Café da manhã

O café da manhã, ou desjejum, quebra-jejum, mata-bicho, é a primeira refeição do dia, consumida geralmente pela manhã.

A composição do café da manhã varia muito com as culturas e as modificações da sociedade ao longo do tempo.

No mundo rural, a primeira refeição era composta dos restos do jantar da véspera, ou de uma sopa feita com estes, servida aos membros da família que saíam cedo de casa para o trabalho ou para a escola, por vezes longe de casa.

Na cidade, o desjejum é geralmente mais simples – café, chá ou leite, acompanhando algum tipo de pão com manteiga e doce de fruta, por frutas, por vezes algum tipo de suco. Outro componente desta refeição são os cereais, às vezes na forma de müsli, ou em flocos.

No entanto, isto varia com os países e reflete-se na hotelaria: é comum, numa hospedagem ou acomodação, ser oferecida a opção entre um continental breakfast (“desjejum continental”; pão com manteiga e algum tipo de doce) e um desjejum americano, britânico ou inglês, que pode incluir ovos, bacon, salsichas e feijões com molho doce, sempre acompanhado de café ou chá.

A designação desjejum continental deriva de uma visão britânica da Europa continental como entidade separada das Ilhas Britânicas, sendo esse tipo de desjejum geralmente associado a essa parte da Europa pelos britânicos.