Changi Airport em Singapura: conheça o melhor aeroporto do mundo!

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Eleito como o melhor aeroporto do mundo pelo ranking da Skytrax, o Changi Airport, em Singapura, impressiona pelos números, eficiência e pelas excelentes comodidades.

Só para citar alguns ‘mimos’, no aeroporto de Singapura você encontra balinha no guichê de imigração, cinema gratuito 24 horas, obras de arte em todos os terminais, jardim de borboletas e até uma piscina. Tudo isso quase sem filas!

Changi Airport em Singapura: como é o melhor aeroporto do mundo

Não sou do tipo que gosta de aeroportos e estava bem cética em relação ao Changi. Erro meu! Durante uma viagem recente a Singapura e ao Vietnã, passei um bom tempo no aeroporto e fiquei muito impressionada.

Ficou curioso?! Então vem comigo conferir algumas curiosidades sobre o melhor aeroporto do mundo!

Changi Airport em Singapura: como é o melhor aeroporto do mundo


Changi Airport em Singapura, o melhor aeroporto do mundo!

Singapura é conhecida por sua reputação de ‘limpa, segura e impecável’ e o aeroporto da ‘ilha-cidade-Estado’ não poderia ficar por menos. Apesar de atender anualmente mais de 60 milhões de passageiros, é raro se sentir parte de uma multidão por ali.

Até aquela hora chata da espera das malas na esteira foi amezinada pelo ambiente aberto e agradabilíssimo do aeroporto Changi. Vê ‘se pode’ uma coisa dessas!

Changi Airport em Singapura: como é o melhor aeroporto do mundo


Tá pensando em viajar? Não vá sem seguro. Saiba como encontrar o melhor seguro viagem internacional para você!


Os terminais do aeroporto de Singapura

Atualmente, o Changi Airport é formado por 4 terminais:

Os 3 primeiros são interligados pelo Skytrain e o T4 se conecta ao T2 por um ônibus que funciona em intervalos regulares.

Changi Airport em Singapura: como é o melhor aeroporto do mundo

Saiba mais sobre as atrações de cada um dos terminais do aeroporto Changi a seguir:

» Terminal 1 (T1)

As principais atrações do Terminal 1 do aeroporto de Singapura, são: a piscina na cobertura, no Aerotel Airport Transit Hotel. Que pode ser aproveitada pelos hóspedes do hotel ou pelos viajantes dispostos a pagar uma taxa extra de SGD17. A piscina funciona das 6h às 00h.

O jardim de cactus com mais de 40 espécies é outra atração importante do Terminal 1.


Confira todas as opções de hospedagem no aeroporto de Singapura


» Terminal 2 (T2)

O Terminal 2 do aeroporto Changi abriga a maioria das companhias aéreas da Star Alliance. Voamos até Singapura de Swiss e chegamos nesse terminal.

Nas áreas restritas aos passageiros, destacam-se alguns jardins temáticos, como esse da foto, um cinema 24 horas (grátis) e áreas de entretenimento, com videogame e acesso à internet.

Changi Airport em Singapura: como é o melhor aeroporto do mundo

Pensando nas crianças menores, existem também alguns playgrouns no Terminal 2. Um no piso inferior e outro na área restrita a passageiros.


» Terminal 3 (T3)

O Terminal 3 do Changi Ariport é praticamente exclusivo para vôos da Singapore Airlines, a companhia aérea local. Mas gradualmente divide espaço com outras companhias.

As atrações aqui são: um jardim de borboletas, um cinema gratuito e até um escorregador de 12 metros de altura. Além disso, a área a alimentação se assemelha a um tradicional hawker center cingapuriano.

» Terminal 4 (T4)

Changi Airport em Singapura: como é o melhor aeroporto do mundo

O Terminal 4 do aeroporto de Singapura é o mais novo dos terminais. Ele foi inaugurado no final de 2017 e abriga principalmente as companhias aéreas asiáticas.

Usamos este terminal durante a viagem até Hanoi, no Vietnã e depois na volta a Singapura, a partir de Ho Chi Min, também no Vietnã.

Como o terminal mais novo do Changi Airport, o T4 apresenta alguns diferenciais, como extrema automação desde o check in até ao despacho de bagagem. Não é a toa que este terminal opera com cerca de 20% do pessoal dos outros terminais. Aqui, até a limpeza é feita por robôs.

A ‘Heritage Zone’ é um dos grandes destaques desse terminal. Esse espaço é dedicado à herança Peranakan de Singapura e de tempo em tempo acontece um verdadeiro show multimídia em plena sala de espera do aeroporto. O show conta com música e animações, mostra como era o cotidiano nas antigas casas Perakanan, revelando nuances da cultura tradicional de Singapura. Belíssimo trabalho e atração incrível.


Leia também: Como criar um mapa personalizado do Google Maps para sua viagem


» Jewel – a atração mais recente do aeroporto Changi

A nova atração do aeroporto Changi, em Singapura se chamará Jewel, e promete ser uma mistura de atrações e experiências únicas. Um misto de jardins, atrações, lojas, restaurantes, hotel e outras instalações de apoio às operações de um dos aeroportos mais movimentados do mundo.

O ‘terminal’ Jewel se conectará diretamente ao hall de desembarque do Terminal 1 e aos Terminais 2 e 3 através de vias para pedestres com ar-condicionado, com esteiras de tranporte. A previsão de inauguração é março de 2019.

Changi Airport em Singapura: como é o melhor aeroporto do mundo
Foto: Divulgação Changi Airport

Outros ‘mimos’ no aeroporto Changi

» Espaços para dormir

Antes de embarcar em uma viagem de 13 horas até Zurique, na Suíça fui passear e dei de cara com essa área para dormir, um espaço com cadeiras confortáveis, perfeitas para aquela soneca fortalecedora, sabe?

Changi Airport em Singapura: como é o melhor aeroporto do mundo

Todas as cadeiras têm tomada de plug e usb e são bem concorridas.

» Internet grátis

Outro grande benefício para passageiros que embarcam e desembarcam no aeroporto Changi, em Singapura, é o acesso gratuito a internet, wi-fi e em computadores espalhados pelos terminais.

Changi Airport em Singapura: como é o melhor aeroporto do mundo

Para solicitar uma senha de acesso é só escanear seu passaporte nessas máquinas, que estão espalhas por todo o aeroporto. Processo super simples e rápido para ter internet rápida à disposição.


Leia também: Wi-fi grátis pelo mundo com Mastercard Black


» Tour grátis por Singapura

Se você tem pelo menos 5 horas e meia na cidade em uma conexão, vale a pena saber  mais sobre o ‘Free Singapore Tour’ oferecido pelo aeroporto.

O tour de ônibus guiado tem duração de 2 horas e meia e acontece diariamente em horários regulares.

O aeroporto oferece 2 tipos de tour: o Heritage Tour, pelos bairros étnicos da cidade, e o City Sights Tour, que passa pelos ícones da cidade, com uma rápida parada no Merlion Park. Saiba mais detalhes sobre o tour aqui.

» Água grátis!

Em todos os terminais do aeroporto Changi você encontrará estações de água potável (quente e fria) para ‘recarregar’ a sua garrafinha, ou mesmo para fazer um chá.

Changi Airport em Singapura: como é o melhor aeroporto do mundo

» Organização

Outra coisa que me impressionou muito no Changi foi a organização. Na foto abaixo você vai ver a fila do táxi. Olha só que exemplo!

Fila no táxi no aeroporto Changi em Singapura

Como já citei, apesar do aeroporto Changi ser um dos mais movimentados do mundo, é quase impossível encontrar uma fila. Um dos motivos é que o controle de segurança da bagagem é realizado apenas nos portões de embarque, facilitando o acesso e colaborando com a nossa sanidade mental!

» Pontos de entretenimento

Entreter os pequenos durante longas horas de espera em um aeroporto pode parecer um suplício, né?! Não aqui no Changi Airport. Corra até o Entertainmet Corner mais próximo e deixe os baixinhos gastarem toda a sua energia em jogos eletrônicos e outras atividades!

Changi Airport em Singapura: como é o melhor aeroporto do mundo

Essas são apenas algumas das atrações espalhadas pelos terminais do aeroporto Changi em Singapura.

Como ir do aeroporto de Singapura até a cidade

O aeroporto Changi fica bem próximo ao centro de Singapura e chegar até lá é super fácil. A forma mais prática é usar um aplicativo de mobilidade, principalmente se você estiver viajando em família ou com um grupo de amigos.

A Grab é a Uber no Sudeste Asiático e antes de viajar, recomendo que você baixe o aplicativo e já deixe seu cadastro pronto.

Uma corrida do aeroporto até o centro da cidade custa cerca de SGD17. Dentro do centro expandido da cidade você não pagará mais de SGD10 na corrida. O pagamento pode ser feito via cartão de crédito e Paypal.

Outra opção é contratar um transfer privado do aeroporto até seu hotel em Singapura.

Se você quiser economizar e usar o transporte público de Singapura, pode pegar a linha verde do MRT (Mass Rapid Transit System), o sistema de metrô da cidade, com uma estação no subterrâneo dos terminais 2 e 3.

Você pode comprar um bilhete individual ou comprar o cartão Ez-Link, que é recarregável, e só vale a pena se você for passar mais de três dias na cidade. Vale a pena também analisar a compra do Singapore Card, que dá acesso ilimitado aos meios de transporte público em Singapura, além de outras ofertas. O cartão é vendido em versões de 24h, 48h e 72h.


Mais informações sobre o Changi Airport, em Singapura

O cógido IATA do aeroporto Changi é SIN e para saber mais informações você pode acessar o super completo site oficial do aeroporto: www.changiairport.com.

Changi Airport em Singapura: como é o melhor aeroporto do mundo


Economize muito em uma viagem para Singapura

Contrate, com antecedência ingressos para tours e atrações em Singapura e garanta uma viagem tranquila, sem dor de cabeça.

A vantagem de comprar seu ingresso antes, pelo site da GetYourGuide, é que você reserva tudo do conforto do seu lar, economiza, e já se planeja. Muitas vezes, nem fila você pega. Só vantagem, né?!


Confira opções de hospedagem em Singapura com até 50% de desconto!


Não se esqueça do seguro viagem

Singapura é um dos destinos mais caros do mundo e se você começou a planejar sua viagem, não se esqueça de contratar um seguro viagem. Além de ser uma proteção para você e para o seu bolso, cobrindo qualquer custo com atendimento médico ou odontológico no exterior, o seguro viagem também ajuda bastante no caso de atraso de voo, extravio de bagagem e até cancelamento de viagem!

Uma boa dica para economizar é usar um comparador online para pesquisar o melhor preço e plano de seguro viagem para você. Usamos e recomendamos a Seguros Promo.

Aproveite a oportunidade e ganhe 25% de desconto.

Faça uma cotação grátis já e viaje com tranquilidade e segurança!


Leia também: Como escolher o melhor seguro viagem internacional


Salve essas dicas no Pinterest para não esquecer

Changi Airport em Singapura: o melhor aeroporto do mundo


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM