Passeio de 4×4 no deserto do Saara, no Marrocos

5

Viajar para o Marrocos e não ir ao Deserto do Saara é como ir à praia e não entrar no mar. É a sua chance de conhecer o maior deserto quente do mundo, com surpreendentes 9 milhões de quilômetros quadrados de extensão.

Durante a nossa viagem de 10 dias no Marrocos não só o conhecemos, como também tivemos a chance de explorá-lo em um passeio de 4×4 que incluiu um passeio pelas impressionantes dunas de Erg Chebbi, uma visita a uma família nômade e também uma volta pelo Mercado de Rissani, o maior e mais movimentado mercado da região.

Passeio de 4x4 no Deserto do Saara em Merzouga, no Marrocos

De quebra, quando o Sol se pôs, trocamos o 4×4 por dromedários e passamos uma das noites mais incríveis das nossas vidas, sob as estrelas, em um acampamento berbere em meio às dunas do fabuloso Deserto do Saara.

O Deserto do Saara em Merzouga, no Marrocos

Os destinos mais comuns para conhecer o deserto do Saara no Marrocos são Merzouga e Zagora. A diferença é que no deserto de Zagora as dunas não são tão altas e impressionantes quanto as de Merzouga. Por outro lado, Zagora fica a 360 km de Marrakech, 200km a menos que Merzouga e é uma opção para quem não tem tanto tempo de viagem.

Nós escolhemos Merzouga e as maravilhosas dunas de Erg Chebbi. Sem arrependimentos!

Destaques do passeio de 4×4 no Deserto do Saara, no Marrocos

Ficamos bastante encantados com essa região e com o deserto do Saara. Tanto que resolvemos embarcar também em um passeio diurno com o 4×4 do Kanz Erremal, nossa opção de hospedagem em Merzouga. Olha só os destaques desse passeio incrível pelo Deserto do Saara.

O Deserto do Saara já foi mar

A primeira parada do nosso passeio de 4×4 pelo Deserto do Saara foi surpreendente. Paramos em um lugar, aparentemente no meio do nada, para aprender um pouco do passado do Deserto do Saara. E pra minha surpresa, o que vimos ali foram fósseis marinhos. Centenas deles, milhares!

Passeio de 4x4 no Deserto do Saara em Merzouga, no Marrocos

É isso mesmo. Fósseis marinhos em pleno Deserto do Saara. O que acontece é que durante o período Mesozóico, toda essa região era mar. Esse mar acabou ‘se movimentando‘ com a elevação do Atlas, principal cadeia de montanhas do Marrocos e deixou depósitos de sedimentos riquíssimos em fósseis marinhos. Riquíssimos.

É impressionante a quantidade e qualidade dos fósseis que vimos durante esta viagem, e como em cidade pequena a notícia corre rápido, todo mundo aparecia com um fóssil mais incrível que o outro pra mostrar pro meu pai, um colecionador que obviamente ficou enlouquecido.

Passeio de 4x4 no Deserto do Saara em Merzouga, no Marrocos

Dunas Erg Chebbi

Outro destaque do passeio foi atravessar as dunas de Erg Chebbi de 4×4 e fazer um pedaço do percurso antigo do Paris-Dakar. Emocionante, né?!

Passeio de 4x4 no Deserto do Saara em Merzouga, no Marrocos

Essas imensas dunas laranjas se estendem por 30 km e atingem mais de 150 metros de altura. Impressionantes! Fiquei sem palavras diante da imensidão daquele deserto. O contraste incrível entre as dunas e o deserto negro, a aridez, a solidão, a vida do lugar.

O deserto negro

É isso mesmo. Também pudemos ver de perto o famoso deserto negro, que tem essa cor graças a existência de rocha vulcânica (basaltos). Olha só que demais o contraste entre a parte Erg, com as dunas alaranjadas e o deserto negro.

Passeio de 4x4 no Deserto do Saara em Merzouga, no Marrocos

Visita a uma família nômade

Também visitamos uma família nômade e pudemos entrar um pouco no universo deles e tentar entender como vivem estas pessoas que tem a liberdade como prioridade na vida.

Passeio de 4x4 no Deserto do Saara em Merzouga, no Marrocos

Passeio de 4x4 no Deserto do Saara em Merzouga, no Marrocos

Não esqueça do seguro viagem, hein?

Se você está pensando em encarar uma viagem assim, é essencial contratar um seguro viagem. Ele é uma garantia em caso de algum acidente ou emergência. Faça uma cotação e encontre a melhor opção para a sua viagem com pagamento em até 12 vezes no cartão de crédito. Ganhe 5% de desconto usando o código TOPENSANDO05.

Faça uma cotação grátis!


Leia também: Como encontrar o melhor seguro viagem internacional para você


Uma viagem pelo Mercado de Rissani

Depois de um giro pelas dunas, partimos para Rissani, cidade que fica no local da antiga Sijilmassa, primeiro reino independente do sul do Marrocos, muito importante antigamente pelo papel fundamental na Estrada do Sal para a África Ocidental.

Passeio de 4x4 no Deserto do Saara em Merzouga, no Marrocos

Desde o começo da minha pesquisa, fiquei muito curiosa com o mercado de Rissani, que geralmente acontece às quintas, e quando isso acontece, geralmente vem ‘identificação’. Ao chegar no mercado fui transportada para um universo paralelo e embarquei em uma viagem visual. Um mergulho rápido, sem máscara de oxigênio.

Passeio de 4x4 no Deserto do Saara em Merzouga, no Marrocos

Achei tudo incrível. O Mercado de Rissani é um grande mercado, que abastece a população berbere e árabe que vive no Saara, com uma mistura de rostos, cores que me deixaram totalmente entorpecida!

Os povos berberes são considerados os ‘povos originais’ dessa região do norte da África e a vida nômade é parte importante dessas culturas. Esses povos passaram séculos explorando o deserto do Saara e também são chamados de Amazigh, que significa ‘homem livre‘.

Essa região no Marrocos é particularmente interessante, porque você vê no rosto das pessoas a mistura do tempo e das regiões. Escrevi mais sobre isso no texto O fantástico Mercado de Rissani, no Marrocos.

Tudo termina em pizza berbere

Encerramos o dia interessantíssimo dividindo uma pizza berbere com nosso guia Mohammed. Olha só que diferente.

Passeio de 4x4 no Deserto do Saara em Merzouga, no Marrocos

Para acompanhar, uma Coca-Cola geladíssima, que no Marrocos é assim. Acho que meu pai gostou, hein?!

Passeio de 4x4 no Deserto do Saara em Merzouga, no Marrocos

Como chegar em Merzouga

Conhecemos Marrocos de maneira independente, viajando de norte a sul do país com um carro alugado.

Você pode fazer uma cotação grátis de aluguel de carro no Marrocos para encontrar os melhores preços e condições para você.

Nossa viagem começou em Tânger, no norte do país, seguindo para Chefchaouen, a cidade azul, depois Fès, a cidade imperial e de lá até Merzouga, cruzamos vales, montanhas e uma floresta de cedro centenária em um trajeto impressionante que durou praticamente o dia todo. A viagem é puxada, mas é linda. Vale a pena!

Se a viagem independente não é pra você, não se preocupe. Você pode contratar uma excursão até Merzouga tanto a partir de Marrakech quanto de Fès, dois destinos turísticos bastante comuns no Marrocos.

Contratar um tour de 4×4 pelo Deserto do Saara

Contratamos o tour 4×4 no Kanz Erremal, hotel que escolhemos em Merzouga. Acredito que outros hotéis também ofereçam o serviço. Vimos muitos carros cruzando as dunas.

Se você já está viajando com uma excursão, tente contratar um carro 4×4, pra resolver2 assuntos de uma vez só. Algumas agências de turismo em Merzouga também oferecem esse roteiro. Vale a pena!

Leia mais sobre a viagem de carro pelo Marrocos


Salve esse artigo no Pinterest!

Vamos explorar o Deserto do Saara no Marrocos em um passeio de 4x4 pelas dunas Erg Chebbi, atravessando o antigo percurso do Paris-Dakar!


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM e TWITTER


Compartilhar
Alessandra Fratus

Viajante, fotógrafa, e bióloga. Largou tudo e ganhou tudo ao mudar de rumo em 2012 depois de defender um doutorado em biologia molecular na USP. Desde então vive, viaja e trabalha com foto e vídeo, sua verdadeira vocação. Ama viajar fora do esquema turistão e gosta mesmo é de paisagem humana!

5 COMENTÁRIOS

  1. Que post incrível! Adorei tudo: os fósseis marinhos, o mercado e suas cores e sombras… me senti transportado pelo seu texto. Adorei as dicas e vou consultar novamente quando for pra lá! Espero que seja logo! Abraços!!!

  2. Adorei o post. Esse ano quase fui ao Marrocos numa viagem combinada com Barcelona, mas acabou não rolando… Espero visitá-lo em breve! Abs

  3. Fósseis marinhos em pleno Deserto do Saara: Apaixonei! Sou louca por vestigios bem antigos, mas o passeio todo deve ser muito incrivel! Muito bons seus posts sobre o Marrocos.

  4. Que viagem incrível!! Passar 10 dias em contato com uma cultura tão diferente da nossa, experimentando sabores novos e observando de perto o dia a dia das pessoas no Marrocos deve ser maravilhoso. Essa parte em especial, do deserto do saara está na minha bucket list e com certeza suas dicas vão me ajudar a planejar minha viagem. Obrigada!

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome