Theobroma cacao’ é o nome científico do cacaueiro, a árvore que produz o cacau, principal matéria prima do chocolate, o ‘alimento dos deuses’. O cacaueiro é originário da Bacia do Rio Amazonas, mas cresce muito bem em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.

Não por coincidência, Ubatuba é também casa da Theobroma Chocolates Naturais, uma iniciativa de Débora Martins, que, por 15 anos, lutou contra sérios distúrbios alimentares relacionados à forma industrializada do chocolate.

Débora descobriu o cacau de Ubutaba e se encontrou. Pôs a mão na massa e desenvolveu um alimento nutritivo, natural e saboroso, que ao contrário do chocolate industrializado, repleto de produtos químicos, conservantes e gordura, não despertava nela a compulsão.

Theobroma Chocolates Naturais: a magia de Ubatuba

De vilão a ‘alimento das deusas’, Débora transformou a produção dos chocolates naturais em algo mais. Criou uma rede de pessoas com habilidades e ocupações diversas, incentivando a economia local e o trabalho de pequenos produtores.

Isso é super importante se a gente se dá conta dos graves problemas de trabalho escravo e infantil nas grandes plantações de cacaueiros pelo mundo, principalmente na Costa do Marfim, o maior produtor de cacau do mundo.

A escolha consciente de produzir e consumir um alimento natural, saudável, que contribui com a economia local e é feito com propósito, é algo transformador.

Theobroma Chocolates Naturais: a magia de Ubatuba

 


Resolvedor de viagem

1. Vai alugar um carro para ir para Ubatuba? Economize! Use o site da Rentcars para comparar de uma vez só preços de locadoras diferentes.
2. Saiba quais são as melhores pousadas de Ubatuba. Confira uma seleção de hotéis e pousadas ou saiba mais sobre a minha experiência na Pousada Vila Jacaa e na Pousada Jamboo.
3. Precisa de seguro viagem?Faça uma cotação grátis no site da Seguros Promo e ganhe até 10% de desconto.

Theobroma Chocolates Naturais

Voltando à composição dos chocolates naturais Theobroma, trago boas novas: eles são alimentos funcionais. Juro! O cacau, um alimento energético de baixo índice glicêmico, é rico em flavonóides e tem propriedades estabilizadoras de humor. O óleo de coco é bactericida, fungicida, lubrificante, e é tudo de bom! Vai me dizer que você ainda não sabe disso?

Theobroma Chocolates Naturais: a magia de Ubatuba

Além de serem naturalmente saudáveis, os chocolates naturais Theobroma ajudaram Débora no processo de sua própria reeducação alimentar. O que faz a gente repensar todo o ciclo vicioso. Desde o consumo excessivo incentivado pelas grandes indústrias até os componentes que fazem parte dos ‘industrializados’.

A fantástica fábrica de chocolates de dona Nena

Conhecer o trabalho da Débora me fez lembrar a fantástica fábrica de chocolates de dona Nena, que revolucionou a pequena Ilha do Combu, em Belém do Pará ao apresentar ao mundo seu chocolate 100% cacau.

Theobroma Chocolates Naturais: a magia de Ubatuba

Estou convencida. O chocolate é de fato o ‘alimento das deusas’! Vida longa às mulheres brasileiras que de alguma forma revolucionaram e revolucionam nossos estados presentes!


Leia também: A fantástica fábrica de chocolate de dona Nena na Ilha do Combu


Pontos de venda em Ubatuba

Ficou curioso para experimentar?! Confira os endereços dos vários pontos de venda da Theobroma Chocolates Naturais em Ubatuba e São Paulo. Recomendo!

» Ubatuba

  • Casa Cannelle: Avenida Guarani, 240
  • Espaço Terra Viva: Av. Prof. Thomaz Galhardo, 596
  • Croissant do Francês: Rua dos Pescadores, 5
  • Casa AlmaZen: Rua Thomaz Galhardo, 217

» São Paulo

  • Wet Academia: Rua Domingos Olimpio,155
  • CrossFit Sher: Rua Faustolo 999

Gostou da dica?

Aproveita para curtir a nossa página do Facebook. Lá você fica por dentro de todas as novidades aqui do blog e não perde nenhuma dica!

Curta a página do Tô pensando em viajar no Facebook

Leia mais sobre Ubatuba


Alessandra viajou para Ubatuba a convite da Pousada Vila Jacaa e da Pousada Jamboo


4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns! Débora, demorô, pois já esperava algo muito bom vindo de ti.
    Excelência acima de tudo.
    Quero teu choco 100%
    Quero vender teu choco.
    Vamos trocar e-mail?
    Rubinho

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe seu comentário!
Digite seu nome