O coração cubano de Miami bate forte na 8th Street, também chamada de Calle Ocho. Bem-vindo a Little Havana, a ‘Pequena Havana’, uma homenagem à capital cubana e um pedaço de Cuba nos Estados Unidos.

As ruas em Little Havana são coloridas e cheias de arte. Os aromas, sons e cores de Cuba estão presentes por toda a vizinhança. E não é pra menos. Você sabia que 1 em 4 residentes do condado de Miami-Dade são nascidos em Cuba?

Mural em Little Havana, Miami

Os símbolos e as lembranças de Cuba estão por toda Little Havana e não nos deixam esquecer a força dessa cultura e desse país que estão no sangue de uma das maiores comunidades de imigrantes da Flórida e dos Estados Unidos.

Mergulhe fundo na influência cubana em Miami com essas 5 dicas imperdíveis do que fazer em Little Havana.


Leia também: As melhores dicas de onde ficar em Miami


Onde fica Little Havana

A região de Little Havana fica a oeste de Downtown Miami e Brickell.

Adaptado de: Comayagua99 | Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0

Uma curiosidade que eu acho bem interessante, é que a Calle Ocho, coração de Little Havana, se transforma na Tamiami Trail (U.S. Roue 41), a estrada que cruza o Everglades (na direção ao oeste).

É nessa estrada que ficam o belo Shark Valley (uma das entradas do Everglades National Park) e as sedes das empresas que oferecem o famoso passeio de airboat.


Leia também: Passeio de airboat perto de Orlando e Cocoa Beach


Como chegar em Little Havana

A maneira mais prática e econômica de explorar Miami e a região de Little Havana é alugando um carro. As distâncias são longas, o sistema de transporte público é falho e você vai conseguir ver muito mais com um carro alugado.

Além disso, as tarifas são ótimas e você não precisa de documentação especial para dirigir na Flórida. Uma dica para economizar em aluguel de carro é usar um comparador online para pesquisar ofertas de diferentes locadoras em um só lugar. A gente usa e recomenda a Rentcars.

Chegar de carro e estacionar em Little Havana

Se você não quiser dirigir, pode comprar o ingresso para o ônibus hop on, hop off de dois andares, sabe?! Os ingressos são vendidos como: Classic, para 1 dia (USD 45); Premium, para 2 dias (USD 62.10) ou Deluxe, para 3 dias (USD 71.10).

O ônibus turístico funciona em 2 loops (Red e Blue). Para conhecer Little Havana é só parar na parada Little Havana/Domino Park, do Blue Loop. Fácil e simples.

Outra alternativa são os aplicativos de mobilidade como Uber e Lyft, por exemplo. Ambos funcionam muito bem em Miami e na Flórida.


Leia também: Como é alugar um carro nos Estados Unidos?


Onde ficar em Little Havana

Se você quer se hospedar em Little Havana, a melhor opção será o Airbnb. Além da vantagem do preço, hospedar-se nesta área de Miami pode transformar sua viagem em algo totalmente diferente e inesperado. Fiz uma lista com algumas das ofertas mais charmosas em Little Havana:

É sempre bom checar os comentários e todos os detalhes no Airbnb. Dessa maneira você tem certeza de que o lugar vai estar alinhado às suas expectativas. Se você nunca usou o Airbnb, cadastrando-se através deste link, você ganha até R$179. Não perca a oportunidade!

Agora, se você não abre mão de ficar em um hotel, boas opções de hospedagem perto de Little Havana, são: Life House Little Havana (★ 8.6), o Casa Florida Hotel e o Sonder – MIami River (★ 8.1), no estilo apart-hotel, com apartamentos para grupos e famílias.


Ofertas de hospedagem com até 50% de desconto em Little Havana.


Quando ir

Little Havana é uma região turística e bastante animada durante o ano inteiro. Se você puder, marque sua visita para a última sexta-feira do mês, quando acontecem as Viernes Culturales (Sextas-feiras Culturais), um festival de arte e cultura gratuito na Calle Ocho, entre a 13th e a 17th Street, das 19h às 23h.

Calle Ocho, em Little Havana, Miami

A noite tem atividades especiais e várias lojas e galerias de arte ficam abertas até tarde. Os restaurantes também servem menus especiais e na esquina da Calle Ocho com a 15th Street é montado um palco na rua para apresentações. Confira a programação atualizada das Viernes Culturales.

