Jundiaí, cidade que fica pertinho de São Paulo, é conhecida como a Terra da Uva. E para celebrar a importância da fruta na cidade é realizada, anualmente, a Festa da Uva de Jundiaí, que em 2019 está em sua 36a edição.

O evento reúne adegas, produtores de frutas, comida típica, artesanato, workshops e inúmeras atrações culturais.

Vou te contar mais sobre a minha experiência na Festa da Uva de Jundiaí 2019 e aposto que quando você chegar no final deste texto vai estar morrendo de vontade de ver tudo com seus próprios olhos!

Dicas para curtir a 36a Festa da Uva de Jundiaí 2019


Leia também: Agenda cultural com a melhor programação de SP em janeiro!


36a Festa da Uva de Jundiaí

A 36a Festa da Uva de Jundiaí acontece simultaneamente com a 7a Expo Vinhos. O evento vai até o dia 3 de fevereiro de 2019, e acontece sempre às sextas, sábados e domingos.

Dicas para curtir a 36a Festa da Uva de Jundiaí 2019

A entrada é gratuita, podendo o visitante contribuir com 1 kg de alimento não perecível, que será doado para o Fundo Social de Solidariedade.

Visitar essa festa é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais da cultura da uva na região, que tem forte relação com a colônia italiana que se instalou por lá no final do século XIX.

Dicas para curtir a 36a Festa da Uva de Jundiaí 2019

Para quem gosta de vinho, a Festa da Uva de Jundiaí 2019 conta com 13 adegas, que vendem e oferecem degustação de seus produtos. Boa parte delas conhecemos quando percorremos a Rota da Uva.

Além das adegas a festa reúne produtores de uva e de outras frutas e também artesanato local, cervejas artesanais e comidas típicas de diversos bairros da cidade de Jundiaí. Todos os expositores e também os artistas que se apresentam na festa são de Jundiaí e região.

A Festa da Uva promove o resgate da história e cultura de Jundiaí e é bonito de ver o quanto todos os envolvidos no evento amam o que fazem.

História da Festa da Uva de Jundiaí

A Festa da Uva é tradicional em Jundiaí. A primeira foi realizada em 1934 no centro da cidade e atraiu muitos visitantes e não só pessoas da região, mas de diversos lugares do Brasil. Imagine que em uma época em que não era tão simples chegar a uma cidadezinha do interior de São Paulo, o evento foi um verdadeiro sucesso.

A Uva Niagara Rosada

Dicas para curtir a Festa da Uva de Jundiaí 2019A estrela principal da festa é a Uva Niagara Rosada, típica de Jundiaí. Um fato curioso é que essa variedade de uva surgiu em 1933, quando ocorreu uma mutação genética somática espontânea em meio à produção da Uva Niagara Branca, de origem americana.

Esse fato aconteceu no bairro Traviú, em Jundiaí, que foi, como muitos outros, formado por imigrantes italianos. À partir daí a Uva Niagara Rosada passou a ser conhecida nacionalmente e Jundiaí, por ser berço dessa variedade, adquiriu fama e acabou por receber o título de Terra da Uva.

A estimativa é de que, nessa edição da Festa da Uva de Jundiaí, sejam vendidas 100 toneladas de Uva Niagara Rosada. Ainda falando em números, são esperados mais de 170.000 visitantes nos três finais de semana de festa.

Atrações da Festa da Uva de Jundiaí

A programação da 36a Festa da Uva de Jundiaí traz diversas atrações durante o dia todo. Tem exposição, venda e premiação de uvas, e leilão das uvas campeãs, cuja renda será revertida para o Fundo Social de Solidariedade.

Além disso, você também vai encontrar na Festa da Uva de Jundiaí exposição e venda de vinhos e de artesanato local. Espaço Infantil, bonecos de espuma, cortejos e atrações circenses. Workshops Enogastronômicos. Comercialização de diversos produtos. E inúmeras apresentações culturais de dança, música e teatro. Se isso tudo ainda for pouco para você, também é possível agendar passeios turísticos pela região.

» A Vila Italiana

Logo que você entra no pavilhão de exposições você se sente em uma típica vila italiana. É muito divertido, tem atores e músicos interpretando os moradores da vila, eles cantam, dançam, falam alto como um bom italiano e são muito solícitos ao atender aos pedidos de fotos dos visitantes. Ali você já entra no clima.

Dicas para curtir a 36a Festa da Uva de Jundiaí 2019

Algumas atrações acontecem em determinados dias da Festa da Uva de Jundiaí, são elas:

  • Passeio Jeep Club – dia 26/1
  • Desfile de Motociclistas – dia 27/1
  • Desfile e Exposição do Clube do Carro Antigo – dia 3/2

Para conferir todas as atrações da 36a Festa da Uva de Jundiaí acesse o site oficial da festa.


» Cerimônia da Pisa da Uva

São muitas as atrações da Festa da Uva de Jundiaí mas a mais aguardada é a Pisa da Uva, que acontece aos sábados e domingos, às 14h30. E o melhor é que quem quiser pode participar! É um momento bem animado.

Dicas para curtir a 36a Festa da Uva de Jundiaí 2019

A recomendação tanto para quem vai apenas assistir quanto para quem pretende participar da Pisa da Uva é que se chegue cedo para pegar o melhor lugar em frente ao palco interno da feira. Para quem deseja participar é organizada uma fila momentos antes do horário da Pisa da Uva.

» Espaço Deguste

O Espaço Deguste é uma imensa praça de alimentação com diversas opções de comidas e bebidas. Nesse espaço você poderá degustar um delicioso frango desossado frito ou uma porção de polentas super crocantes. O curioso é que diferentes bairros de Jundiaí estão ali representados e cada um deles tem um jeito especial de preparar os pratos tradicionais da região.

O Parque da Uva Jundiaí

A Festa da Uva de Jundiaí é realizada no Parque Comendador Antônio Carbonari, mais conhecido como Parque da Uva, que foi construído especialmente para receber a festa. O espaço, localizado no bairro do Anhangabaú, em uma das principais entradas da cidade, foi inaugurado em 1953 e já recebeu 33 edições do evento.

Como chegar

A maneira mais prática para chegar lá é de carro. O portão principal do Parque da Uva fica na Av. Jundiaí s/n, mas também existe um portão lateral na Av. Amadeu Ribeiro, número 500, que serve como acesso para idosos, pessoas com deficiência, mães com crianças de colo e gestantes.

Os estacionamentos oficiais da Festa da Uva também ficam na Av. Amadeu Ribeiro, 500 e na Av. Jundiaí s/n (em frente à Marquise).

Você também pode usar as linhas de ônibus identificadas com a placa da Festa da Uva a partir da Estação Ferroviária e da Rodoviária de Jundiaí.

Que tal passar o final de semana em Jundiaí?

Se você quiser aproveitar a Festa da Uva de Jundiaí e a Rota da Uva na mesma viagem, hospede-se na cidade. Uma ótima opção é o Aparthotel Adágio Jundiaí Shopping.

Além do Adágio sugerimos mais dois hotéis na cidade: o Quality Hotel Jundiaí, que tem uma piscina deliciosa e o Hotel Ibis Jundiaí Shopping. Os três hotéis sugeridos são muito bem avaliados no Booking.com e aos finais de semana têm ótimas tarifas.

Passeio perfeito para sair um pouco da rotina, né?!


Confira tarifas promocionais de hospedagem em Jundiaí


Mais informações sobre a 36a Festa da Uva de Jundiaí

A Festa da Uva de Jundiaí 2019 acontece até o dia 3 de fevereiro.

  • Sextas, das 18h às 22h;
  • Sábados, das 10h às 22h;
  • Domingos, das 10h às 20h.

Entrada Gratuita. Ação Solidária: doe 1kg de alimento não perecível.


Salve estas dicas no Pinterest

Dicas para curtir a Festa da Uva de Jundiaí 2019


Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome