13 dias em Cuba: roteiro de viagem

Cupom de desconto para abrir sua conta Nomad

Preparar um roteiro de viagem de 13 dias em Cuba pode parecer complicado para quem quer conhecer a fundo um dos países mais peculiares e interessantes do mundo. Cidade, cultura, tradição e natureza. Cuba tem de tudo e vai te surpreender!

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

Neste post vou te contar um pouco sobre o nosso roteiro de viagem em Cuba e ter dar dicas práticas essenciais para o planejamento da sua viagem. Inspiração e informação pra quem tá pensando em viajar! Vamos lá?


Seguro viagem é obrigatório em Cuba, hein?!

E uma ótima dica para economizar muito é usar um comparador online para pesquisar planos e seguradoras diferentes em um único lugar. A gente sempre usa e recomenda a Seguros Promo.

Aproveite a oportunidade e use o código TOPENSANDO05 para ganhar, no mínimo, 10% de desconto!

QUERO DESCONTO


Leia também: Como escolher o melhor seguro viagem para Cuba


Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

Nosso roteiro de viagem para Cuba incluiu Havana, uma das cidades mais incríveis que já conheci, o lindo Vale dos Viñales, principal região produtora de tabaco em Cuba, Trinidad, cidade colonial que é patrimônio da humanidade, Cienfuegos, cidade com colonização francesa e Varadero, um dos principais destinos de praia do país.

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba


Leia também todas as dicas e alternativas para tirar o visto para Cuba


Roteiro dia a dia

Não sei você, mas eu amo me inspirar em roteiros de outros viajantes. Por isso faço questão de sempre publicar um roteiro de viagem dia a dia com um resumo da minha experiência. Bora conhecer Cuba?

  • Dia 1 – A primeira noite em Havana
  • Dia 2 – Havana, Havana, Havana!
  • Dia 3 – Rumo ao Vale de Viñales
  • Dia 4 – Cayo Jutia, só que não
  • Dia 5 – De volta a Havana
  • Dia 6 – Passeando por Havana Vieja
  • Dia 7 – Museus em Havana
  • Dia 8 – Trinidad, patrimônio da humanidade em Cuba
  • Dia 9 – Playa Ancón, paraíso pertinho de Trinidad
  • Dia 10 – Vale de los Ingenios e Cienfuegos
  • Dias 11 e 12 – Pausa a beira mar em Varadero
  • Dia 13 – Último dia em Havana

Roteiro de viagem em detalhes: 13 dias em Cuba

Dia 1 – A primeira noite em Havana

Chegamos em Havana em um voo da Avianca, a partir de São Paulo, com uma rápida escala em Lima, no Peru.

Havana é a porta de entrada para o país e se você der sorte pode encontrar ótimas promoções de passagem aérea para Havana. Nós pagamos R$1.600 por pessoa, com taxas, ida e volta (novembro de 2017)!

Apesar do cansaço, tomamos um banho e fomos curtir a nossa primeira noite em La Habana em um lugar incrível: Fabrica de Artes Cubano, uma antiga fábrica de óleo transformada em um impressionante centro de artes. A FAC abre de quinta a domingo e a entrada custa 2 CUC.

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

É uma boa oportunidade para começar a desvendar as várias Havanas que existem por aqui. Recomendo muito a visita. Aproveite para jantar no restaurante El Cocinero, com vista e deliciosos Mojitos!

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba


Leia também: A imperdível Fabrica de Arte Cubano, em Havana


Hospedagem em Havana

Escolhi dividir nossos dias em Havana em três tempos ou três opções de hospedagem diferentes, para experimentar regiões diferentes da cidade. Confesso que eu estava em busca de boas dicas de hospedagem para você.

Reservamos todas as nossas hospedagens em Cuba através do site do Airbnb (com exceção do resort em Varadero) e não tivemos nenhum problema. Como estávamos em 3 pessoas e precisávamos de 2 quartos, os apartamentos independentes foram a melhor opção para nós.

Nossa primeira experiência de hospedagem em Havana foi o apartamento ‘The Plaza’, perto da Plaza de la Revolución, famoso cartão postal da cidade. A região não é tão turística, mas é bastante interessante para quem quer sentir a vida como ela é em Cuba.

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

Um grande diferencial do apartamento perto da Plaza de la Revolucion é que hospedando-se aqui, a gente tem a sorte de ser recepcionado por Yuni e Erick, os melhores anfitriões que poderíamos ter escolhido para nos apresentar Cuba.

Yuni me ajudou muito durante todo o planejamento da viagem e continuou me ajudando depois que chegamos em Cuba.

Havana é uma dessas cidades que guarda ‘segredinhos’, que só quem mora lá pode te mostrar. Fica a dica, hein?

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

Depois de passar 2 dias no Vale de Viñales, voltamos a Havana, onde passamos outras 3 noites em um apartamento ‘Casa Compostela’.

O apartamente tem uma localização excelente para quem quer conhecer Havana Vieja e o Yamil e sua equipe são extremamente profissionais. Eles também têm um apartamento na Plaza Vieja (uma das minhas preferidas na cidade), que parece ser uma graça.

A terceira experiência de hospedagem em Havana foi o apartamento independente com uma vista mais que especial, em uma outra região de Havana Vieja em frente ao Capitólio.

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

Uma coisa para considerar ao alugar um apartamento em Havana é em que andar fica esse apartamento. Provavelmente você vai ter que encarar alguns lances de escada.


Leia o nosso guia completo de onde ficar em Cuba, com tudo o que você precisa saber sobre hospedagem na ilha.


Dia 2 – Dia cheio em Havana

O domingo começou cedinho. Seguimos de táxi para a região do Capitólio, chamada de Centro Havana e foi paixão à primeira vista!

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

Tour de carro clássico conversível por Havana

Depois de tomar um café da manhã reforçado em frente ao Parque Central, não resistimos aos Almendrones, os tais carros americanos antigos e fomos dar uma volta pela cidade com estilo.

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

O itinerário do tour é meio padrão e passa pela Plaza de La Revolucion, pelo Teatro Nacional, Cemitério Colon, Vedado, Malecón e volta ao Parque Central.

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

Os preços do tour variam de acordo com seu jeito de turista. Se você tiver o dom da negociação como meu pai, pode conseguir um tour de 2 horas por 25 CUC. Normalmente cobram 30, 35 e até 50 CUC. Fique esperto!

De volta ao ponto de partida em Centro Havana, faça como a Sofia e vá passear pela feirinha no Passeo del Prado.

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

Daiquiri no El Floridita

Outra boa pedida por ali é provar o famoso Daiquiri no famoso bar El Floridita. Sim. É turistão, é lotado e o drink é caro (6 CUC). Mas não dá pra sair de Havana sem provar o Daiquiri favorito de Hemingway, né?!

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

Calejon de Hammel

Depois do almoço, embarcamos na nossa primeira viagem de Cocotaxi para conhecer o Callejon de Hammel e aprender mais sobre a Rumba, uma herança das religiões de origem africana que marcam forte presença em Havana.

Todos os domingos turistas e locais lotam a rua que foi transformada em uma espécie de museu. O ideal é chegar por volta do meio-dia, já que o lugar lota!

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

De lá, em outro Cocotaxi, fomos até a sorveteria Coppelia, no alto de La Rampa, no bairro de Vedado.

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

A famosa sorveteria atrai curiosos em busca dos sabores locais, e da famosa fila para o sorvete, que pra nenhum de nós fez muita diferença. Achei um programa bem dispensável.

Do outro lado da rua, o imenso hotel Habana Libre é uma boa pedida para começar a sua descida até o Malecón. Assista o pôr do sol lá curtindo como um cubano ou vá até o terraço do Hotel Nacional, point gringo.

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

Se quiser jantar por ali, depois de tudo, recomendo o Gato Tuerto, um restaurante com bons preços e comida razoável.


Dia 3 – Rumo ao Vale de Viñales

Segunda-feira. Terceiro dia em Cuba. Depois de um domingo agitado em Havana seguimos para Viñales, uma pequena cidade a 180km, na província de Pinar del Rio, principal produtora de tabaco de Cuba, importante produto de exportação do país.

É lá que fica o belíssimo Vale de Viñales, que guarda uma paisagem cinematográfica!

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

Em Viñales alugamos dois quartos independentes na casa “Martine” el Frances, e como já chegamos depois do almoço, resolvemos contratar um táxi privado para nos levar até os principais atrativos da cidade: a Cueva del Indio, o Mural da Prehistória e o Mirante do Hotel Los Jasmines.

Também existe um ônibus turístico que faz essa ‘rota’, mas tem horários mais restritos. Informe-se sobre eles no centro de Viñales.

Outra atração do ‘tour‘ em Viñales foi conhecer uma finca de tabaco e acompanhar de perto a produção dos puros cubanos. E é claro, a gente não ia resistir à tentação de prová-los, não é?!

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

Jantamos no ótimo restaurante El Olivo e fomos curtir a agitada programação musical noturna da cidade.


Dia 4 – Cayo Jutia, só que não

O segundo dia em Viñales estava reservado para visitar o Cayo Jutia, uma praia incrível que fica a menos de 100km da cidade.

Infelizmente desistimos depois de saber que a estrada até lá estava impraticável e que a viagem demoraria mais de 2 horas. Infelizmente mesmo, pois estávamos ansiosos para conhecer um dos cayos de Cuba.

Como já tínhamos visitado as atrações mais comuns da região e o tempo estava fechado, caminhamos pelo centrinho, almoçamos muito bem – uma lagosta deliciosa por apenas 6,5 CUC e aproveitamos o happy hour em um dos bares da avenida principal.

Os preços aqui são bem mais baixos que os de Havana. Aproveite!

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

De noite choveu bastante, causando um blackout na cidade toda. História pra contar, né?!


Dia 5 – De volta a Havana

De volta a La Habana, era hora de explorar Havana Vieja e a região da Calle Obispo, um boulevard para pedestres no coração da cidade.

Uma ótima dica é baixar o aplicativo Maps.Me. Ele vai garantir que você tenha, na palma da mão, o mapa de Havana, e consiga de locomover de um ponto ao outro sem problema. Essencial!

Vá até o Hotel Ambos Mundos para ver Havana do alto. Além da ótima vista, aproveite para tomar um Mojito no restaurante do hotel, que também serve refeições. Para um pouco mais de ‘inspiração’, visite também o ‘quarto de Hemingway’ no hotel.

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

De lá, caminhe até a Plaza de Armas, lugar onde Havana nasceu e conheça também a Plaza de la Catedral, onde eu pude conferir a excelente exposição fotográfica Es la esperanza, um trabalho muito interessante de Gabriel Guerra Bianchini exposto de uma maneira emocionante.

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

Termine o dia na Bodegita del Medio, bar famoso por seu Mojito e suas paredes cobertas por assinaturas e recados.

A vantagem de ter alugado o apartamento na rua Compostela esquina com a Obispo era poder andar à pé para todos os lados. Essa é a melhor maneira de conhecer Havana, pode ter certeza!


Dia 6 – Passeio por Havana Vieja

Dia de conhecer melhor as 4 plazas de Havana: Plaza de Armas, Plaza da Catedral, Plaza San Francisco e Plaza Vieja.

Passeie pelas ruas de Havana Vieja até chegar ao Museo do Rum ou ao Mercado San José, um ótimo lugar para comprar souvenirs, ao lado da estação de ferries.

Aproveite o cair da noite para curtir as luzes de Havana do alto do Manzana Kampinsky, um luxuoso hotel zil estrelas em pleno centro de Havana. Haja contraste, hein?!

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba


Dia 7 – Havana

Depois de um dia cheio, nada melhor que uma manhã sossegada visitando o Museu da Revolução ou o Museu de Belas Artes – um praticamente ao lado do outro -.

A ideia era almoçar no Paladar Dona Eutímia, mas como não tínhamos reserva, acabamos almoçando no paladar em frente. Um longo almoço com direito a lagosta e Mojitos!

De noite, vá assistir o Cañonazo de las Nueve, tradição diária em Havana que acontece sempre às 9 horas em ponto. Eu nunca tinha ouvido o estouro de um canhão. Impressionante!

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba


Dia 8 – Trinidad

Deixamos Havana rumo à charmosa e colorida cidade de Trinidad, patrimônio da Unesco. Aproveite para passear pelas ruas e ladeiras de pedra da cidade.

Visite um dos mirantes da cidade para ver Trinidad do alto. Com certeza vai valer a pena!

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

Uma boa dica é hospedar-se em uma boa localização em Trinidad, perto do centro. Escolhemos o Hostal Real 54 e apesar da música ao vivo para ‘animar’ as nossas noites, a localização era simplesmente perfeita!


Dia 9 – Playa de Ancón

Outra dica essencial em Trinidad é conhecer a Playa Ancón, pertinho do centro a cidade. Super recomendo um dia extra só para curtir esse mar delicioso. Você não vai se arrepender.

Deu praia! E que praia, viu?!

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba


Dia 10 – Vale de los Ingenios e Cienfuegos

Antes de partir para Cienfuegos, aproveitamos para dar uma passadinha na Torre no Vale de los Ingenios para conferir do alto uma das regiões mais lindas de Cuba.

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

Você também pode chegar até aqui de trem a partir de Trinidad. Fiquei com vontade de repetir a visita só para fazer o passeio de trem.

Em Cienfuegos, cidade com colonização francesa, ficamos muito bem hospedados na casa da Ami e do Daniel, perto de tudo o que você precisa conhecer na cidade: Plaza Mayor, Passeo del Prado e Malécon. E adorei!

A cidade é linda e com certeza vale pelo menos 1 dia de visita.

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba


Dia 11 e 12 – Resort all-inclusive em Varadero

Depois de tanta estrada, uma pausa merecida para descansar à beira mar. Reservamos duas diárias para curtir um resort all inclusive em Varadero, destino de praia preferido dos gringos em Cuba.

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

Se você não quiser se hospedar nesse esquema turistão, a Mirella do Viajoteca contou como foi a experiência dela em uma casa particular em Varadero.

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba


Dia 13 – Último dia em Havana

Saímos de Varadero ao meio-dia e chegamos a Havana em tempo de nos despedir da cidade. Meu pai foi conhecer o Museo Napoleônico, perto da Universidad de Habana, em Vedado.

E eu e a Sô resolvemos embarcar no ônibus de dois andares para uma última volta pela cidade, já que nossos pés já não estavam mais aguentando.

Roteiro de viagem: 13 dias em Cuba

Depois do passeio pela cidade fomos ver o pôr do sol no bar do Hotel Saratoga, pertinho do terceiro apartamento independente que alugamos em Havana.

No dia seguinte, partimos ao meio-dia em direção ao aeropuerto Jose Marti, onde começou a nossa saga da volta.

Depois de um atraso técnico da Avianca, perdemos nossa conexão para São Paulo em Lima. Resumo: Passamos um dia na capital do Peru. Mas isso é história pra um outro post.


O que faltou?

Priorizamos as regiões ocidental e central de Cuba. Porém, ficaram fora do nosso roteiro as cidades de Santa Clara e Camagüey e também os famosos Cayos cubanos.

Preferimos não embarcar em deslocamentos muito longos, ou em jornadas loucas de bate e volta, já que o objetivo era fazer uma viagem em um ritmo mais tranquilo, sem muita correria. Recomendo o mesmo para você!


O que eu faria diferente?

Eu gostei muito da maneira como desenhamos esse roteiro de viagem em Cuba, mas tiraria Varadero dos planos se tivesse conhecido a Playa de Ancón.

A praia de Varadeiro é linda, não me entenda mal, mas eu achei a praia muito lotada e gostei mais da tranquilidade de Ancón. Eu trocaria um dia em Varadero por outro em Trinidad e usaria o outro para conhecer Santa Clara.


Gostou das dicas?

Ficou com alguma dúvida, tem alguma pergunta?! Deixa um comentário que a gente te responde!

E não se esqueça que é obrigatório contratar um seguro viagem para conhecer Cuba. Faça uma cotação e ganhe, no mínimo 10% de desconto com o código TOPENSANDO05. Aproveite!


Leia também: Como escolher o melhor seguro viagem para Cuba


Leia mais sobre Cuba


Salve essas dicas no Pinterest

Confira todas as dicas do nosso roteiro de viagem de 13 dias em Cuba, visitando Havana, Viñales, Trinidad, Cienfuegos e Varadero. Tá pensando em viajar para Cuba?! Encontre a inspiração e informação que você precisa para planejar a sua viagem.


Alessandra B. Fratus
Alessandra B. Fratushttps://www.alessandrafratus.com
Viajante, fotógrafa e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 após defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!
LEIA TAMBÉM

Esse post pode conter links de afiliados. Ao utilizar um deles para fazer as reservas da sua viagem, você ajuda a manter o nosso site sempre atualizado. E não paga nada a mais por isso. Muito obrigada pelo seu apoio!

  1. Muito bacana esta postagem, estarei indo a Cuba em abril de 24. Já adianto que usarei suas dicas para montar meu roteiro de viagem, praticamente será igual com poucas modificações. A minha ideia é de fazer uma viagem sem compromisso, ou melhor, ter o compromisso de explorar alguns pontos mais falados da ilha.
    O meu único problema é encontrar qual lugar ficar nos dois ou três primeiros dias que deixarei a Havana…

    • Ti, tudo bem? Valeu pela visita e pelo comentário. Olha, eu daria preferência por uma casa particular. Dá para procurar no Airbnb. Acho que a experiência é outra comparado a ficar em hotel. Eu listei aqui as hospedagens que usei durante a minha viagem, mas hoje em dia, as opções são muitas.

  2. olá, tudo bem ? eu adorei o roteiro, vou para cuba em maio com meu marido e meu filho de 2 anos. Você recomenda alugar um carro? penso ser mais pratico com um bebe pequeno.

  3. Oié passei por aqui para dar uma olhada no seu site , bravo , adorei as fotos e as dicas de viajem . Sou apaixonada por CUBA , ja fui 8 vezes et ja viajei muito por la . Meu lugar favortio e quase desconhecido , um chamado Baracoa , vale à pena conhecer .

  4. Muito boas as suas dicas! Estou planejando viagem para março de 2020 (por hora sozinha); você acha que compensa uma visita em Guantánamo? É uma região que me desperta curiosidade…

  5. Oi pessoal. Boa tarde.
    Eu estava lendo o blog de vocês sobre o roteiro de viagem a Cuba. Queria conversar mais sobre o assuntos. Especialmente o preço das coisas. Quanto ficou por pessoa, preço dos AIRBNB, aluguel de carro, etc.(eu encurtaria a viagem para 10 dias e tiraria o hotel all inclusive).
    Obrigado 🥰

    • oi Daniel, você pode usar os nossos links de referência no Airbnb e fazer a cotação para as suas datas de viagem. Mesma coisa com o carro. Qualquer dúvida, estamos à disposição.

  6. Oi Alessandra, td bem? Li diversos blogs e fiquei com uma dúvida gigantesca: todo mundo chega lá sem um roteiro fechado, né?! Estou com mta dificuldade em definir roteiros, por não saber, por exemplo, que horas saem os voo para cayo largo (já que isso é definido na véspera), sem saber se existe alguma opção de ônibus de Varadero para cayo guillermo (ou se seria mais viável retornar a Havana e sair de lá – isso compensa financeiramente? Ou é melhor pegar um táxi?). As hospedagens foram fechadas em que momento? – ainda mais com esse vai e volta para Havana. Se deixar para fechar td la na véspera acha com facilidade lugares legais com preços justos? Obrigada!

  7. Olá,

    Gostei muito do post e pretendo basear a minha futura viagem nele :)
    Uma pergunta, como se locomoveram entre as cidades?

    Abs

    • Oi Breno, que legal que você gostou. Nós fomos de táxi de uma cidade para a outra, pois estávamos em 3 e com meu pai que tem problemas no joelho. Escrevi mais sobre essas dicas práticas de deslocamento nesse outro post. Abraços e boa viagem! Hasta la victoria, siempre! Hehehehehe! ;)

  8. Adorei as suas dicas de viagem para Cuba ,quero comemorar meu aniversário lá e estava pesquisando dicas e encontrei as suas , pretendo ir próximo dia 20/07 .

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome

RESOLVA SUA VIAGEM