Fora de Foco | Foto 20

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Sambódromo do Anhembi, São Paulo, Brasil. Carnaval de 2017

Todo carnaval tem seu fim…

… e para colorir um pouco sua quarta-feira de cinzas, a 20a foto da série Fora de Foco vai te levar até o Sambódromo do Anhembi em São Paulo.

regra dos terços

Essa foi a primeira vez que fui até o Sambódromo pra fotografar o desfile das escolas de samba do carnaval de São Paulo e vou te contar uma coisa: adorei! Desde que comecei a fotografar pra valer, meu barato sempre foi fotografar o ao vivo e fotografar o carnaval não foi diferente.

Depois que a escola passou pela avenida, fui até a área da dispersão e dei de cara com essa cena. Apesar de não dar pra ver, posso jurar que essa menina sorri. E você? Um misto de cansaço, satisfação e ufa!


Regra dos Terços

Para compor essa imagem, usei – e abusei – da chamada Regra dos Terços, uma regrinha que ajuda muito para tornar suas fotos mais interessantes. Você já ouviu falar dela?

Para usá-la você deve colocar os elementos mais importantes da sua imagem em pontos estratégicos do quadro. Para encontrar esses pontos é só dividir a fotografia em 9 partes, formadas pelo cruzamento de 2 linhas horizontais e 2 linhas verticais. Os pontos onde essas linhas se cruzam são chamados de pontos áureos.

Regra dos terços

Obviamente, uma regra só existe para ser quebrada, fato! E como na fotografia quanto maior a desobediência, melhor, você não precisa, nem deve seguir essas ‘guias’ à risca. É importante saber que elas existem para fazer algo diferente. Como?


Capriche na composição!

Esse vídeo do Steve McCurry, um dos meus fotógrafos preferidos é uma aula de composição das boas, e te dá 9 dicas incríveis de composição para você melhorar suas fotografias e educar seu olhar.

O que você está esperando? Corre lá pra ver! ;)


Continue Acompanhando a Série Fora de Foco!



Por que Fora de Foco?

O nome Fora de Foco é uma referência a autobiografia do fotógrafo Robert Capa, ‘Ligeiramente Fora de Foco‘. Capa é muito conhecido por seu trabalho como fotógrafo de guerra e é o autor da frase ‘Se sua foto não está boa, é porque você não está perto o suficiente‘, uma grande influência no modo como fotografo.

Ele descrevia suas imagens de guerra como “ligeiramente fora de foco, e um pouco sub-expostas” e assim como a própria guerra, as imagens de um bom fotógrafo têm que ser capazes de transmitir sensações. Medo, angústia, tensão. É isso! A fotografia tem essa incrível capacidade de transmitir sensações e sentimentos por meio de uma única imagem.

É o que faz da fotografia uma das mais fantásticas formas de expressão artística. Você não acha?


Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Nossaaaa, adorei. Que foto incrível!
    O foco dela ficou bem legal, não sei fazer isso, além do que ela diz muito. Aliás, ambas, mas adorei a do carnaval.

  2. Olá! Está aqui uma boa foto, além de cumprir a regra dos terços, focou a pessoa e desfocou o sambódromo, mas ficaram ambos complementados. Parabéns.

  3. Alessandra, muito bom o seu post.
    Recentemente fiz um curso de fotografia e foi ótimo relembrar tudo aquilo que aprendi aqui, com você.
    Quero MUITO conhecer o colorido do sambódromo!

    Um beijo.
    Makenna

  4. A foto da menina ficou demais! Uma imagem forte, que também me passou a sensação de alegria e satisfação. Gostei muito das dicas de fotografia. Ótimo post!

  5. Muito linda a foto! Fui batendo os olhos nela e lembrando da regra dos terços! hahaha Já fascinada por estudar fotografia também, e isso é igual a bicicleta.. Depois que aprende não dá pra esquecer mais <3

  6. Alessandra, ótimas dicas, bem simples para fotógrafos inexperientes, nos quais me incluo. Essa foto dessa menina extasiada pelo carnaval foi bem expressiva. Parabéns pelo post!

  7. Adorei o post! Fico imaginando como deve ter sido emocionante fotografar no sambódromo. Obrigada pelas dicas de fotografia!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM