O que fazer em Natividade, cidade histórica no Tocantins

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Natividade é o berço histórico do estado do Tocantins, lugar onde as raízes do novo estado brasileiro foram fixadas. A pitoresca cidade reserva ótimos atrativos naturais, históricos e culturais para surpreender todo tipo de viajante e é uma ótima porta de entrada para conhecer as Serras Gerais do Tocantins. Neste post vou te dar dicas preciosas de o que fazer em Natividade.

O que fazer em Natividade, TO: Caminhar pelas ruas com casas antigas

Lá no fim do post você encontra um mapa interativo com todas as atrações de Natividade para você aproveitar ao máximo a cidade. Vamos começar?


Natividade, Tocantins: história e tradições

Natividade é a cidade mais antiga do Tocantins, fundada em 1734. Essa região começou a ser povoada durante o ciclo do ouro, no século XVIII, quando os bandeirantes partiram para desbravar o interior do Brasil em busca de metais preciosos.

Atualmente a cidade tem aproximadamente 10.000 habitantes, mas já teve, pasme!, 40 mil escravos durante o auge do ciclo do ouro.

Com o declínio da exploração do nobre metal precioso a partir do século XIX, Natividade destacou-se na pecuária. No centro histórico da cidade ainda é possível observar casas com arquitetura ao estilo de cada uma dessas épocas.

Personagens de Natividade, no Tocantins

Em 1987, o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natividade, Tocantins, foi tombado pelo IPHAN. A cidade conserva até hoje seu traçado urbano original. Igrejas também estão preservadas assim como seu casario, são cerca de 250 edificações coloniais.

Natividade mantém tradições herdadas dos portugueses e dos povos quilombolas, que podem ser observadas nas festas religiosas e manifestações culturais que acontecem na cidade ao longo do ano.

Um grande exemplo disso é a Festa do Divino Espírito Santo, de origem portuguesa, que atrai uma multidão de fiéis e turistas. Durante a festa, a Suça, dança de herança africana, é apresentada por grupos da comunidade. As apresentações de Suça são acompanhadas por instrumentos de percussão.

Tradição da Suça em Natividade, Tocantins
Foto: Agência Serra Geral / Divulgação

Como chegar em Natividade

A melhor maneira para chegar até Natividade é de carro. Alugamos um carro no aeroporto de Palmas, capital do Tocantins e seguimos pelas rodovias TO-050 e BR-010, por cerca de 220 km até Natividade.

Por conta dos buracos na estrada, demoramos mais do que o previsto na viagem, mas mesmo assim, alugar o carro foi essencial para esta parte da viagem pelo Tocantins, que incluiu outros destinos nas Serras Gerais.


Uma dica para economizar que a gente sempre usa nas nossas viagens é acessar o site da Rentcars para fazer pesquisar preços de locadoras diferentes de uma vez só.

A Rentcars é um consolidador de ofertas que te garante o melhor preço no aluguel de carro, parcelamento no cartão de crédito e alterações ou cancelamentos grátis até 1 dia antes do início da reserva.

FAÇA JÁ UMA COTAÇÃO GRÁTIS


Onde ficar em Natividade

Natividade é um excelente ponto de partida para quem quer conhecer as Serras Gerais, no Tocantins. Passamos a nossa primeira noite de viagem na cidade e adoramos.

A melhor opção de hospedagem em Natividade é o Hotel Serra Geral, que fica a 2km do centro da cidade. E tem fácil acesso para as principais cachoeiras de Natividade e também para a saída para a cidade de Dianópolis.

Dica de onde ficar em Natividade, no Tocantins

Os quartos do Hotel Serra Geral são simples mas com tudo o que você precisa para ter uma boa noite de sono. Eles dispõe de banheiro privativo com chuveiro quente, ar condicionado, TV LCD e frigobar. O hotel oferece Wi-Fi e estacionamento grátis.

O destaque da nossa hospedagem foi o café da manhã (incluso na diária), com direito a bolos, frutas e cuscuz feito na hora. Como não amar?!

Café da manhã do Hotel Serra Geral


Encontre ofertas de hospedagem no Hotel Serras Gerais


O que fazer em Natividade, Tocantins

» Conhecer as Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

A Igreja começou a ser construída pelos negros escravizados no início do século XVIII e nunca foi finalizada.

Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade

A construção parou em 1817, mas essas ruínas em Natividade continuam sendo uma das referências da presença de comunidades negras no Tocantins, o coração do Brasil.

Não deixe de visitar as ruínas à noite também quando elas recebem uma iluminação especial.

Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade, de noite


Leia também: 3 destinos no Tocantins além do Jalapão


» Visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Natividade

A Matriz de Nossa Senhora da Natividade foi construída em 1759 e é uma das atrações da cidade.

O que fazer em Natividade, TO: Igreja Matriz

Do altar, a imagem barroca de Nossa Senhora da Natividade, padroeira do Tocantins abençoa quem visita a Igreja. A imagem veio de Portugal e, provavelmente, foi transportada pelo rio Tocantins até chegar ao arraial de Natividade.

Interior da Igreja Matriz de Natividade, Tocantins


» Conferir como são feitas as jóias em filigrana

Natividade possui minas de ouro em atividade até hoje e se destaca pela produção artesanal de jóias em filigrana. A filigrana é uma técnica de influência portuguesa, que usa fios de ouro e prata na confecção de jóias.

Ourives trabalhando em Natividade, com a técnica de filigrana

Não deixe de visitar a Ourivesaria Mestre Juvenal, para conferir de perto o delicado e minucioso trabalho desses verdadeiros artistas. O resultado são peças belíssimas.

Ourives trabalhando em Natividade, com a técnica de filigrana


» Experimentar o Amor-Perfeito

Quem vai a Natividade tem que conhecer a outra jóia da cidade, feita há anos por tia Naninha. O amor-perfeito é um biscoito assado em forno a lenha, marca registrada da cidade.

Na foto, o casal mais fofo de Natividade, tia Naninha e seu Dozim, e o biscoito que é receita de família.

O que fazer em Natividade, TO: experimentar o amor-perfeito


Você já pensou em fazer seguro viagem nacional?

Além de assistência médica e odontológica, o seguro viagem nacional oferece outras coberturas importantes para qualquer viagem, como: reembolso de despesas por atrasos ou cancelamentos de voo, dano ou extravio de bagagem e até mesmo cancelamento de viagem.

Tudo isso por um investimento de menos de R$5 por dia de viagem!

Não perca tempo e faça já uma cotação no site da Seguros Promo, nosso comparador online preferido, que tem o melhor preço e atendimento do mercado.

Aproveite a oportunidade e ganhe até 10% de desconto usando nosso código TOPENSANDO05 e pagando com boleto bancário.

QUERO DESCONTO


» Turismo de experiência em Natividade com a agência Serra Geral

Fizemos nosso tour pelo centro histórico de Natividade com o Onésimo, da agência Serra Geral, e foi ótimo pois tínhamos pouco tempo e graças a ele conhecemos muito da cidade.

O bom de ter um guia local é que você recebe informações valiosas sobre aquele lugar. E quando o guia sabe tudo sobre a sua cidade e conhece cada morador, fica melhor ainda.

A agência Serra Geral têm roteiros super interessantes para você conhecer muito da tradição, história e cultura de Natividade.

Para conhecer os roteiros oferecidos pela agência Serra Geral entre em contato com o Onésimo através do e-mail contato@agenciaserrageral.com.br ou pelo celular (083) 98481 8385.


» Ecoturismo em Natividade

Natividade reserva agradáveis surpresas para os amantes da natureza. A cidade tem grande potencial para o ecoturismo, com trilhas, praias fluviais e cachoeiras. Além de ter rica diversidade da flora e fauna.

A Cachoeira do Paraíso, tem diversas quedas d´água e piscinas naturais, fica a 7km do centro de Natividade. Ela é acessada através de uma trilha de grau moderado, nível 3, com subidas íngremes.

Cachoeira do Paraíso, em Natividade, no Tocantins

As cachoeiras são intermitentes, estando cheias de novembro a maio. A melhor época para aproveitar as cachoeiras vai de dezembro a abril.


» Visitar a dona Romana no Centro Bom Jesus de Nazaré 

Outro passeio interessante é visitar o centro místico Bom Jesus de Nazaré ( Sítio da Jacuba). O lugar abriga estátuas feitas com pedras, desenhos de seres espirituais. Tudo feito por Dona Romana à partir de “visões” que ela tem.


» Conhecer o Museu Municipal de Natividade 

No museu, cujo prédio foi construído na época imperial para funcionar como cadeia pública, é possível conhecer sobre a história da ocupação da região e seu patrimônio cultural.


Onde comer em Natividade

O Casarão Restaurante está instalado em um casarão do século XVIII, tombado pelo IPHAN, no centro histórico de Natividade, mais exatamente na Praça Leopoldo de Bulhões.

Eles servem comida caseira, com direito a pratos regionais. Jantamos lá, em uma das mesas da calçada, pedimos um filé à parmigiana que estava muito gostoso.

Dica de onde comer em Natividade, cidade histórica no Tocantins


O que fazer em Natividade, TO | No Mapa


Leia também: Tutorial completo de como usar o Google My Maps para organizar o seu roteiro de viagem


Roteiro de viagem pelas Serras Gerais

Nossa viagem pelas Serras Gerais continua. Depois da parada em Natividade, seguimos rumo a Almas. Vamos contar tudinho para vocês, acompanhe os próximos posts.

Roteiro de viagem pelas Serras Gerais, no Tocantins


Mais dicas do Tocantins


Salve estas dicas no Pinterest

Natividade, no Tocantins, é uma cidade histórica com atrativos culturais e naturais. Quer saber o que fazer em Natividade? Leia e aproveite muito a cidade!


Sofia Conchester
Sofia Conchester
Publicitária e produtora cultural. Escreve, pesquisa e produz. É ela que comanda as redes sociais do Tô Pensando em Viajar e se tem foto de comida, pode apostar que a fome é dela!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. NATIVIDADE fazia parte do estado de Goiás.
    Em 1905 meu bisavô Anfrisio Fialho era juiz aí.
    Minha tia avo nasceu aí. Vou pedir a certidão de nascimento dela. Foi difícil para localizar, mas eu achei o local.
    Sou de Florianópolis SC.
    Grande abraço ao povo dai.

  2. Aqui é a Camila da Silva, e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.

  3. Sou a Camila da Silva, e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.

  4. Parabéns, Sofia Conchester!! Só quero retificar a informação na matéria sobre a imagem de Nossa Senhora da Natividade, que é a padroeira do estado do Tocantins.: “Dizem que esta imagem foi encontrada no rio Tocantins e foi levada pelos escravos até o Arraial, onde era Natividade, antigamente”. Não existe essa versão. O que se fala é que ela veio de Portugal e, provavelmente, tenha sido transportada pelo Rio Tocantins para chegar ao arraial de Natividade. Ela NÃO foi encontrada no rio. Muito obrigada!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM