A região do Vale de Viñales é um dos destinos mais interessantes de Cuba.

Localizada em Pinar del Rio, principal produtora de tabaco do país e província mais ocidental da Ilha, a cidade de Viñales é o ponto de partida para conhecer as tradicionais fazendas de tabaco cubanas e também as surpreendentes belezas naturais dessa região.

O que fazer no Vale de Viñales em Cuba

Neste post vou te dar todas as dicas de como chegar ao Vale de Viñales, o que fazer lá e contar sobre a minha experiência nesse lugar mágico e surpreendente.


Leia também: Viagem para Cuba – dicas práticas essenciais


Viñales

As casas coloridas da pequena Viñales, a 180km de Havana, dão boas vindas aos viajantes que querem conhecer uma Cuba diferente da descolada e internacionalizada – porém rebelde – Havana e da manjada Varadero, que me pareceu um tanto ‘pra inglês ver’.

Viñales é o lugar perfeito para ver a vida passar. Observar e aprender com um povo tão cheio de história e tradição é o que faz essa experiência valer a pena.

Dicas do que fazer no Vale de Viñales em Cuba

Apesar de bastante turística, Viñales guarda muito bem suas tradições e cuida de suas belezas naturais, únicas em Cuba e no resto do mundo.

Como ir de Havana a Viñales

Existem algumas maneiras para chegar até Viñales e conhecer a beleza de seu vale. Vou começar falando sobre a que eu escolhi: o táxi privado, que apesar de ser uma forma bem confortável e privativa de viajar em Cuba, não é a forma mais barata.

Pagamos 60 CUC pela viagem de Havana a Viñales (dezembro 2017). Coloquei na conta o conforto de irmos só os 3 no carro, a rapidez do táxi, que percorre o trajeto em 2 horas e meia e a vantagem de embarcar na porta do meu endereço em Havana e desembarcar no meu endereço em Viñales.

Dicas do que fazer no Vale de Viñales em Cuba

Para economizar escolha o táxi coletivo, que custa cerca de 15 CUC por pessoa ou o  ônibus da Viazul. A passagem para esse trecho custa 12 dólares e a viagem dura cerca de 4 horas.

O ônibus de Havana para Viñales sai diariamente em dois horários: 9h e 14h20. O trajeto oposto, de Viñales para Havana sai às 8h e às 14h, e também custa 12 dólares. Você pode comprar a passagem no terminal da Viazul em Havana ou no site da empresa.

Outra opção para chegar em Viñales é comprar a excursão de um dia a partir de Havana. A vantagem é que você vai e volta de ônibus executivo, mas fica totalmente atrelado à excursão. Não é pra todo mundo, né?!

Se você quer meu conselho, reserve pelo menos uma noite por aqui. Você não vai se arrepender!


Procurando promoções de passagem aérea para Havana?


O Vale de Viñales

Essas montanhas arredondadas surgem pela planície do Vale de Viñales como gigantes. Elas são chamadas de mongotes e chegam a alcançar 300 metros de altura. Essas estruturas sobreviveram ao processo de erosão de um grande platô de pedra que cobria toda essa região e formam uma paisagem alucinante, diferente de tudo que você já viu.

Dicas do que fazer no Vale de Viñales em Cuba

A terra entre os mongotes é fértil e faz brotar o melhor tabaco do mundo, muito bem aproveitado por pequenos produtores, que ainda o cultivam como há centenas de anos e produzem os charutos artesanalmente.

O Vale de Viñales é o lugar perfeito para fazer uma caminhada pela natureza, conhecer o estilo de vida tradicional desses cubanos e ainda visitar uma fazenda de tabaco e experimentar um ‘puro’ cubano, sem conservantes ou artifícios químicos. É uma experiência imperdível por aqui. Recomendo!

Curta a página do Tô pensando em viajar no Facebook

O que fazer em Viñales

» Visitar uma fazenda de tabaco

Visitar uma Finca de Tabaco é um dos programas imperdíveis no Vale de Viñales.

O processo de produção do charuto tradicional dura mais de 1 ano, da plantação até o produto final. Pensa! Assim que a colheita de tabaco termina, as folhas permanecem secando por dois ou três meses nesses galpões.

Dicas do que fazer no Vale de Viñales em Cuba

Depois de secas, as folhas passam por um processo de fermentação. Elas ficam armazenadas em uma solução de água, suco de limão, rum e mel e assim que este processo termina, estão prontas para serem utilizadas.

Para enrolar o charuto, o hábil enrolador retira o talo de cada uma das folhas, e as posiciona delicadamente uma em cima da outra. Em um movimento rápido e preciso, lá está ele, o charuto cubano! Pra ‘fechar’ o charuto, um pouquinho de mel.

Dicas do que fazer no Vale de Viñales em Cuba

Infelizmente chegamos com as plantas ainda bem pequenininhas. Fiquei chateada, porque queria ter visto as plantas altas, o campo cheio.

Dicas do que fazer no Vale de Viñales em Cuba

Mesmo assim, a visita valeu. Aprendi muito e tive a oportunidade de experimentar um Montecristo artesanal, mesmo tipo de charuto fumado por Che Guevara. Ainda mergulhei a pontinha dele no mel, assim como Che fazia.

Vale a pena comprar charutos em Viñales/

Os charutos que vi em Viñales são únicos. Como são artesanais, você só vai encontrá-los aqui. E além de ajudar o pequeno produtor cubano, comprando esses charutos têm um outro sabor, são feitos sem químicas e com toda a energia da tradição cubana.

Dicas do que fazer no Vale de Viñales em Cuba

Eu trouxe os dois tipos para o Brasil e fiz uma ‘degustação’ com amigos. Todos preferiram o artesanal. Fica a dica, hein?!


Leia também: Seguro viagem para Cuba é obrigatório. Mas qual é o melhor?


» Ver o Vale de Viñales do mirante do Hotel Los Jasmines

Para uma visão privilegiada do Vale de Viñales, corra para o mirante do hotel Los Jasmines, de preferência no final do dia, para ver a luz mudando sobre os mongotes. Coisa linda de se ver!

Dicas do que fazer no Vale de Viñales em Cuba

Outra dica é pagar uma taxa de day use para usar a piscina no hotel. Olha só que visual!

Dicas do que fazer no Vale de Viñales em Cuba

A piscina é grátis para os hóspedes, mas se você estiver hospedado aqui, é só pagar uma taxinha e passar o dia usufruindo da estrutura do hotel.


Leia também: Onde ficar em Cuba – da casa particular ao resort all inclusive


» Fazer o passeio pela Cueva del Índio

Embarque em uma viagem ao centro da terra do Vale de Viñales e conheça a Cueva del Índio, uma das atrações mais populares por aqui.

Já adianto que o passeio é turistão, rápido, mas ao mesmo tempo interessante. Explorar essas pequena parte do sistema de cavernas do Vale de Viñales é conhecer mais sobre a formação dessa paisagem espetacular.

Dicas do que fazer no Vale de Viñales em Cuba

A primeira parte do passeio é uma caminhada de 300 metros de caminhada entre colunas de pedra. Depois disso, embarcamos em um rápido passeio de barco que nos leva por um rio subterrâneo até a saída, um imenso portal de pedra.

Dicas do que fazer no Vale de Viñales em Cuba

Para fazer o passeio cada um paga 5 CUC. Vale? Eu achei que sim, sou curiosa e gosto de experimentar tudo para contar para vocês. Mas entendo também quem diz que não vale.

» Ver o Mural de la Prehistoria ao vivo

Outro programa para turistar é visitar o Mural de la Prehistória, uma pintura a céu aberto do pintor cubano Leovigildo Gonzales, que enfeita um paredão de pedra há mais de 50 anos.

Dicas do que fazer no Vale de Viñales em Cuba

Quem quiser, pode fazer uma trilha até o alto para ter uma visão panorâmica do vale. Como estávamos de chinelo, resolvemos não arriscar.

O ingresso custa 3 CUC por pessoa.

» Ir até o Cayo Jutia, só que não

Ficamos duas noites em Viñales especialmente para conhecer o Cayo Jutia, que pelas fotos parecia incrível e ficava a menos de 100km da cidade.

Dicas do que fazer no Vale de Viñales em Cuba
Foto: Ji-Elle [CC BY-SA 4.0], from Wikimedia Commons
Infelizmente desistimos de ir até lá pois soubemos que a estrada estava impraticável e a viagem até lá poderia demorar mais de 2 horas. Pra que, certo? Pensei no tempo perdido no carro, no desconforto e nos possíveis problemas. Preferimos passar o dia tranquilos, aproveitando a Viñales, comendo bem e tomando bons drinks.

» Ver a vida passar no centro de Viñales

Como contei, aproveitamos o dia tranquilo para passear por Viñales, comer bem, e ver a vida passar.

Dicas do que fazer no Vale de Viñales em Cuba

Aproveite para passear pela feira de artesanato da cidade, com ótimas opções de souvenir e muito artesanato local.

Dicas do que fazer no Vale de Viñales em Cuba

De noite choveu bastante e a cidade sofreu um blackout. História pra contar, né?!

» Trocar uma ideia com o Prof. Jesús

Outra surpresa que Viñales nos reservou foi a oportunidade de conhecer o Prof. Jesus, o responsável pelo Parque Prehistórico de Referência Nacional aqui em Viñales.

Dicas do que fazer no Vale de Viñales em Cuba

Sabe um desses encontros surreais que a vida te presenteia?! Estávamos passeando pela cidade e fotografando, quando de repente dou de cara com um dinossauro guardando um jardim.

Mal sabia eu que aquele era Parque Prehistórico de Referência Nacional do Prof. Jesús, que gentilmente nos recebeu. A medida que caminhávamos pelo jardim, o professor nos falava de evolução, revolução cubana, mostrava seus fósseis raros que ficam ali expostos, sugeria remédios naturais. Uma verdadeira aula da vida.

Dicas do que fazer no Vale de Viñales em Cuba

Acho que é assim, através dos cubanos, que a gente deve tentar entender Cuba, um destino com história e realidade muito peculiar e difícil de ser entendida dentro desses conceitos rasos da nossa sociedade.


Leia também: Como tirar o visto para Cuba: dicas e alternativas


Onde comer em Viñales

Se toda essa ação e divagação te deram fome, você está no lugar certo! Você vai encontrar muitos restaurantes na rua principal de Viñales. Como eu disse, a cidade recebe muitos turistas, principalmente europeus.

Uma ótima dica para comer uma pasta deliciosa é o restaurante El Olivo. Os pratos custam 6/7 CUC, um precinho mais salgado que outros restaurantes na rua, que servem pratos a 2/3 CUC.

Aliás, achei os preços de comida e bebida em Viñales ótimo. Almoçamos lagosta por apenas 6,5 CUC. Bom, né?!

Dicas do que fazer no Vale de Viñales em Cuba

Onde ficar em Viñales

A cidade tem muita oferta de quartos em casas particulares e o valor médio é de 25 a 30 CUCS, dependendo da época do ano. Alugamos dois quartos independentes, com banheiros privativos, na casa “Martine” el Frances. Super recomendo!

Reservamos tudo com antecedência pelo AirBnb.

Dicas do que fazer no Vale de Viñales em Cuba

A experiência foi ótima e por 5 CUC por pessoa, provamos simplesmente o melhor café da manhã da viagem. Muito farto e caprichado. Eu achei que valeu a pena demais!

Dicas do que fazer no Vale de Viñales em Cuba


Cadastre-se no Airbnb através deste link e ganhe R$100 de desconto para reservar a Casa El Frances em Viñales.


Não esqueça: seguro viagem é obrigatório em Cuba

Se você tá pensando em viajar pra Cuba, não pode esquecer, hein?! É obrigatório contratar um seguro viagem. Uma boa dica para economizar é usar um comparador online para pesquisar diferentes planos e seguradoras em um mesmo lugar. Nós usamos e recomendamos a Seguros Promo.

Eles são nossos parceiros e os leitores do Tô Pensando em Viajar ganham até 10% de desconto usando o código TOPENSANDO05 e fazendo o pagamento com boleto bancário.

Se você preferir, também dá pra pagar no cartão de crédito, em até 6 vezes sem juros.

Faça uma cotação e encontre o melhor seguro viagem para você.


Leia também: Como escolher o melhor seguro viagem para Cuba


Leia mais dicas de Cuba


Salve essa dica no PinterestDicas do que fazer em Viñales, Cuba


9 COMENTÁRIOS

  1. Ale, que interessante saber que o charuto artesanal é fechado com… mel! Jamais imaginaria isso. Que bom ler posts como o de vocês!

  2. Uau, cada vez mais penso que preciso visitar Cuba e mergulhar em todas as suas belezas. Suas dicas e relato estão inspiradores, parabéns! Abs

  3. Que passeio interessante, nao conhecia esta região de Cuba, lindíssima por sinal e muito bem retratada em suas imagens e relato. E este hotel, hein? Qe vista linda, adorei a dica!

  4. Caramba, super interessante o Vale de Viñales! Além das belíssimas paisagens naturais, deve ser demais aprender sobre a produção dos famosos charutos! Eu adoraria conhecer :D

  5. Ual, as paisagens da foto me lembraram tanto Vang Vieng no Laos. Que apaixonante! Deu muita vontade de visitar!

  6. Amei a paisagem, as montanhas e a própria cidade.. lugar bem autêntico! Parece muito lindo.. já me imaginei curtindo um final de tarde naquela piscina rsrs

  7. Gente que lega! Deve ter sido uma viagem no tempo visitar o Vale de Viñales. Legal poder ver a produção de um dos melhores charutos do mundo. Amei o relato, as dicas e as fotos.

  8. Um arrependimento que tenho é ter ido a Cuba e ficado só em Havana. Devia ter ido a outros lugares. Sempre que vejo relatos interessantes fico pensando nisso. Além da beleza, da parte histórica, ainda a experiência de ver a produção do charuto que é tão tradicional. Adorei!

  9. Esta foi uma das zonas que mais gostei em Cuba. A natureza, o ambiente urbano, tudo é perfeito. Mas para mim, o ponto alto, é a simpatia das suas gentes. Demais mesmo.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome