Visitar o Lago Hoan Kiem em Hanói, no Vietnã, é deparar-se com um óasis em meio ao caos do centro dessa cidade frenética e tão peculiar. Onde o novo, o moderno, o veloz, convive em plena harmonia com o calmo passado, carregado de história, lendas e símbolos.

Ponte Huc em Hanói, Vietnã

É essa combinação entre o novo e a tradição o que torna Hanói uma cidade tão interessante e tão original. Atravessar a ponte Huc e entrar no Templo Ngoc Son, construído em uma ilhota no meio do lago, é embarcar em uma viagem pela história e cultura vietnamita. Pronto para começar?

O Lago Hoan Kiem e a lenda da tartaruga sagrada do Vietnã

Este lago natural de água doce no coração de Hanói é muito mais do que uma simples atração para turistas e moradores da cidade. Seu nome significa ‘lago do retorno da espada’ e segundo a lenda, o lago é a casa de uma tartaruga gigante com o casco dourado.

Kim Qui, a tartaruga sagrada do Vietnã, é a guardiã da espada mágica, usada pelo guerreiro Le Loi na batalha contra os chineses no início do século XV.

A espada mágica, presente ‘dos deuses’ tornaria seu dono invencível. Com ela, Le Loi ganhou a força de mil homens e expulsou o exército da dinastia Ming do Vietnã, tornando-se imperador.

Depois da vitória, Le Loi visitou o lago e foi subitamente recebido por Kim Qui. A tartaruga dourada surgiu e levou a espada para as profundezas, onde ficará até que seja necessária novamente para defender a independência e soberania do Vietnã.

A Torre da Tartaruga (Thap Rùa) foi construída no centro do lago Hoan Kiem como um símbolo de força e coragem para os vietnamitas.

Torre da Tartaruga (Thap Rùa), construída no centro do lago Hoan Kiem

Acho importante unir espaço, história e cultura durante uma viagens. Principalmente em destinos tão interessantes e culturalmente complexos como o Vietnã.

Apenas passear pelo lago e fazer fotos no templo não é suficiente. É preciso conhecer, ouvir, entender. E as lendas e mitos são o caminho mais rápido para desenvolver essa compreensão, já que mesmo sendo únicos, de certa forma nos aproximam.


Leia também: Os murais da rua Phung Hung – arte urbana em Hanói


O Templo Ngoc Son

Outro destaque do Lago Hoan Kiem é o Templo Ngoc Son, o Templo da Montanha de Jade), construído em uma ilhota no meio do lago.

Entrada do Templo Ngoc Son em Hanói, Vietnã

O Templo Ngoc Son foi construído no século XVIII e foi totalmente reformado e ampliado em 1865. Nessa época também foram construídos a ponte Huc (Ponte do Sol Nascente) e a But Thap (Torre da Pena).

O templo é pequeno, mas muito interessante e apesar de sua vocação como uma das principais atrações turística de Hanói, ainda continua sendo usado como local de adoração.

Incensários no Templo Ngoc Son em Hanói, no Vietnã

O Ngoc Son é dedicado aos filósofos confucionistas e taoístas Van Xuong e Nguyen Van Sieu e ao herói nacional, Tran Hung Dao, que derrotou 300.000 soldados mongóis no século XIII durante uma tentativa de invasão do Vietnã.

Entrada do templo Ngoc Son em Hanói, no Vietnã

Visitar o Templo Ngoc Son em Hanói é se deparar com uma mistura entre budismotaoísmoconfucionismo. Esse é o jeito que os vietnamitas lidam com a religião. Ao contrário de outros países no sudeste asiático como Tailândia e Myanmar, que tem o budismo como religião majoritária, o Vietnã tem essa mistura, esse jeito próprio de conciliar diferentes crenças e religiões. Muito interessante!


Leia também: Viagem para Myanmar – por onde começar


Destaques do Ngoc Son

» A Ponte Huc

Para chegar ao templo, os visitantes precisam atravessar uma ponte de mandeira vermelha chamada Huc (Ponte do Sol Nascente) e caminhar por Tam Quan (Três Portões) até chegar no pavilhão de dois andares, Dac Nguyet Lau (Moon Gazing Pavilion).

» Os portões

Uma das coisas que mais me chamou a atenção no templo Ngoc Son foram as figuras de animais pintadas em alto relevo nas laterais dos portões de acesso ao templo.

Visitantes no Templo Ngoc Son em Hanói, Vietnã

Animais em alto relevo nos portões do templo Ngoc Son

O dragão e o tigre são símbolos de estabilidade, força e prosperidade e o dragão e a tartaruga, que nos recebem no templo logo que atravessamos a ponte Huc, são símbolos da Filosofia Oriental e do Taoísmo. Belíssimos!

» Tran Ba Pavilion

O Pavilhão Tran Ba ​​é um símbolo de firmeza estabilidade diante das ondas.

Pavilhão Tran Ba no Templo Ngoc Son em Hanói, Vietnã

» A tartaruga gigante

Um destaque no Ngoc Son é a tartaruga gigante preservada, que foi encontrada no lago. Seria ela uma prima ou parente distante da Kim Qui, a tartaruga  sagrada do Vietnã?

Tartaruga gigante embalsamada no templo Ngoc Son em Hanói

Ingresso e horário

O templo Ngoc Son abre diariamente, das 8h às 17h e o ingresso custa DNG 30.000 (menos de 2 dólares) por pessoa.

Onde fica


Leia também: Como usar um mapa Google My Maps para planejar sua viagem


Leia mais dicas de Hanói


Salve essa dica no Pinterest

Lago Hoan Kiem em Hanói, Vietnã


 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome