Guia Michelin

Guia Michelin é um guia turístico publicado pela primeira vez em 1900 por André Michelin, um industrial francês fundador da Compagnie Générale des Établissements Michelin, fabricante de pneus mais conhecida como Michelin.

O objetivo de André era o de promover o turismo para o crescente mercado automobilístico. Está presente na maioria dos países europeus e em vários no mundo todo.

Hoje em dia, ele serve como base para inúmeras viagens gastronômicas pelo mundo. E está presente na maioria dos paises europeus e em vários outros continentes.

É o guia de referência de hotéis e restaurantes. Impresso com o máximo sigilo e com tiragem desconhecida, este guia é o mais respeitado do mundo e premia os melhores restaurantes, com gastronomia local ou internacional, classificando-os com estrelas (de 1 a 3) e que representam o sonho ou o pesadelo de qualquer chef.

Ganhar uma estrela do guia significa a ascensão do restaurante e dos seus chefs ao passo que perder uma delas pode levar até a uma tragédia como a do chef Bernard Loiseau que se suicidou em Fevereiro de 2003, aos 52 anos, desesperado com o rumor de que o seu estabelecimento perderia a classificação de “três estrelas” no Guia Michelin.