Moema

Moema é um distrito pertencente à subprefeitura da Vila Mariana, na Zona Sul do município de São Paulo, no Brasil. Outrora chamado de “Indianópolis”, experimentou um grande crescimento imobiliário na década de 1970, e ainda hoje continua a atrair investimentos, sendo considerado uma região nobre da cidade.

Moema lidera o ranking do índice de desenvolvimento humano no município (0,961), segundo dados do ano 2000, e tem a segunda maior renda média mensal domiciliar da cidade, sendo superada apenas pelo Morumbi.

No distrito de Moema, está localizado o Parque do Ibirapuera, um dos maiores da cidade e tido como um dos cartões postais mais representativos de São Paulo, inaugurado em 1954. Assim como os bairros de Indianópolis, Jardim Lusitânia, parte do bairro do Paraíso e Vila Nova Conceição, que possui, atualmente, o metro quadrado mais caro da cidade. No distrito vizinho (Campo Belo), está localizado o Aeroporto de Congonhas, o mais movimentado do Brasil.

O bairro é subdividido em “Moema Pássaros” e “Moema Índios”. Moema Pássaros fica entre a Avenida Santo Amaro e a Avenida Ibirapuera e possui ruas com nomes de pássaros, como: Canário, Jacutinga, Inhambu, Gaivota, Pavão, Rouxinol, entre outras. É a parte mais próxima do Parque do Ibirapuera.

Já Moema Índios fica entre a Avenida Ibirapuera e a Avenida Moreira Guimarães, e é onde está localizado o Shopping Ibirapuera. Possui ruas com nomes indígenas, como: Maracatins, Nhambiquaras, Jandira, Jurema, entre outros. É a parte mais próxima do Aeroporto de Congonhas. Shopping Ibirapuera Rua Normandia no Natal de 2005.

Moema possui um forte comércio, que se localiza nos arredores das ruas Normandia, Gaivota e Canário e das avenidas Bem-Te-Vi, dos Eucaliptos e Pavão, onde há lojas de roupas, calçados, acessórios e até grifes internacionais; além da moda, também destaca-se no setor gastronômico.

No bairro, encontra-se o Shopping Ibirapuera, um dos primeiros centros comerciais do país, e o consulado senegalês.

Anualmente, uma via do bairro torna-se atração durante a época natalina: a Rua Normandia, cujas 36 lojas recebem decoração e iluminação especiais no período, chegando a atrair mais de 300 000 visitantes para o local nessa época.