Fora de Foco | Foto 4

14

Fora de Foco | Foto 4

Marrocos, abril de 2014

Depois de 10 dias rodando pelo interior do Marrocos de carro, de norte a sul, minha paixão pelo país só aumentava. Cheguei ao último destino da viagem, a louca e surpreendente Marrakech mais fotograficamente disposta do que nunca. A medina de Marrakech é praticamente um labirinto, e se você estiver [email protected] a explorá-la, vai encontrar cenas incríveis incríveis como essa.

O que mais me chamou a atenção nessa imagem foi, sem dúvida nenhuma, a parede. Tudo nela conversa: Cores, texturas, desenhos, símbolos. Passei alguns minutos parada admirando essa complexa rede de significados, quando de repente, passa esse menino pedalando. O contraste entre o primeiro plano mais escuro e a parede em segundo plano, rainha da foto, completou meu frame. Esperei o momento certeiro, e pronto! Quem espera, sempre alcança!

momento certeiro

azul do Lago de Garda


Continue Acompanhando a Série Fora de Foco!


Por que Fora de Foco?!

O nome é uma referência ao livro ‘Ligeiramente Fora de Foco‘, excelente autobiografia do fotógrafo húngaro Robert Capa, que durante muito tempo foi meu livro de cabeceira.

Capa é muito famoso por seu trabalho como fotógrafo de guerra, e por ter sido o fundador da Agência Magnum ao lado de Cartier-Bresson e David Seymour. Ele é o autor da célebre frase ‘Se sua foto não está boa, é porque você não está perto o suficiente‘, uma grande influência no modo como eu vejo a fotografia, e como fotografo.

Ele descrevia suas imagens de guerra como “ligeiramente fora de foco, e um pouco sub-expostas”, e assim como a própria guerra, as imagens de um bom fotógrafo têm que ser capazes de transmitir sensações. Medo, angústia, tensão.

É isso! A fotografia tem essa incrível capacidade de transmitir sensações e sentimentos através de uma única imagem, é o que faz da fotografia uma das mais fantásticas formas de expressão artística.


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


Compartilhar
Alessandra Fratus
Viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

14 COMENTÁRIOS

  1. Foto incrível! E foi mesmo bom ter conseguido captar a imagem mesmo no momento em que passava o menino. Marrocos é um local tão vivo que acho que o difícil mesmo será escolher o que fotografar.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome