Ponta da Praia

A Ponta da Praia é um bairro nobre da cidade de Santos, na baixada santista, litoral do estado de São Paulo, na região Sudeste do Brasil.

É um bairro rico em história, e éconsiderado um dos melhores bairros da cidade, devido à segurança e elevada renda de seus moradores.

Tem como bairros vizinhos o Estuário (separados pela Av. Afonso Pena) e a Aparecida (pelo Canal 6). A praia da Ponta da Praia é a menor da região. O bairro localiza-se no canais 6 e 7, e tem uma linda orla com uma ótima vista, tanto do mar, quanto dos navios que cruzam o canal.

Na Avenida Almirante Saldanha da Gama situam-se alguns dos principais clubes da cidade: o Internacional, o Saldanha da Gama, o Regatas Santista e o Vasco da Gama, além do Museu de Pesca e o “Deck do Pescador”, local frequentado por pescadores e, às vezes, por observadores dos transatlânticos que, nos fins de ano, época dos cruzeiros marítimos, passam por Santos.

Um dos principais pontos turísticos da cidade fica localizado na Ponta da Praia: o Aquário de Santos.

O Museu do Mar também é uma importante atração. É uma entidade única no Brasil, de iniciativa privada, sem finalidade lucrativa, tendo como principal objetivo o aperfeiçoamento cultural e intelectual da comunidade pelo estudo sistemático das ciências do mar.

Seu acervo é conhecido no mundo inteiro por pesquisadores, institutos oceanográficos e demais instituições congêneres – com os quais mantém a entidade permanente intercâmbio científico -, sendo considerado pela comunidade especializada um dos mais completos e diversificados da América Latina.

Na Praça Almirante Gago Coutinho (no fim da Av. Saldanha da Gama e Av. dos Portuários) encontra-se o Mercado de Peixes (ponto de referência quando o assunto são os pescados), além da estação de balsas que fazem a ligação ao Guarujá, dia e noite. Atualmente na Ponta da Praia estão sendo construídos muitos prédios novos e elegantes, como o “Vila Marina”, “Stella Magna”, “Porto da Ponta” e o “Porto Cidade”, mas os prédios mais famosos da Ponta da Praia são os do conjunto “Jardins da Grécia”. Tais empreendimentos atraem moradores de classe alta, geralmente vindos de São Paulo, em busca de apartamentos de veraneio.