Outro grande evento que agita a região de Little Havana, é o Carnaval Miami na Calle Ocho, que acontece anualmente em 20 quadras da Calle Ocho, com música, dança e muita diversão. Sempre com a presença de grandes nomes da música latino-americana, celebrando a diversidade e a mistura de Miami. Confira o calendário atualizado para mais informações sobre as datas do festival.

O que fazer em Little Havana: 5 dicas imperdíveis

Agora que você já sabe como ir e quando ir, confira essa lista com 5 dicas imperdíveis do que fazer em Little Havana. Separe pelo menos um período do dia para explorar a região e surpreenda-se com este autêntico reduto cubano em Miami!

1. Passear pelas atrações da Calle Ocho, o coração de Little Havana

Comece sua caminhada pela Calle Ocho, no Parque Máximo Gómez, também conhecido como Domino Park. Pode-se dizer que ele é o coração de Little Havana. Ali, os amantes de dominó se reúnem para horas de partidas e papos.

O parque fica na esquina da Calle Ocho com a 15th Avenue (veja todas as localizações no mapa interativo no final do post).

Domino Park em Little Havana, Miami

Depois de observar algumas partidas, ou conversar um pouco, atravesse a rua e percorra a Cale Ocho Walk of Fame. Uma versão cubana da Calçada da Fama de Los Angeles.

Calçada da fama em Little Havana, Miami

Siga em direção ao Tower Theater, um dos cinemas mais antigos dos Estados Unidos, inaugurado em 1926. O lugar já foi casa de show e hoje em dia faz parte do Departamento de Assuntos Culturais da Miami Dade College. Quer assistir uma matinê? O cinema exibe  filmes estrangeiros independentes em inglês e espanhol.

Do outro lado da rua, outra instituição de Little Havana, o tradicional Ball and Chain, um clássico com decoração vintage. O bar é tão icônoico, que Billie Holyday costumava tocar aqui.

Ball and Chain, clássico de Little Havana, em Miami

Na minha última visita, almocei no Ball and Chain. O cardápio é bem enxuto e com opções para acompanhar o Mojito, que dizem ser um dos melhores de Little Havana. Ahh, no happy hour, você toma 2 mojitos e só paga um! Confira a programação atualizada.

Ao lado do Ball and Chain, é impossível não notar a tradicional Azucar Ice Cream Company. Faça um pit stop para um sorvete cubano. Aliás, a fome já bateu?

2. Comer muito bem!

A melhor maneira de conhecer a cultura de um povo e de um país é através de sua culinária, não é?! Aqui em Little Havana, você vai provar as delícias de Cuba, como se estivesse em Havana! Confira a seguir, os melhores restaurantes de Little Havana.

Para o café da manhã, experimente as delícias da Versailles Cuban Bakery, que também é restaurante. Nada melhor que um docinho e um café bem forte para começar o dia.

Vitrine da Versailles Bakery, em Little Havana, Miami

Para almoço/jantar, bons restaurantes em Little Havana, são:

  • Versailles Restaurant: uma das instituições do bairro, aberto há mais de 4 décadas. O restaurante se auto intitula de “o restaurante cubano mais famoso do mundo”. Até Barack Obama já veio comer aqui!
  • La Carreta: logo na chegada, um galo colorido nos dá as boas vindas. A comida do La Carreta é ótima e o ambiente super tranquilo e familiar.

Restaurante La Carrera em Little Havana, Miami

  • El Pub: Outra excelente opção de onde comer em Little Havana. As receitas são tradicionais, aprendidas em Cuba. E por falar nele… o sanduíche cubano é feito com presunto em fatias, porco assado, queijo suíço, um picles crocante e mostarda. Tudo isso servido em uma baguete cortada ao meio. Um verdadeiro ícone de Miami. Tem que experimentar!
  • El Cristo: Restaurante para quem não abre mão de uma ‘comida de verdade’. 

Restaurante El Cristo em Little Havana, Miami

Não quer explorar os restaurantes em Little Havana por conta própria?! Que tal fazer um tour gastronômico de 2 horas com bebidas e comidinhas inclusas?!

Garanta já a sua vaga


Você pode encontrar as localizações de todos os restaurantes e pontos turísticos em Little Havana no mapa interativo no final do post


3. Experimentar um cortadito cubano em uma Ventanita

O Brasil que me perdoe, mas café cubano é fundamental. Se quiser ter uma experiência cubana raiz, peça o café pela ventanita, essa ‘janelinha’ aí da foto.

