Campina

Campina é um bairro histórico localizado na cidade de Belém, capital do estado do Pará. É um bairro de fortes referências para Belém, tanto como cultural quanto econômica.

O bairro faz parte dos cortejos da procissão religiosa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e também é importante para o turismo belenense. Nele estão cartões postais como o Theatro da Paz (Uma das Sete Maravilhas do Brasil), o Ver-o-Peso e a Estação das Docas, também está na região centros culturais, como a Academia Paraense de Letras.

Muitas de suas ruas foram criadas no período colonial, o traçado do bairro é composto de ruas estreitas e quarteirões irregulares. Com o tombamento do bairro, a Campina se tornou uma área onde os empreendimentos imobiliários ficaram estagnados, pó conta das normas municipais que não permitem construir edifícios no local.

Porém, o bairro continua sendo valorizado, o centro comercial com sua grande variedade de serviços, a localização estratégica, o contato com o patrimônio histórico, a comodidade é principalmente o fato de o bairro ser ponto de passagem da procissão religiosa do Círio de Nossa Senhora de Nazaré foram responsáveis por ainda manter o metro quadrado da Campina entre os mais caros da capital paraense.

Apesar de ser o segundo bairro mais antigo de Belém, Campina concentra o maior número de imóveis históricos da capital paraense, abrigando centenas de casarões e sobrados que datam dos séculos XVIII e XIX. A Campina juntamente com parte do bairro da Cidade Velha, forma o Centro Histórico de Belém, um dos maiores e mais íntegros conjuntos urbanos do país tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2011. O bairro destaca-se também pela abundância de praças, sendo o bairro de Belém com maiores áreas de praças.