A gastronomia é um dos grandes motivos para conhecer o Pará. Ingredientes diferentes, sabores inusitados e muita personalidade fazem da gastronomia paraense uma verdadeira aventura. E se você quer saber onde comer em Belém, vem conferir essa seleção com 10 dicas gastronômicas testadas e aprovadas na capital do Pará. Ahh, ainda tem um bônus no fim da lista, hein?!


Resolvedor de viagem

1. Compre passagem aérea para Belém com até 50% de economia, em 10 vezes sem juros!
2. Saiba quais são os melhores hotéis de Belém e confira as nossas dicas de onde ficar na cidade.
3. Vai alugar um carro? Nós usamos e recomendamos a Rentcars, um comparador online que analisa de uma vez só os preços de várias locadoras diferentes.
4. Precisa de seguro viagem? Faça uma cotação grátis no site da Seguros Promo e ganhe até 10% de desconto.

Onde comer em Belém: 10 dicas na capital do Pará

1. Restaurante Lá em Casa

O Restaurante Lá em Casa é uma das melhores opções de onde comer em Belém. O restaurante funciona há 3 gerações e conseguiu transformar a culinária paraense em sucesso internacional!

As receitas tradicionais de Anna Maria Martins tomaram novos rumos quando seu filho Paulo Martins assumiu o restaurante, dando a ele destaque na gastronomia mundial. Hoje em dia quem comanda o Lá em Casa são suas filhas. É a tradição centenária da culinária paraense passando de geração pra geração.

O restaurante fica na Estação das Docas, um dos lugares mais legais pra se visitar na cidade.

Dicas de onde comer em Belém do Pará

Av. Boulevard Castilho França, Estação das Docas, Galpão 2, Loja 4


Leia mais sobre o Restaurante Lá em Casa, em Belém


2. Manjar das Garças

O restaurante Manjar das Garças é outra referência de onde comer em Belém, e já foi eleito o melhor restaurante da cidade. Instalado no Mangal das Garças, um parque ecológico no centro histórico da cidade, o Manjar das Garças além de lindo, tem cardápio variado, privilegiando os deliciosos ingredientes regionais. No almoço o restaurante funciona em sistema de buffet e no jantar os pedidos são feitos à la carte.

Dicas de onde comer em Belém do Pará

 

Rua Dr. Assis s/nº – Parque Ambiental Mangal das Garças, Cidade Velha
De terça a sábado, das 12h às 16h e das 20h às 2h. Domingo das 12h às 16h


Leia também: Mangal das Garças, passeio imperdível em Belém do Pará


3. Lanchonete Portinha

Portinha ganhou o título de o melhor vatapá que eu já comi na vida! Essa lanchonete fica pertinho da Catedral da Sé, na cidade velha, mas não tem placa nem numeração. Pra saber que você chegou, é só procurar pela fila que geralmente toma conta da calçada. A especialidade da casa são os salgados: esfiha de pato com jambu, folhado de Pupunha, pastel de bacon com jambu e queijo cuia, ou tomate seco, mussarela de búfala, jambu e castanhas. Pra acompanhar, suco de sapoti, fruta rica em vitamina B.

Eles ainda servem pratos como risoto de frango no tucupi, maniçoba e vatapá. Imperdível!

Dicas de onde comer em Belém do Pará

 

Rua Dr. Malcher, s/n – Cidade Velha Belém/PA
Sexta a domingo, das 17h às 22h


Leia também: Roteiro de 3 dias em Belém


4. Point do Açaí

O restaurante Point do Açai é outro clássico de Belém. Ele serve comida paraense típica, com gostinho de comida de casa. Aproveite para experimentar a combinação peixe, de preferência o filhote, com açaí e farinha, do jeito que os paraenses comem!

Dicas de onde comer em Belém do Pará

Point Veiga (Rua Veiga Cabral, 450)
Point Boulevard (Av Boulevard Castilhos França, 744)


Leia também: As curvas do Theatro da Paz, em Belém


5. Famiglia Sicilia

Fabio e Ângela Sicilia cuidam do Famiglia Sicilia, um restaurante com as cores e sabores da Sicília em plena Belém. O restaurante tem ambiente super aconchegante, com decoração peculiar e serve massas caseiras, risotos e um filé à parmegiana de babar!

A loja Don Viño, anexa ao restaurante, tem uma carta de vinhos bem completa e fornece harmonização necessária para uma ótima refeição italiana.

Dicas de onde comer em Belém do Pará

Av. Conselheiro Furtado, 1420 – Batista Campos
Segunda a sábado, das 18h30 às 23h e domingo, das 11h às 15h


Leia também: Vídeo Inspiração Pará


6. Saldosa Maloca

Almoçar no Saldosa Maloca é uma das melhores experiências que Belém pode te oferecer. O restaurante fica na Ilha do Combu, na margem esquerda do rio Guamá, a cerca de 1,5 km de distância de Belém.

O tambaqui assado na brasa, servido com arroz de jambu, farofa molhada e vinagrete vale os 10 minutos de travessia – de barco – . Acompanha banho de rio e cheiro de mato! Maravilha é pouco!

Dicas de onde comer em Belém do Pará

Ilha do Combu
Sábados e domingos, a partir das 10h


Leia também: Roteiro de 7 dias no Pará: Belém + Ilha do Marajó


7. Remanso do Bosque

Uma das atrações gastronômicas da cidade. Sob o comando do chef Thiago Castanho, o Remanso do Bosque foi eleito o 44º melhor restaurante da América Latina em 2016.

Um dos destaques do restaurante é a mousse de chocolate ‘Jardinagem’, feita com nibs de cacau da Ilha do Combu, doce de cupuaçu e crumble de chocolate. A sobremesa é servida em um vasinho de barro e a colher é substituída por uma pequena pá. Um charme!

Dicas de onde comer em Belém do Pará

Travessa Perebebuí, 2.350 – Marco


Leia também: Padrões paraenses, uma busca fotográfica


8. Complexo Turístico Ver-o-Rio

Aqui no complexo turístico Ver-o-Rio você vai pode experimentar comidas típicas como tacacá, maniçoba, vatapá e caruru com vista para a baía do Guajará. Bom pra quem curte comer na rua, vendo o movimento.

Dicas de onde comer em Belém do Pará

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº


Leia também: Passeio Orla ao entardecer em Belém do Pará


9. Pizzaria Xícara da Silva

Instalada no bairro do Umarizal, em Belém, a Xícara da Silva é uma pizzaria bem concorrida. Recomendo ficar na parte externa da casa, com direito a iluminação especial com luzes coloridas dependurada nas copas das árvores.

Além dos sabores tradicionais, não deixe de experimentar a pizza ‘da vovó’, com camarão-rosa e jambu.

Dicas de onde comer em Belém do Pará

 

Avenida Visconde de Souza Franco, 978-A


Leia também: Onde se hospedar em Belém do Pará


10. Restaurante Avenida

O Restaurante Avenida é um dos restaurantes mais antigos de Belém. Ele foi construído em 1945 e tem uma bela vista para a Basílica de Nazaré.

Pedi o premiado Camarão ao Grão Pará: camarões gigantes empanados com farinha de tapioca e recheados com mussarela. Os camarões são acompanhados de creme de jambu e arroz de manga com tomate seco! Uma delícia!

Os pratos servem duas pessoas.

Dicas de onde comer em Belém do Pará

 

Avenida Nazaré, 1086


Leia também: Jornada fotográfica no Círio de Nazaré


Bônus: Sorveteria Cairu

É óbvio que não dá pra deixar de fora dessa lista uma unanimidade como a Cairu. Pra amenizar o calor de Belém só mesmo com um bom sorvete de tapioca, com um mestiço, com açaí, Côco e tapioca. Não tem como não experimentar e repetir, hein?!

Dicas de onde comer em Belém do Pará

Estação das Docas | Av. Boulevard Castilho – Campina

Leia mais sobre o Pará

Gostou das dicas de onde comer em Belém?

Usando nossos links pra encontrar ofertas de hospedagem, comprar seguro viagem e alugar um carro você ajuda o Tô Pensando em Viajar e se manter e não paga nada mais por isso!


Você pode seguir o TÔ PENSANDO EM VIAJAR nas redes sociais

FACEBOOK, INSTAGRAM, e TWITTER


10 COMENTÁRIOS

  1. Dos restaurantes mensionados, fui muito bem atendido no Xícara da Silva, adorei a comida do Saldosa Maloca e amei o Santa Chicória, que não foi mencionado!

  2. Eu ameeeii as dicas, sensacional, deu até água na boca com tanta comida gostosa da minha terra. Muito Obrigada!!

  3. Ai meu Deus, segundo post de comida que leio na última hora navegando pela internet… Será que deu vontade? Adorei, dica anotadíssima! :)

  4. Adorei a gastronomia paraense. Quando fui visitei alguns dos restaurantes da lista e são sensacionais, mas senti falta do Sushi Ruy Barbosa, que oferece culinária japonesa contemporânea com toque paraense e ótimos drinks. Vale a pena conhecer quando voltar a Belém.

Deixe seu comentário

Deixe seu comentário!
Digite seu nome