Ventanita em Little Havana, Miami

Você pode pedir um cafecito (espresso com açúcar), um cortadito (espresso com espuma de leite), um cafe con leche (café com leite quente) ou um colado, espresso tipicamente cubano, servido em grandes quantidades e com pequenos copinhos para ser dividido com a família e amigos.

Agora que você já está craque em café cubano, que tal continuar o passeio por Little Havana?


Leia também: Dicas práticas essenciais para uma viagem para Cuba


4. Fotografar os murais de Little Havana

Aproveite também para fotografar os murais temáticos espalhados pelo bairro, principalmente na Calle Ocho e suas transversais.

Quem começa apreciar arte de rua, passa a ficar esperto e enxergar de longe essas obras de arte que embelezam qualquer passeio ao ar livre.

Mural em Little Havana, Miami

Os murais de Little Havana são bem diferentes do murais de Wynwood, já que a maioria deles tem temática cubana.

Mural em Little Havana, Miami

Outra curiosidade super interessante é que aqui em Little Havana, até os restaurantes das grandes redes como Mc Donald’s, por exemplo, apresentam em sua decoração elementos em homenagem à cultura cubana. Uma graça, né?!

Detalhes da loja do Mc Donald's em Little Havana, Miami

Além disso, as placas em Little Havana também são todas em espanhol, idioma oficial dessa região e de seu moradores.

5. Experimentar charutos quase cubanos

Para completar a lista do que fazer em Little Havana: eles, os charutos mais famosos do mundo.

Apesar do embargo americano desde 1960, que impede que produtos cubanos cheguem aos Estados Unidos, os cubanos que moram nos Estados Unidos tentam, de todas as maneiras, reproduzir a técnica e a alma dos charutos cubanos.

Em Little Havana existem algumas lojas que vendem esses charutos, a maioria feita com tabaco da Jamaica, Nicarágua e República Dominicana, já que os autênticos cubanos são ilegais. Uma das mais famosas é a Cuba Tobacco Cigar Company, comandada a 5 gerações pela mesma família. Muita tradição.


Leia também: Vale de Viñales, belezas naturais e os melhores charutos de Cuba


Explorar Little Havana por conta própria ou fazer um tour guiado?

Se você não quiser conhecer Little Havana por conta própria, seguindo as dicas deste post, não tem problema não. Essa experiência cultural com 3 horas de duração e grupo de máximo 10 pessoas vai te levar pelo melhor de Little Havana sem que você se preocupe com roteiro, itinerário, nada.

Prefere um tour mais curto?! Confira este passeio de 2 horas por Little Havana. Com certeza algum deles será perfeito para você!

Conclusão: Vale a pena conhecer Little Havana?

Seja para fotografar os murais coloridos, tomar um mojito e experimentar a culinária cubana, ou tomar uma dose energizante de colado, não deixe de colocar Little Havana no seu roteiro em Miami.

Visitar essa região é entender melhor a influência cubana na formação da Miami que a gente desconhece.

O que fazer em Little Havana | No Mapa

Encontre todas as dicas do que fazer em Little Hava neste mapa interativo.


Leia também: Como usar o o Google My Maps para organizar seu roteiro de viagem


Viaje com tranquilidade

Não se esqueça de contratar seguro viagem para os Estados Unidos. O seguro viagem é a sua garantia de assistência médico hospitalar em caso de acidente ou emergência.

E não dê bobeira, hein?! Gastos com assistência médica nos Estados Unidos podem ser 20 vezes maiores que no Brasil. Uma única visita ao Pronto-Socorro pode custar mais de USD5.000. Sem seguro viagem, você vai ter que pagar isso do seu bolso. Pensa na conta em real!

Uma boa dica é usar um comparador online para pesquisar, de uma vez só, ofertas de diferentes seguradoras. A gente sempre usa o site da Seguros Promo, uma empresa confiável, que oferece o melhor preço do mercado!

Aproveite e ganhe até 10% de desconto usando o código TOPENSANDO05.

QUERO DESCONTO


Leia também: Dicas infalíveis para economizar em seguro viagem


Leia mais dicas de Miami e da Flórida


Salve estas dicas no Pinterest

Saiba tudo sobre Little Havana. Como chegar, onde comer, o que fazer em Little Havana e muitas outras dicas para conhecer este pedacinho de Cuba em Miami.


2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome