Entre os dias 18 e 26 de maio acontece em São Paulo, a segunda edição do evento Foto_Invasão, totalmente dedicado à fotografia e seus desdobramentos.

O evento tomará conta do prédio do Red Bull Station, no centro da cidade, onde, durante os anos 20, funcionava uma antiga subestação da companhia de energia Light.

Foto_Invasão: evento sobre fotografia em SP


Leia mais sobre o Red Bull Station, um espaço criativo no coração de SP


Projeto Foto_Invasão

O projeto Foto_Invasão, que teve sua primeira edição realizada em 2016, celebra a fotografia em suas mais variadas formas. Com curadoria de Ignacio Aronovich, Louise Chin (ambos do coletivo Lost Art), Cris Veit, Clelia Bailly e Fernando Velázquez, os amantes da fotografia poderão se esbaldar com instalações, exposições, projeções, intervenções, performances, venda de prints, e debates, workshops, e discussões sobre a imagem fotográfica em seus mais variados suportes.

Segundo Ignacio Aronovich, “Mais do que um evento que reúne instalações, exposições e venda de prints, a Foto_Invasão é um grande encontro de amantes e simpatizantes da fotografia, além de uma experiência sensorial”.

Foto_Invasão: evento sobre fotografia em SP
Instalação presente na edição de 2016 da Foto_Invasão (Lost Art/Red Bull Content Pool)

Você também é apaixonado por fotografia?! Já conhece nossa série Fora de Foco?!


Convocatória aberta para projetos

Esse ano, a novidade ficou por conta da convocatória aberta, que selecionou o projetos para as instalações e projeções fotográficas que ocorrerão nos intervalos da programação.

Além da programação visual que inclui as instalações, projeções e exposição, o evento Foto_Invasão também promoverá um workshop ministrado pelas curadoras Cris Veit e Clelia Bailly, e palestra com o jornalista, fotógrafo, cineasta e diretor João Wainer. A performance “Concha Para Cavalos”, da artista visual Fabia Karklin, completa a programação.

Programação do Foto_Invasão

Confira a programação completa abaixo:

» Feira de Fotografias

Mais de 30 fotógrafos selecionados levam seus trabalhos para exposição e venda na feira.

19 e 20, das 11h às 22h
Galeria Principal

» Workshop ‘Reunião de Família: Narrativas em Fotolivro’, com Cris Veit e Clelia Bailly

Neste workshop, com 12 vagas, o objetivo é criar uma narrativa e, posteriormente, um fotolivro a partir de fotos extraídas de álbuns de família. Cada participante deve trazer no mínimo 20 e no máximo 50 fotos (impressas ou digitalizadas).

18 de maio, das 10h às 18h
Auditório

» Exposição ‘LAR’

A exposição apresenta trabalhos de quatro artistas: “Entre”, de Ana Rodrigues, “Gaveta”, de Leo Drummond e Natalia Martino (Projeto Voz) e “Valéria”, de Jair Bortoleto, e pretende revelar o próprio significado da palavra ‘Lar’: entornos físicos e psicológicos que abrigam nossos pertences e expõem nossa memória.

19 a 26 de maio
Galeria Transitória

» Instalações fotográficas nos ateliês

Cinco artistas selecionados através de edital expõem seus trabalhos nos ateliês durante a Foto_Invasão 2018. Confira os projetos selecionados:

  • “Máscaras Impermanentes”, de Alessandro Celante
  • “par sepfinrbs”, de Flavio Samelo
  • “Me Fere”, de Mauricio Virgulino
  • “Fuga”, de Patricia Montrase
  • “Tá Cheio”, de Tommaso Protti
19 a 26 de maio
Ateliês

» Performance ‘Concha para Cavalos’, de Fabia Karklin

A performance audiovisual “Concha para Cavalos” acontece com a projeção e producão ao vivo de imagens ampliadas de sementes coletadas durante as caminhadas da artista pela cidade.

19 e 20 de maio, das 16h às16h30
Auditório

» Projeções de Fotos

No sábado e domingo, haverá a projeção das fotos selecionadas através da convocatória aberta da Foto_Invasão. Nos dois dias, a projeção acontece no Auditório, nos intervalos da programação e, no sábado (19), também acontece na Laje, das 19h às 22h.

19 e 20 de maio
Auditório e Laje

» Palestra ‘Transição da foto para o vídeo e seus desdobramentos’

Nesta palestra, o jornalista, fotógrafo e cineasta João Wainer traça um histórico a respeito da transição da fotografia still para o vídeo e aborda técnicas criativas para se contar uma boa história.

Acho que vai ser um dos pontos altos do evento, hein?! João Wainer é um dos pioneiros nessa ‘transição’ multimídia e tem muita experiência sobre o assunto.

23 de maio, às 20h
Auditório (Capacidade para 100 pessoas)

E aí, curtiu a dica?!

Quer saber mais sobre o que fazer em São Paulo?! Confira também nossa Agenda SP Maio 2018, com o melhor programação cultural, gastronômica e cervejeira de SP. Não vai perder, né?

Leia mais sobre São Paulo

» O que fazer em São Paulo

» Onde comer em São Paulo

» Onde se hospedar em São Paulo

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome