Quer saber o que fazer em Belém?! Confira essa lista esperta com 11 dicas na capital do Pará para viajante nenhum botar defeito!

O que fazer em Belém: 11 dicas imperdíveis na capital do Pará


Leia também: O que fazer em 3 dias em Belém do Pará – dicas e roteiro de viagem


O que fazer em Belém: 11 dicas imperdíveis

Belém é uma dessas cidades que arrebata o coração logo na primeira visita. Autêntica e criativa, é uma das capitais mais interessantes do nosso país. Mais brasileira impossível!

Essas 11 dicas imperdíveis do que fazer em Belém vão te deixar com água na boca e morrendo de vontade de conhecer essa jovem senhora. Aperte os cintos e venha tremer no Pará!


Resolvedor de viagem

1. Compre passagem aérea para Belém com até 50% de economia, em 10 vezes sem juros!
2. Saiba quais são os melhores hotéis de Belém e confira as nossas dicas de onde ficar na cidade.
3. Vai alugar um carro? Pode ser uma boa pedida em Belém. Use o site da Rentcars para comparar de uma vez só preços de locadoras diferentes.
4. Precisa de seguro viagem? Faça uma cotação grátis no site da Seguros Promo e ganhe até 10% de desconto.

1Visite o Ver-o-peso

A primeira dica do que fazer em Belém é, com certeza, visitar o mercado Ver-o-Peso, uma das atrações mais interessantes da cidade.

O Veropa – para os íntimos – é o coração de Belém e pulsa ali desde 1688, quando ainda era a ‘Casa de Haver o Peso’. Com o passar do tempo, se transformou no maior mercado a céu aberto da América Latina, uma verdadeira experiência antropológica na capital do Pará.

Dê uma volta pelo Ver-o-Peso para conhecer as cores e os sabores do Pará e ‘cuidado’ com os perfumes, hein?! São verdadeiras poções mágicas!


Leia também: Padrões paraenses, uma busca fotográfica pelo Pará


2Acorde cedo para conhecer a Feira do Açaí

Se você adora conhecer e fotografar um típico mercado ao ar livre, não perca a oportunidade de conhecer a Feira do Açaí, que acontece todas as madrugadas ao lado do Ver-o-Peso.

Visitar a Feira do Açaí é uma daquelas coisas únicas, que você só vai conseguir fazer em Belém, e para mim esse é o jeito certo de entender a cidade.

Por outro lado, tem que acordar cedo e enfrentar o escuro da madrugada. Sei que não é para todo mundo. Se não é pra você, não desista! Ainda tem muita coisa legal para fazer em Belém!

3Fim de tarde na Estação das Docas

Bem ao lado do Ver-o-peso, fica a Estação das Docas, um belo complexo cultural em Belém e atração imperdível na cidade!

Sorveteria Cairu

Venha ver o pôr do sol na Estação das Docas, e aproveite para tomar um delicioso sorvete da Sorveteria Cairu, um clássico paraense. Meus preferidos foram o tapioca e o mestiço (tapioca com açaí).

Amazon Beer

Se preferir algo mais ‘forte’, peça um chopp na cervejaria da Amazônia, a Amazon Beer. A IPA com cumaru é a minha preferida!

4Passeio de barco pela orla de Belém

É também da Estação das Docas que sai de terça a domingo, às 17h30, o passeio fluvial Orla ao Entardecer, da Valeverde Turismo, uma experiências divertidíssima. Bem turistona, mas muito interessante para conhecer mais sobre os ritmos do Pará e do norte do Brasil.

Pra completar o show, a gente ganha uma vista privilegiada do pôr do sol na baía do Guajará!


Leia mais sobre o passeio fluvial Orla ao entardecer, da Valeverde Turismo


Curta a página do Tô pensando em viajar no Facebook

5Experimente a gastronomia paraense!

A gastronomia é um dos grandes motivos para conhecer Belém. Ingredientes diferentes, sabores inusitados e muita personalidade fazem da gastronomia paraense uma verdadeira aventura.

Não deixe de experimentar os pratos típicos da região, como tacacá, maniçoba, caruru, e os peixes frescos deliciosos, sempre acompanhados de arroz, farinha e açaí!

Confira essa seleção com 10 dicas gastronômicas em Belém para saber onde comer na cidade.


Leia também: 7 dias no Pará – Belém + Ilha do Marajó


6Tomar um golinho da cachaça de jambu do Meu Garoto

Não deixe de experimentar a famosa cachaça com jambu do bar Meu Garoto. O jambu é muito usado na culinária paraense e é conhecido por suas propriedades ‘amortecedoras’. Os paraenses dizem que, com jambu, a língua treeeme, mas ela fica é meio amortecida mesmo.

Ahh! E se vale o conselho, compre a garrafa GRANDE pra levar de volta para casa. A gente não acha essa cachaça em qualquer lugar do Brasil não!

7Passear pelo Complexo Feliz Lusitânia

Outro lugar para conhecer em Belém é o Complexo Feliz Lusitânia, e os históricos Forte do Presépio, Casa das 11 Janelas e o imperdível Museu do Encontro.

Todos esses lugares são interessantes, mas o Museu do Encontro – dentro do Forte do Presépio – é sensacional! Lá você pode ver cerâmicas tapajônicas e marajoaras raríssimas. Ver essa conjunto de cerâmicas ao vivo já vale a visita!

8Tour guiado ao Theatro da Paz

Outra experiência que você só vai ter em Belém, é o tour guiado ao Theatro da Paz, um dos ícones da cidade e símbolos do Ciclo da Borracha. O Theatro é belíssimo e os guias são ótimos.

As visitas guiadas acontecem de terça a sexta, das 9h às 17h (com intervalo das 13h às 14h), das 9h às 12h aos sábados, e das 9h às 11h aos domingos. A taxa de visitação é de R$ 6, com meia entrada para estudantes. A visita é gratuita às quartas-feiras.


Leia também: As curvas do Theatro da Paz


9Ver a alimentação das garças no Mangal

Eu costumo dizer que se você só tem um dia em Belém, dê um jeito de encaixar uma visita ao Mangal das Garças na sua viagem.

Este belo parque zoobotânico é parte da revitalização de uma área alagada de 40.000 metros às margens do Rio Guamá e aqui você poderá ver ao vivo representantes da fauna e flora locais.

Uma atração imperdível no Mangal das Garças é a alimentação das garças dos bichos que dão nome ao parque.Um momento glorioso! Aproveite a visita para ver a cidade do alto da torre de observação e comer no delicioso restaurante Manjar das Garças.


Leia também: Mangal das Garças, passeio imperdível em Belém


10Visitar a Ilha do Combu

Nenhuma visita a Belém está completa sem uma esticadinha até a Ilha do Combu. Se for sábado então, melhor ainda! É o programa típico do belenense.

Chocolate do Combu, a incrível história de dona Nena

A dica imperdível no Combu é conhecer a história de dona Nena, e provar o famoso  chocolate do Combu. 100% cacau plantado no Combu!

O que fazer em Belém: 11 dicas imperdíveis na capital do Pará


Leia também: Chocolate da Ilha do Combu – a incrível história de dona Nena


Saldosa Maloca, saudoso banho de rio!

Para comer, não perca os pratos do restaurante Saudosa Maloca. Aproveitar a visita para tomar banho de rio!

O que fazer em Belém: 11 dicas imperdíveis na capital do Pará

11Vivenciar o Círio de Nazaré em Belém

Para finalizar essa deliciosa lista do que fazer em Belém, não posso deixar de te dar um último conselho: quer conhecer Belém de verdade?! Visite a cidade durante o Círio de Nazaré, a maior manifestação religiosa do Brasil.

Durante os dias das procissões, sempre em outubro, fiéis e curiosos lotam as ruas de Belém em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, cuja imagem vai até os fiéis em 12 romarias, percorrendo cerca de 140km. Viver o Círio é uma experiência de arrepiar a alma.

A cidade é inundada por turistas brasileiros, estrangeiros, paraenses, as ruas ficam lotadas, os hotéis cobram pequenas fortunas nos pacotes turísticos, mas o esforço compensa. Foi uma das experiências mais fortes que já vivi.

Aumenta o som e aperta play!


Leia mais sobre o Círio de Nazaré:


Que tal dar um pulinho na Ilha de Marajó?

Sobrou um tempinho nessa sua viagem para Belém?! Que tal dar uma esticadinha até a fantástica Ilha de Marajó?!

O que fazer em Belém: 11 dicas imperdíveis na capital do Pará

Desde 2016, existe um barco rápido que faz a travessia Belém – Ilha de Marajó em menos de 2 horas. O catamarã da Tapajós Expresso Hidroviário tem capacidade para 150 pessoas e sai diariamente às 8h da manhã do Terminal Hidroviário de Belém.

Quer mais dicas? Temos um guia de viagem para a Ilha do Marajó com tudo o que você precisa saber e mais!

O que fazer em Belém | No Mapa


Leia mais sobre o Pará


Resolvedor de viagem

1. Promoções de passagem aérea para Belém com até 50% de economia, em 10 vezes sem juros!
2. Saiba quais são os melhores hotéis de Belém e confira as nossas dicas de onde ficar na cidade.
3. Vai alugar um carro? Pode ser uma boa pedida em Belém, hein?! Use o site da Rentcars para comparar de uma vez só preços de locadoras diferentes.
4. Precisa de seguro viagem? Faça uma cotação grátis no site da Seguros Promo e ganhe até 10% de desconto.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome