Cantão, o segredo mais bem guardado do Tocantins

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Bem mais perto do que você imagina, existe um Brasil profundo, que guarda riquezas naturais quase intocadas, regido pelas águas de grandes rios. O Parque Estadual do Cantão, no Tocantins, é parte dele.

Ali, ‘no canto’ do estado mais novo do Brasil, fronteira com o Pará, o imponente rio Araguaia encontra-se com os rios Coco e Javaés, formando um lindíssimo delta, localizado na transição (ecótono) dos 2 mais importantes biomas brasileiros: Cerrado e Floresta Amazônica.

Parque Estadual do Cantão, no Tocantins

Durante a época das cheias dos rios, as águas extrapolam as fronteiras físicas dos mais de 830 lagos e lagoas que fazem parte do Parque Estadual do Cantão, formando um conjunto único, que funciona como berçário natural para centenas de espécies de peixes, répteis e anfíbios.

Lagoas do Cantão, no Tocantins
Vista aérea do Parque Estadual do Cantão

Durante o período da seca, os quilômetros e mais quilômetros de praias do rio Araguaia surgem como oásis prontos a serem explorados e vividos em uma aventura em pleno coração do Brasil.

Navegue por tópicos

Onde fica o Parque Estadual do Cantão?

O Parque Estadual do Cantão (PEC) foi criado em 1998 e é uma das mais importantes áreas de conservação do Brasil, com 90 mil hectares, entre os municípios de Caseara e Pium, no centro-oeste do Tocantins, às margens dos rios Araguaia e Coco.

A porta de entrada para o Cantão é Caseara, uma cidade que fica a 260 km de Palmas, capital do Tocantins. A partir dali, não tem jeito: tem que seguir de barco.

Conhecendo o Cantão de barco

O parque foi criado com o intuito de proteger o Cantão e sua biodiversidade, além de incentivar o turismo de maneira sustentável na região.

Quando ir?

O período das cheias na região do Cantão vai de dezembro a março e é uma excelente época para quem quer observar as várias espécies de pássaros que vivem por ali.

Durante o período de seca, as praias do rio Araguaia são as grandes atrações. Atraindo multidões até os imensos bancos de areia que se formam às margens do rio.

O que fazer no Cantão

» Passeio de barco

A melhor maneira para explorar a região do Cantão é fazendo um passeio de barco. Contar com um bom guia local é essencial!

Passeio de barco pelo Cantão, no Tocantins
Passeio de barco no Parque Estadual do Cantão

» Observação da fauna e flora

O Cantão é casa de centenas de espécies de animais como a onça-pintada, a ariranha, o pirarucu e o boto do Araguaia, uma das cinco espécies do gênero que também inclui o boto cor-de-rosa, da Amazônia.

Boto do Araguaia, no Cantão, Tocantins
Boto do Araguaia, uma das cinco espécies do gênero

Uma das características mais interessantes da região do Cantão é a rica diversidade de fauna e flora, graças à sua localização na zona de transição entre o cerrado e floresta amazônica.

O cerrado chega até as margens do rio do Coco, a leste do rio Araguaia e do Parque Estadual, do lado oeste, no Pará, a floresta amazônica de terra firme chega até as margens do rio.

Além disso, essa região faz parte de um corredor migratório que liga o pantanal mato-grossense à bacia amazônica. Dá para imaginar a quantidade de animais e plantas que a gente consegue observar por aqui, né?!

Ariranha no Cantão, Tocantins
Ariranha nadando livremente em um dos lagos do Cantão

O período de cheia dos rios é o momento perfeito para a prática de birdwatching. Quase 500 espécies de pássaros chamam o Cantão de casa em algum momento da sua trajetória de migração. Impressionante!

Birdwatching no Cantão, Tocantins

Tuiuius no Cantão, Tocantins

» Trilhas no Parque Estadual do Cantão

Em terra firme, também é possível percorrer algumas trilhas no Parque Estadual do Cantão. Aproveite para respirar profundamente e sentir o ar da floresta invadir os seus pulmões!

Trilha no Parque Estadual do Cantão
Uma das trilhas no Parque Estadual do Cantão

» Praias do rio Araguaia

Durante o período da seca, principalmente no mês de julho, as praias do rio Araguaia atraem milhares de pessoas todos os anos. Para quem está a procura de paz, sossego e isolamento, recomendo evitar a alta temporada das praias.

Melhor visitar o Cantão com uma vizinhança mais ‘natural’

Praia no rio Araguaia, no Tocantins
Pássaros em uma das praias ao longo do rio Araguaia

Quem leva?

A dica para aproveitar o Cantão com conforto e segurança é comprar o pacote completo com o Leo da CCTrekking Adventure, a única agência com permissão para operar no destino.

CC Trekking: operadora do roteiro no Cantão

Além de ser o cara, o Leo sabe tudo sobre o destino e faz questão de oferecer aos seus clientes o melhor serviço possível, com guias locais maravilhosos, barcos confortáveis, equipamentos de segurança e outros mimos.

Recomendo muito! Fazer essa viagem com ele foi um sossego.

Onde ficar no Cantão

Outra vantagem para os clientes da CCTrekking é a ótima hospedagem na Pousada Sonho Meu, em Caseara. Você conhece o paraíso?

Pousada em Caseara, no Cantão, Tocantins

Aposto que você também nunca viu um ninho de beija-flor, com direito a ovinhos dentro.

Ovos de beija-flor na Pousada Sonho Meu, no Tocantins

São viagens como essa que transformam a gente. Quanta beleza e complexidade existe nas coisas simples e únicas da natureza, né?! E a gente preocupado demais com o celular, com a hora.

E você, já tinha ouvido falar no Parque Estadual do Cantão? Ficou com vontade de conhecer? Deixa um comentário e conta pra gente o que você achou.

O Parque Estadual do Cantão | No Mapa

Leia mais dicas de viagem para o Tocantins


Você já pensou em fazer seguro viagem nacional?

Além de assistência médica e odontológica em todo o Brasil, o seguro viagem nacional oferece outras coberturas importantes, como: reembolso de despesas por atrasos ou cancelamentos de voo, dano ou extravio de bagagem e até mesmo cancelamento de viagem.

Tudo isso por um investimento de menos de R$5 por dia de viagem!

Não perca tempo e faça já uma cotação no site da Seguros Promo, nosso comparador online preferido, e ganhe até 10% de desconto.

QUERO DESCONTO


Salve essas dicas sobre o que fazer no Cantão no Pinterest

O Parque Estadual do Cantão é um dos destinos mais incríveis do Tocantins, com natureza abundante e rica biodiversidade. Um paraíso para o ecoturismo!


A CCTrekking foi nossa parceira nessa viagem.


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Encontrei o seu post no linkódromo do VnV e sabe uma coisa? Nunca tinha ouvido falar de Cantão. Obrigado por me proporcionar mais essa descoberta, cada vez encontro mais motivos para conhecer Tocantins! Grande abraço desde Portugal e continuação de boas viagens.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM