Uber no Aeroporto de Guarulhos: cuidado com motoristas clandestinos

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Os aplicativos de mobilidade como Uber, 99 e Cabify, são uma ótima opção para quem viaja pelo aeroporto de Guarulhos. As corridas de/para o aeroporto internacional de São Paulo podem sair pela metade do preço, ou até menos da metade, se comparado ao valor de um táxi.

Alerta de motoristas de aplicativos clandestinos no Aeroporto de Guarulhos
Foto: Mike Tsitas via Unsplash

Esse tipo de serviço funciona super bem, mas é preciso ficar atento ao “pegar” um carro de aplicativo no aeroporto de Guarulhos, pois há motoristas clandestinos atuando na área do desembarque de passageiros. Descobrimos isso recentemente e por isso faço este alerta!


Leia também: Aluguel de carro em SP: dicas para economizar


Onde pegar Uber e 99 no Aeroporto de Guarulhos

Chegamos de uma viagem nacional, desembarcamos no terminal 2 do aeroporto de Guarulhos, pedimos um carro através do aplicativo da Cabify e fomos em direção ao local designado para o embarque nesse tipo de serviço.

No caso do terminal 2, área de desembarque doméstico, basta você sair do portão, atravessar para a calçada central e logo verá uns totens da Uber e da 99. Ficamos por ali.

No terminal 1, a mesma coisa, há totens da 99 e da Uber na área de desembarque, no lado externo do terminal.

Enquanto aguardávamos o carro que nos buscaria, fomos abordadas por dois motoristas, que de dentro de seus veículos ofereceram de nos levar. Recusamos, claro. Achamos aquilo muito estranho.

Minutos depois, o carro que chamamos chegou. Logo que entramos no carro o motorista comentou sobre os motoristas clandestinos, ou “pescadores” como os motoristas oficiais se referem a eles. Aí entendemos aquelas abordagens.


Leia também: Trem para o aeroporto de Guarulhos: como é o Expresso Aeroporto


Use sempre o aplicativo para pegar um Uber no aeroporto de Guarulhos

O que tem acontecido é o seguinte, motoristas não cadastrados nos aplicativos de carros, ou até mesmo banidos deles, assediam os clientes que pretendem utilizar os serviços de aplicativos como Uber, 99, Cabify, etc.

Motoristas de aplicativo no aeroporto de Guarulhos
Foto: Dan Gold via Unsplash

Esses motoristas clandestinos ficam justamente na área destinada para a parada dos carros de aplicativo, e oferecem a corrida. E algumas pessoas topam entrar em um carro que nem sabem a procedência.

Eu particularmente acho uma loucura, porque bem ou mal quando você usa um desses aplicativos você tem lá um motorista cadastrado na empresa.

Bom, e como funciona esse esquema?! Os tais “pescadores” simulam no aplicativo quanto sairia a viagem e fecham o preço com o passageiro, que pode pagar até com cartão de crédito.

A suposta vantagem seria de não precisar esperar um motorista regularizado, que pode demorar um pouco para chegar já que eles ficam em bolsões próximos ao aeroporto, e pagar o mesmo valor do aplicativo.

Pode parecer tentador, ter a mesma tarifa sem precisar esperar, mas optando por utilizar o serviço desses “motoristas piratas” o passageiro perde a segurança oferecida pelos aplicativos. E não estamos em época de correr risco à toa.

Então, não corra riscos, use sempre o aplicativo, seja da empresa que for, para pedir seu carro!


Leia também: Marriott SP Airport: hotel perto do aeroporto de Guarulhos


Distância do Aeroporto de Guarulhos a São Paulo

O Aeroporto Internacional de São Paulo fica no município de Guarulhos, vizinho de São Paulo. Para te dar uma ideia, do aeroporto de Guarulhos até a avenida Paulista são cerca de 29 km.

Dependendo do trânsito, você pode demorar bastante para chegar até seu destino. Uma outra opção, mais econômica inclusive, é utilizar o transporte público para sair ou chegar ao aeroporto de Guarulhos. Fizemos um comparativo entre o trem e o ônibus que fazem esse trajeto, veja aqui.


Agora, se você vai ficar um tempinho em São Paulo e gosta de dirigir, e está preparado para o trânsito da cidade, alugar um carro pode ser uma boa opção. Alugando um carro você fica mais independente e faz as coisas no seu tempo.

Uma boa dica para economizar é usar o comparador online da Rentcars para comparar ofertas de locadoras diferentes, garantindo o melhor preço e pagamento facilitado no cartão de crédito.


Leia também: A Rentcars é confiável? Vale a pena usar?


Mais sobre o Aeroporto de Guarulhos


Onde ficar em São Paulo

Se você não é de São Paulo e precisa de dicas de onde ficar na cidade, procure um hotel ou hostel na região da Avenida Paulista.

Opções de hospedagem com bons preços na Paulista, são: Ibis São Paulo Paulista e, Ibis Budget SP Paulista (na Consolação) e Ibis Budget SP Paraíso, lá na outra ponta da Paulista.

Se quiser se hospedar em uma região diferente da cidade, recomendo os bairros de Pinheiros e Vila Madalena, dois bairros cheios de coisas divertidas pra fazer!


Para saber tudo sobre onde se hospedar em São Paulo, leia nosso Guia completo de onde ficar em SP por regiões


Mais dicas de São Paulo

São Paulo é uma cidade cheias de atrações turísticas, culturais e gastronômicas. Se você vem à cidade não deixe de conferir a nossa Agenda SP.

Confira também outras dicas do que fazer em São Paulo e aproveite o que a cidade tem de melhor!


QUER CONHECER O CENTRO HISTÓRICO DE SP?

Embarque em um Free Walking Tour pelas principais atrações da região. O passeio funciona sem preço fixo, em um esquema ‘pague quanto quiser’ ao final do tour, de acordo com o seu grau de satisfação.

QUERO


 

Sofia Conchester
Sofia Conchester
Publicitária e produtora cultural. Escreve, pesquisa e produz. É ela que comanda as redes sociais do Tô Pensando em Viajar e se tem foto de comida, pode apostar que a fome é dela!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Eu caí hoje no conto do UBER clandestino no Terminal da Barra Funda, fui assediada e enganada, paguei o dobro e ainda achou ruim porque não tinha dinheiro, me senti lesado. Ainda perguntei como funciona e o mesmo disse que ia ligar o aplicativo, ele disse que sim e cobrou a corrida igual táxi. Fica aqui o alerta

    • Poxa, Lourdes sinto muito por você ter passado por essa situação e agradeço que tenha compartilhado aqui esse alerta.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM