O incrível teatro de marionetes na água do Vietnã

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Uma das atrações mais surpreendentes da nossa visita a Hanói, capital do Vietnã, foi o espetáculo do tradicional show de marionetes na água, ou Water Puppet Show, parte importante da milenar tradição vietnamita.

Neste post vou te contar mais sobre a história do tradicional teatro de marionetes do Vietnã e te dar todas as dicas para assistir a um bom espetáculo em duas mais importantes cidades do país: Hanói e Ho Chi Minh. Vamos começar?

Cena do Water Puppet Show em Hanoi


História e tradição do show de marionetes na água do Vietnã

A tradição do show de marionetes na água nasceu nos vilarejos do delta do Rio Vermelho (Red River), no norte do Vietnã e remonta ao século XI.

Diz a lenda que além de servir como entretenimento para as comunidades ribeirinhas durante o período de monções, quando os arrozais ficavam alagados, as apresentações também tinham como objetivo ‘entreter os espíritos’, evitando danos às plantações causado pela ‘fúria dos deuses’.

A verdade é que o Water Puppet Show, ainda hoje, continua sendo uma forma de contar histórias e transmitir a riquíssima cultura vietnamita e sua tradições para novas gerações.

Lenda contada por artistas do Water Puppet Show

As histórias do Water Puppet Show falam sobre a vida cotidiana e sobre as tradições rurais do Vietnã. A pesca, a colheita de arroz e os animais típicos dessa região, como os búfalos, são elementos essenciais da temática dessas apresentações, que têm foco na beleza das coisas simples, cotidianas.

Assistir a um espetáculo do teatro de marionetes na água vietnamita é a oportunidade de conhecer belas lendas folclóricas, como a Lenda da Espada Restaurada do Rei Le (a história do Lago Hoan Kiem e a tartaruga gigante).

Cena do Water Puppet Show em Hanoi


Como é o Water Puppet Show, o teatro de marionetes do Vietnã

Ao entrarmos na sala de espetáculo, dei de cara com a fachada de uma casa vietnamita e um lago, uma imensa piscina, com água e tudo. Uma espécie de cortina ou tela feita de bambu separa os dois.

Cenário do Water Puppet Show em Hanoi

Antes do espetáculo, uma mensagem gravada nos conta um pouco sobre a história dessa tradicional arte do teatro de marionetes na água, que existe no Vietnã há mais de 1.000 anos.

De repente, dois dragões surgem de trás da tela serpenteando e cuspindo fogo por todos os lados. Nessa hora fica difícil esconder a felicidade por ter comprado nossos ingressos na primeira fila.

Dragões cuspindo fogo no Water Puppet Show em Hanoi

Os marionetes vão surgindo, um após o outro, se movimentando sobre a água como mágica e nos apresentando suas histórias. Impressionante!


Música ao vivo

Como manda a tradição, os espetáculos do teatro de marionetes na água são encenados em vietnamita e apesar de não falar uma palavra em vietnamita, foi muito fácil entender e me divertir com o show.

Assim que os músicos começaram a tocar, me arrepiei. A música serve como trilha sonora para as histórias e serve para nos levar pelas belas lendas vietnamitas.

Músicos tocando ao vivo durante apresentação do Water Puppet Show em Hanoi

Os músicos, que tocam instrumentos típicos, também participam do show fazendo sons e interagindo com os bonecos. Muito legal!

Músicos tocando ao vivo durante apresentação do Water Puppet Show em Hanoi


Como acontece a ‘magia’ do show de marionetes no Vietnã?

Os bonecos são feitos de madeira de figueira e são controlados por meio de enormes varas horizontais.

Water Puppet Show em Hanoi, Vietnã

Porém, em nenhum momento o público consegue ver os mecanismos e engrenagens que controlam esses bonecos. Aliás, não dá para saber nem quem controla os marionetes na água. É por isso que me surpreendi quando, no fim do espetáculo, surgiram 9 pessoas de trás da tela de bambu.

Artistas do Water Puppet Show em Hanoi

Estes artistas trabalham com água na cintura, comandando as varas com os bonecos presos em suas pontas, que podem pesar até 15kg. Imagina só!

Além de todas essas dificuldades técnicas, eles ainda têm que trabalhar em perfeita harmonia e sincronismo. É por isso que esses artistas passam por um longo treinamento antes de se apresentarem em público.


Onde assistir ao Water Puppet Show no Vietnã?

Water Puppet Show em Hanói, Vietnã

O que me leva ao próximo tópico: onde assistir a um espetáculo de teatro de marionetes na água no Vietnã?

Nós escolhemos assistir a um espetáculo do famoso Thăng Long Water Puppet Theatre em Hanói, localizado às margens do Lago Hoan Kiem (rua Dinh Tien Hoang, 57). Recomendo muito!

A companhia é talentosíssima e este teatro é o único que funciona 365 dias por ano.

São quatro shows diários e um show adicional de outubro e abril, na alta temporada.

Em Ho Chi Minh, o teatro mais famoso é o Golden Dragoon Water Puppet Theatre, na rua Nguyen Thi Minh Khai 55B, Distrito 1, perto do Palácio da Reunificação.


Leia também: Dicas essenciais para usar o Grab no Sudeste Asiático


Ingressos para o teatro de marionetes (Water Puppet Show)

Para facilitar, você pode garantir seu ingresso antes de viajar, do conforto do seu lar. Separei algumas opções interessantes que combinam o espetáculo do teatro de marionetes na água em Hanói com outros passeios legais na cidade. Aproveite!

Comprar o ingresso do teatro de marionetes com antecedência é essencial para você que viaja com um planejamento todo certinho e quer conhecer mais coisas em Hanói.

E apesar dos vários shows diários, a capacidade do teatro é limitada. Já pensou chegar lá na hora e não conseguir assistir ao espetáculo?

Além disso, se eu fosse você, eu pagaria um pouco mais e me sentaria na primeira fila. Acho que deixa a experiência muito mais interessante. Fica a dica!


Encontre ofertas de hospedagem em Hanoi


Viaje com tranquilidade!

Contrate um bom seguro viagem. Além de ser uma proteção para você e para o seu bolso, o seguro viagem também ajuda bastante no caso de atraso de voo, extravio de bagagem e até cancelamento de viagem!

Uma boa dica para economizar é usar um comparador online para pesquisar o melhor preço e plano de seguro viagem para você. Nós usamos e recomendamos a Seguros Promo.


Leia também: Dicas infalíveis para comprar seguro viagem mais barato


Mais dicas de viagem para o Vietnã


Salve essa dica no Pinterest para não esquecer!

Saiba mais sobre o Water Puppet Show, o espetáculo do tradicional teatro de marionetes na água realizado em Hanói, capital do Vietnã.


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM