Se você ama cerveja como eu, com certeza já ouviu falar na Sierra Nevada Brewing Co. Visitei a primeira fábrica deste ícone cervejeiro, em Chico, no norte da Califórnia e descobri muito mais que cerveja boa.

Visita guiada à fábrica da Sierra Nevada na Califórnia
Foto: Divulgação

Além de produzir algumas das melhores cervejas dos Estados Unidos, a Sierra Nevada investe intensamente em soluções para reduzir o impacto da fabricação de cerveja, um processo que consome muita energia e recursos. Um exemplo dentro e fora do mercado cervejeiro.

Depois dessa visita, que foi uma daquelas experiências para guardar na memória, virei mais fã ainda e minha admiração pela cervejaria só aumentou. Vou te contar tudo sobre este dia mágico. E aposto que você também vai querer embarcar nessa aventura cervejeira.


Leia também: 13 experiências cervejeiras pelo mundo


A história da Sierra Nevada

Fundada em 1980 por Ken Grossman, a Sierra Nevada foi uma das responsáveis pela revolução da cerveja artesanal nos Estados Unidos e permanece até hoje como uma das principais cervejarias independentes dos Estados Unidos.

Grossman começou a fazer cerveja em 1969, escondido da mãe, ainda adolescente. Em 1978, quando a produção artesanal de cerveja (homebrewing) foi regulamentada nos EUA, ele decidiu fundar uma cervejaria em um dos lugares que mais amava no mundo: a cadeia de montanhas de Sierra Nevada, no norte da Califórnia.

Ken Grossman: fundador da Sierra Nevada Brewing Co.
Foto: Divulgação

Em 1980, a Sierra Nevada Brewing Co. produziu sua primeira Pale Ale feita com lúpulo Cascade, que dava um aroma cítrico intenso à cerveja. Mal sabia Ken que este seria o início da revolução da cerveja artesanal nos Estados Unidos.

Só para você ter uma ideia, em 1980, existiam apenas 42 cervejarias artesanais nos Estados Unidos. Hoje em dia, estima-se que uma cervejaria é criada a cada 12 horas.

Quase 40 anos depois, muita água rolou até que a Sierra Nevada chegasse até aqui, com duas grandes fábricas. A primeira em Chico, Califórnia e a segunda em Mills River, Carolina do Norte. Da costa oeste à costa leste dos EUA, a Sierra Nevada se transformou em uma das empresas mais bem sucedidas e transformadoras dos Estados Unidos.


Leia também: Sábado na Brooklyn Brewery, em NYC


Visita guiada à Sierra Nevada Brewing Co.

A visita guiada é excelente. Um verdadeiro sonho para qualquer cervejeira apaixonada como eu. Aprendi tanta coisa, que achei melhor dividir a experiência em 4 tópicos diferentes para poder falar de tudo.

» Introdução

Na primeira parte da visita guiada, somos convidados a assistir um vídeo sobre a história e a evolução da Sierra Nevada, desde o começo dessa aventura de Ken Grossman, até os dias de hoje.

Vídeo de introdução da visita a Sierra Nevada

Atualmente, a Sierra Nevada é a 3a cervejaria artesanal dos Estados Unidos, com uma produção estimada de 1.2 milhões de barris de cerveja por ano. Apesar disso, a empresa orgulha-se em ser independente até hoje. Um negócio de família do começo ao fim da sua cadeia produtiva.

» A fábrica

Depois do vídeo, partimos para a visita pela imensa fábrica da Sierra Nevada. Passando pelo estoque de lúpulo, sempre uma divertida e cheirosa experiência.

Lúpulo na Serra Nevada

Até a gigante linha de produção e embalagem da Sierra Nevada, onde são produzidas latas e garrafas de algumas das melhores cervejas dos Estados Unidos.

Fábrica da Sierra Nevada

Fábrica da Sierra Nevada no norte da Califórnia

Produção de cerveja na Sierra Nevada

O tour passa também por uma espécie de memorial, uma sala com a história da Sierra Nevada, seus personagens e vários equipamentos usados na cervejaria antigamente.

Memorial na Sierra Nevada Brewing

» Sustentabilidade

Como eu já te adiantei, além de se preocupar com a qualidade das cervejas, a Sierra Nevada se preocupa muito em reduzir o impacto de toda a cadeia de sua produção, um processo que consome muita energia e recursos. Aqui o principal lema é ‘reduzir, reutilizar, reciclar’.

No site da Sierra Nevada, você pode ver mapas interativos e explorar todas essas ações para reduzir o impacto ambiental das cervejarias. Mas vou citar algumas delas, a seguir. Olha que incrível!

Painéis solares e microturbinas de gás natural

Atualmente, os painéis solares da fábrica da Sierra Nevada em Chico trabalham em conjunto com o sistema de microturbinas de gás natural para fornecer mais de 90% da energia elétrica necessária para alimentar a fábrica.

Painéis solares na Sierra Nevada

O calor residual do sistema é capturado e usado para produzir vapor e água quente para o processo de fermentação. É isso que a gente chama de aproveitamento máximo do combustível.

Recuperação de CO2

A grande preocupação da Sierra Nevada é fechar o ciclo de produção da maneira mais sustentável possível. Pensando nisso, o dióxido de carbono (CO2) produzido naturalmente durante o processo de fermentação é recuperado, limpo e enviado de volta para a cervejaria para pressurizar os tanques e ajudar na embalagem.

Essa recuperaração de CO2, além de reduzir as despesas, já que eles não precisam comprar CO2, elimina centenas de caminhões de entrega. Fiquei encantada!

HotRot : a super composteira

Seguindo o mesmo pensamento de fechar o ciclo de produção, a Sierra Nevada também usa, há 4 anos, o HotRot, um sistema de compostagem em larga escala super tecnológico, produzido na Nova Zelândia, que acelera muito o processo de compostagem dos resíduos orgânicos da fábrica.

Hot Rod, imensa composteira na Sierra Nevada Brewing Co.

Desta maneira, eles conseguem diminuir muito o descarte de resíduos sólidos e ainda utilizam o adubo produzido pela super-compostagem nas plantações de lúpulo, cevada e na horta para o taproom.

Aliás, durante a visita, tive a oportunidade de ver uma plantação de lúpulo. Coisa mais linda do mundo!

Plantação de lúpulo na Sierra Nevada


Você sabia que a única plantação de lúpulo no Brasil fica em São Bento do Sapucaí, no interior de SP?


» Degustação

Degustação na fábrica da Sierra Nevada
Foto: Divulgação

Da plantação de lúpulo à mesa, ou melhor, ao copo! Finalmente, depois de um longo tour, fomos direto à fonte provar alguns dos clássicos e das novidades da cervejaria. Já pensou que incrível provar uma cerveja Sierra Nevada fresquinha, direto do tanque?!

Algumas sugestões para quem não conhece as maravilhas lupuladas da Sierra Nevada, são:

A clássica Pale Ale, feita com lúpulo Cascade e malte caramelizado, com 5.6% de álcool e 38 IBU.

Hazy Little Thing, uma IPA não filtrada, não processada, com 6.7% de álcool e 35 IBU.

Se você não gosta de cervejas muito amargas, uma boa pedida é a Summerfest ou a
Sierraveza
(de trigo). Confira a tabela com todas as cervejas produzidas pela Sierra Nevada, incluindo as sazonais (produzidas em determinadas épocas do ano).

Ahh, outra coisa super importe! Não perca a lojinha da Sierra Nevada, hein?! Fiquei louca e obviamente, fui a última a entrar no ônibus para ir embora.

Loja da fábrica da Sierra Nevada

Informações práticas sobre a visita guiada à Sierra Nevada Brewing

» Os tipos de visita guiada

A Sierra Nevada oferece pacotes de degustação e tours com diferentes temáticas, incluindo uma opção grátis, com 45 minutos de duração. Acesse este site para saber mais.

Os tours têm vagas limitadas e costumam lotar rápido. Por isso é melhor fazer sua reserva on-line com antecedência. Lembrando que para participar das degustações é necessário ter mais que 21 anos. Tem que levar o passaporte.

Se você não tiver a fim de fazer o tour, pode ir até o Taproom da Sierra Nevada, que funciona de domingo a quinta-feira, das 11h às 21h e sexta e sábado, das 11h às 22h.

Outros dois taprooms da Sierra Nevada ficam na fábrica de Mills River (na Carolina do Norte) e em Berkley (Torpedo Room).

» Onde fica e como chegar

A Sierra Nevada fica em Chico, cidade no norte da Califórnia, a 140km de Sacramento e pouco mais de 260km de São Francisco.

Para mim, a melhor maneira de explorar a Califórnia é de carro. Alugar um carro no EUA é super simples e barato. Você não precisa de documentação especial e pode usar um comparador online para pesquisar, de uma vez só, ofertas de locadoras de veículos diferentes.

A gente usa e recomenda o site da Rentcars. Uma empresa brasileira super confiável, que além de garantir o melhor preço no aluguel de carro, ainda oferece pagamento facilitado, sem cobrança de iof, dividido em até 6 vezes no cartão de crédito.

FAÇA JÁ UMA COTAÇÃO

Leia mais dicas da Califórnia


Salve estas dicas no Pinterest

Saiba como é a visita à fábrica da Sierra Nevada Brewing Co, em Chico, norte da California. Uma das cervejarias mais famosas dos EUA!


Alessandra visitou a Sierra Nevada Brewing Co. a convite de IPW 2019 e do Visit California


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome