Texas TaxFree: como funciona o reembolso de imposto

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Fazer compras nos Estados Unidos é um dos programas preferidos de muitos viajantes brasileiros. Mesmo com o dólar alto, a diferença de preços no Brasil e nos Estados Unidos pode ser gritante. Principalmente em estados como o Texas, que tem uma política Tax Free e oferece reembolso parcial do imposto sobre vendas (sales tax).

Não sabia que isso existia? Sim, existe! E neste post vou te contar mais sobre como funciona esse processo. Você vai entender logo porque vale tanto a pena fazer compras no Texas. Vamos começar?

Como funciona o programa TaxFree de reembolso de imposto no Texas


Abra uma conta gratuita em dólar e economize muito!

Passei a economizar MUITO nas minhas viagens para o exterior desde que comecei a usar os cartões de débito vinculados a contas internacionais como a conta Nomad digital e conta multimoedas da Wise. As melhores opções do mercado.

Essas contas não cobram mensalidade e usam o câmbio do dólar comercial. Bem mais vantajoso do que o dólar turismo, usado pelas casas de câmbio e bancos. Além disso, cobram apenas 1,1% de IOF. Menos que os cartões de crédito brasileiros.

Abra uma conta Nomad com o código TPEV20 e ganhe até US$ 20 (R$ 100) de presente.


Leia também: Novas regras e requisitos para uma viagem para os EUA


Sales tax: o imposto sobre vendas nos EUA

Sempre que fazemos uma compra nos EUA, para calcular o preço final do produto, devemos adicionar ao preço da etiqueta, o imposto de vendas (sales tax).

O valor do imposto é diferente em cada estado americano e muitas vezes é composto também pelas taxas locais da cidade onde você está fazendo as compras. Isso pode ser meio confuso no começo, mas logo a gente se acostuma.

A boa notícia é que ao fazer compras no estado do Texas, você pode receber um reembolso parcial (até 65%) deste imposto, em dinheiro, cheque ou transferência via PayPal, de maneira fácil, rápida, antes mesmo de sair do shopping.

Como funciona o programa TaxFree do Texas

Vamos entender melhor como funciona o programa TaxFree Texas com um exemplo prático: o imposto sobre as vendas no Texas é de 8,25%. Ou seja, se você comprar um notebook de 1.000 dólares, o valor final do computador, com o imposto, será 1.082,50 dólares.

Comprando este computador no Texas, em uma das 6.500 lojas parceiras do programa Tax Free (incluindo a Apple Store), você poderá receber de volta até 53,63 dólares, 65% do valor das taxas.

Preparei um tutorial passo-a-passo para que você faça suas compras e solicite o reembolso de maneira fácil e rápida. Olha que prático.

1. Faça compras em uma das mais de 6.500 lojas parceiras TaxFree

Certifique-se de estar comprando em uma das lojas participantes do programa. Isto é muito importante. Com mais de 6.500 parceiros, pode-se dizer que você vai encontrar tudo, ou quase tudo o que precisa nesta lista.

Marcas famosas, como: Louis Vuitton, Polo Ralph Loren, Prada, Calvin Klein, Tiffany, Valentino, Versace e Hermès são parceiras do programa TaxFree Texas.

Marcas famosas participam do programa TaxFree do Texas

Apple Store, Best Buy, Microsoft e BOSE fazem a festa dos apaixonados por eletrônicos com preços americanos, como eu.

Para quem viaja para os Estados Unidos em busca de pechinchas para fazer enxoval de bebê, algumas marcas na lista, são: Carter’s, OshKosh B’Gosh, Babies R Us, babyGap e Kids R Us.

Até lojas de departamento famosas, como Macy’s, Target, JC Penney e T.J. Maxx garantem seu reembolso parcial do imposto. Não é ótimo?


2. Separe os comprovantes e solicite o reembolso em um dos 17  pontos de atendimento

Para solicitar o reembolso, você deve se dirigir a um dos 17 postos de atendimentos da empresa TaxFree Shopping espalhados por todo o estado do Texas, nas cidades de Dallas, El Paso, Houston, McAllen, Round Rock e San Marcos.

É necessário também, apresentar os seguintes documentos:

  • Passaporte;
  • Cartão de embarque ou comprovante de vôo de volta para o Brasil;
  • Notas fiscais originais;
  • Produtos comprados.

O ideal é procurar um dos postos de atendimento dentro dos shoppings e outlets mais famosos do Texas. Confira a lista completa atualizada.


Quer agilizar o processo? Faça um pré-registro online


3. Receba seu reembolso em dinheiro, cheque ou via PayPal

Quem solicita o reembolso em dinheiro, recebe de volta, na hora da solicitação, 50% do valor da taxa. Para receber de volta 65% do valor do imposto, selecione PayPal ou cheque.

A desvantagem é, escolhendo uma dessas opções, o reembolso pode levar de 90 a 120 dias para ser recebido e o cheque será enviado pelo Correio. Sem chances, né?!

Pensando em valores, na compra do laptop de 1000 dólares, o reembolso seria de 53,63 dólares via PayPal ou 41,25 dólares em dinheiro. Qual você escolheria?

É bom estar ciente também de que os pontos de atendimento localizados nos aeroportos não fazem o pagamento do reembolso em dinheiro.

Se mesmo assim você escolher solicitar o reembolso em aeroportos, não se esqueça de fazer isso antes de despachar as malas. Já que é necessária a vistoria das mercadorias pelo agente da TaxFree Shopping. Fica a dica!

Requisitos importantes para o pedido de reembolso

  • A compra tem que ter sido feita em uma das lojas participantes do programa;
  • O valor do imposto tem que ser maior que 12 dólares. Vários recibos da mesma loja podem ser reunidos para alcançar o mínimo de 12 dólares;
  • Os itens devem ser comprados em um prazo máximo de 30 dias antes da partida e devem estar novos (sem uso);
  • O reembolso deve ser solicitado em um dos 17 pontos de atendimento da TaxFree Shopping.

Como funciona o processo TaxFree com compras online?

Compras feitas pela Internet, nas lojas parceiras do programa, também têm direito ao reembolso do imposto, desde que ele tenha sido pago ao Texas e o produto tenha sido recebido no Texas.


Consulte o site TaxFree Texas para mais informações


Leia mais dicas dos EUA


 

Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM