Fora de Foco | Foto 20

9

Sambódromo do Anhembi, São Paulo, Brasil. Carnaval de 2017

Todo carnaval tem seu fim…

… e pra colorir um pouco sua quarta-feira de cinzas, a 20a foto da série Fora de Foco vai te levar até o Sambódromo do Anhembi em São Paulo.

regra dos terços

Essa foi a primeira vez que fui até o Sambódromo pra fotografar o desfile das escolas de samba do carnaval de São Paulo e vou te contar uma coisa: adorei! Desde que comecei a fotografar pra valer, meu barato sempre foi fotografar o ao vivo e fotografar o carnaval não foi diferente.

Depois que a escola passou pela avenida, fui até a área da dispersão e dei de cara com essa cena. Apesar de não dar pra ver, posso jurar que essa menina sorri. E você?! Um misto de cansaço, satisfação e ufa!

Regra dos Terços

Pra compor essa imagem, usei – e abusei – da chamada Regra dos Terços, uma regrinha que ajuda muito pra tornar suas fotos mais interessantes. Você já ouviu falar dela?!

Pra usá-la você deve colocar os elementos mais importantes da sua imagem em pontos estratégicos do quadro. Pra encontrar esses pontos é só dividir a fotografia em 9 partes, formadas pelo cruzamento de 2 linhas horizontais e 2 linhas verticais. Os pontos onde essas linhas se cruzam são chamados de pontos áureos.

Regra dos terços

Obviamente, uma regra só existe para ser quebrada, fato! E como na fotografia quanto maior a desobediência, melhor, você não precisa, nem deve seguir essas ‘guias’ à risca. É importante saber que elas existem pra fazer algo diferente. Como?!

Capriche na composição!

Esse vídeo do Steve McCurry, um dos meus fotógrafos preferidos é uma aula de composição das boas, e te dá 9 dicas incríveis de composição pra você melhorar suas fotografias e educar seu olhar.

O que você está esperando?! Corre lá pra ver! ;)


Continue Acompanhando a Série Fora de Foco!


Por que Fora de Foco?!

O nome Fora de Foco é uma referência a autobiografia do fotógrafo Robert Capa, ‘Ligeiramente Fora de Foco‘. Capa é muito conhecido por seu trabalho como fotógrafo de guerra e é o autor da frase ‘Se sua foto não está boa, é porque você não está perto o suficiente‘, uma grande influência no modo como fotografo.

Ele descrevia suas imagens de guerra como “ligeiramente fora de foco, e um pouco sub-expostas” e assim como a própria guerra, as imagens de um bom fotógrafo têm que ser capazes de transmitir sensações. Medo, angústia, tensão. É isso! A fotografia tem essa incrível capacidade de transmitir sensações e sentimentos através de uma única imagem.

É o que faz da fotografia uma das mais fantásticas formas de expressão artística. Você não acha?!


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Compartilhe!
Alessandra
ALESSANDRA é viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão, e gosta mesmo é de paisagem humana!

9 COMENTÁRIOS

  1. Muito linda a foto! Fui batendo os olhos nela e lembrando da regra dos terços! hahaha Já fascinada por estudar fotografia também, e isso é igual a bicicleta.. Depois que aprende não dá pra esquecer mais <3

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome