Sul: Pilanesberg Park
Alessandra, muito interessante seus comentários. Pretendo viajar para Maputo e Joanesburgo, em outubro. Vou sozinha e não falo inglês. Muita gente diz que é perigoso, por isso um amiga que ia junto desistiu, não é exagero? Quando fui para a Colombia, Bolivia, El Salvador, Honduras, etc. também disseram que não dava para uma mulher viajar sozinha, fui e não tive problemas. Qual a tua opinião? Poderia me informar mais sobre a Africa do Sul?
Olá, Rosangela, muito obrigada pela visita. Eu acho que devemos ser cautelosos em qualquer lugar, mas acredito que o mundo não é tão perigoso quanto mostram na tv. Joanesburgo é uma cidade grande, e como qualquer metrópole, exige cuidados, mas em nenhum momento me senti ‘ameaçada’.
Alessandra super legal a sua explanação desta cidade. Me lembrou a perifa de SPaulo.
Vou acompanhar suas postagens. Antes de sua viagem encontrei seu pai no shopping e ele estava mega entusiasmado com essa viagem de vocês. Um abraço. Neide Felix