Vila Olímpia

A Vila Olímpia é um bairro nobre localizado na zona Sul da cidade de São Paulo, capital do Estado de SP, localizado no distrito do Itaim Bibi, sendo administrado pela Subprefeitura de Pinheiros.

É também um dos grandes centros financeiros da cidade, assim como o Centro de São Paulo, a Avenida Paulista, Avenida Brigadeiro Faria Lima e Brooklin.

É formada pela Avenida Santo Amaro, Avenida dos Bandeirantes, Marginal Pinheiros e Avenida Juscelino Kubitschek, sendo cortada ao meio pela Avenida Faria Lima e Avenida Hélio Pellegrino.

A região, chamada hoje de Vila Olímpia, no início do século XX era rural, formada por chácaras de imigrantes e descendentes de italianos e portugueses em sua parte mais alta e de terrenos aladiços na várzea do rio Pinheiros, na parte baixa.

Nos anos 1930 houve um loteamento destas propriedades rurais e áreas verdes, havendo uma urbanização da área. Nas áreas de várzea, indústrias de médio e grande porte, sofriam pelas constantes enchentes do rio Pinheiros, tornando a região menos valorizada. A partir dos anos 1990 o bairro recebeu melhorias, realizadas pela Prefeitura da cidade, tais como: a construção ou melhoramentos das avenidas e alargamentos de ruas que geraram uma ligação do bairro com diversas áreas da cidade.

Após as obras subterrâneas nos rios Uberaba e Uberabinha houve um grande ”boom” imobiliário por causa do fim dos grandes alagamentos.